Olá educando nesta atividade você realizará a leitura de um texto informativo. Leia com atenção, pois nas próximas atividades do roteiro você realizará a interpretação do texto localizando as informações explícitas que ele traz.
Atividade 1
O que é COVID-19?
Os coronavírus são uma grande família de vírus comuns em muitas espécies diferentes de animais, incluindo camelos, gado, gatos e morcegos. Raramente, os coronavírus que infectam animais podem infectar pessoas, como exemplo do MERS-CoV e SARS-CoV. Recentemente, em dezembro de 2019, houve a transmissão de um novo coronavírus (SARS-CoV-2), o qual foi identificado em Wuhan na China e causou a COVID-19, sendo em seguida disseminada e transmitida de pessoa a pessoa.
A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, que apresenta um espectro clínico variando de infecções assintomáticas a quadros graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a maioria (cerca de 80%) dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos ou oligossintomáticos (poucos sintomas), e aproximadamente 20% dos casos detectados requer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória, dos quais aproximadamente 5% podem necessitar de suporte ventilatório.
Quais são os sintomas?
Os sintomas da COVID-19 podem variar de um resfriado, a uma Síndrome Gripal-SG (presença de um quadro respiratório agudo, caracterizado por, pelo menos dois dos seguintes sintomas: sensação febril ou febre associada a dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza) até uma pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns:
- Tosse
- Febre
- Coriza
- Dor de garganta
- Dificuldade para respirar
- Perda de olfato (anosmia)
- Alteração do paladar (ageusia)
- Distúrbios gastrintestinais (náuseas/vômitos/diarreia)
- Cansaço (astenia)
- Diminuição do apetite (hiporexia)
- Dispnéia ( falta de ar)
Como é transmitido?
A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de:
- Toque do aperto de mão contaminadas;
- Gotículas de saliva;
- Espirro;
- Tosse;
- Catarro;
- Objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, talheres, maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc.
Fonte:https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca acesso dia 08/04/2021.
Agora você responderá às seguintes questões em seu caderno. Não se esqueça de fazer o cabeçalho completo!
- O que é COVID-19?
- O que devemos fazer para evitar o contágio dessa doença?
- Em relação às recomendações a respeito dos cuidados que devemos ter com a COVID-19, você acha que as pessoas estão fazendo o necessário para evitar o contágio? E quanto a você, quais são as precauções que tem tomado, em casa e ao sair?
SAIBA MAIS: Assista o vídeo da turma da Mônica.
Proponentes – Professores | Ana Cláudia Faria Machado |
Instituição Educacional | Escola Municipal Jardim América |
CRE | Maria Thomé Neto |
Cicio da infância /Ciclo da Adolescência | Ciclo da Infância |
Turma/agrupamento | D |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Cicio da infância e adolescência: Habilidade estruturante e Habilidades Complementares | (EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado. (EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global. (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. |