Bom dia! Hoje vamos aprender sobre o gênero textual charge, sua intencionalidade, tipos de personagens e onde é encontrado esse tipo de texto.
Atividade 1
Leia o texto:
Charge é um gênero textual cuja intencionalidade principal é fazer uma crítica por meio do humor. As charges destacam-se pela criatividade e abordagem de temas da atualidade. Os personagens geralmente são desenhados seguindo o estilo de caricaturas. Geralmente, abordam diversos temas, tais como assuntos do cotidiano, politica, futebol, economia, ciência, relacionamentos, artes, consumo, etc. Normalmente representam personalidades públicas.
Elas podem ser constituídas por apenas linguagem não verbal, no entanto é mais comum apresentar linguagem verbal e não verbal ao mesmo tempo. A linguagem verbal geralmente aparece dentro de balões, representando a fala ou pensamento do personagem.
Linguagem verbal é aquela expressa por meio de palavras e frases escritas ou falada, ou seja, a linguagem verbalizada.
Linguagem não verba utiliza dos signos visuais para ser efetivada, por exemplo, as imagens nas placas e as cores na sinalização de trânsito, símbolos, gestos, figuras
As charges costumam ser publicadas, geralmente, em jornais, revistas e livros. Com o desenvolvimento da internet, apareceram vários sites especializados em apresentar charges animadas.
Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/charge
Vejam alguns exemplos de charges:
Atividade 2
Faça uma pesquisa na internet e escreva com suas palavras o que é caricatura:
Atividade 3
Observe e leia a charge abaixo:
Escreva qual foi a sua interpretação da charge, o que ela quis nos mostrar, que tipo de linguagem ela apresenta.
Assista aos vídeos:
Atividade 4
Agora é sua vez de criar uma charge, você pode escolher um tema. Não se esqueça de apresentar as duas linguagens, verbal e não verbal.
Saiba Mais / Referências:
https://globosatplay.globo.com/futura/v/7769742/
Objeto de Conhecimento | Estratégia de leitura- apreender os sentidos globais do texto: Relação entre texto e imagem Reconstrução do contexto de produção, circulação e recepção de textos: Hiperlinks em textos noticiosos Discussões de temas ou questões polêmicas de interesse coletivo. Análise e pesquisa sobre tema/ questão polêmica de relevância social. |
Componente Curricular | Língua Portuguesa |
Habilidades | (EF69LP03-A) Compreender a relação de sentido entre a imagem e texto verbal (multimodalidade) nos variados gêneros, por meio de recursos linguísticos e semióticos. (EF69LP05-A-CG) Entender a crítica ou o humor de uma charge, partindo do conhecimento prévio do fato ou assunto criticado ou humorizado. EF67LP03-B) Posicionar-se em relação aos enfoques dados aos fatos/ assuntos veiculados. |
Proponentes/ Professores: | Carliane Sales Martins, Marina Evangelista Oliveira Souza, Paula Dorivê Antônio, Priscila Campos Nascimento, Rafael José dos Santos Maria aparecida Mota Lins. |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Castorina Bittencourt Alves |
CRE: | Brasil Di Ramos Caiado |
Ciclo da Adolescência – Turma H (6º ano) – Ed. Ambiental e Saúde