Olá! Você já comeu um Omelete? Qual o ingrediente principal que eu uso para fazer? Você já observou que nossa alimentação tem uma origem, isto é, vem de algum lugar? Nesta atividade vamos aprender mais sobre o trajeto percorrido pelo alimento até chegar na nossa mesa e os cuidados com a higiene que devemos ter com o mesmo e as preferências dos animais pelos alimentos.
Atividade 1
Assista ao vídeo Kika – De Onde Vem o Ovo? Convide pessoas da sua casa para assistirem com você, ficará bem interessante.
Atividade 2
Agora que você assistiu ao vídeo, De onde vem o ovo? Conte para alguém da sua família:
⮚ De onde vem o ovo?
⮚ Como o ovo foi transportado?
⮚ Quais os cuidados necessários?
⮚ Do que é feito o omelete?
⮚ Além do omelete qual outra forma podemos comer o ovo?
Atividade 3
Acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=2-T_jT4Ux70 e assista a história: “O Sanduíche da Maricota”
Atividade 4
Agora que você assistiu a história, O sanduíche da Maricota, conte para seu responsável o que cada animal gostaria que Maricota colocasse em seu sanduíche.
GALINHA – BODE – GATO – CÃO – ABELHA – MACACO – RATO – RAPOSA
Agora responda oralmente:
⮚ O que a galinha Maricota estava fazendo?
⮚ Qual foi o problema que surgiu?
⮚ Qual a solução encontrada?
Atividade 5
Você já fez um sanduíche?
Observe a lista abaixo, leia e copie no seu caderno, apenas os itens que podem fazer parte de um sanduíche:
PRESUNTO CADERNO PÃO
LÁPIS QUEIJO OVO
MANTEIGA MILHO ESCADA
CARNE ALFACE TOMATE
REQUEIJÃO PIRULITO CENOURA
Agora é a sua vez!!!
Maricota quer saber quais os ingredientes que você gostaria que tivesse no seu sanduíche?
Escreva em seu caderno.
Depois desenhe como ele ficou.
Saiba Mais | Referências:
Objeto de Conhecimento | Identificação de: cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista de histórias narradas, foco narrativo. Compreensão em leitura: Situação comunicativa, finalidade e o tema/assunto do texto. Reconto de textos originais e integrais. |
Habilidades | (EF01LP26). Identificar elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço. (EF12LP04-A/B/C/D). Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, bilhetes, calendários, avisos, convites, receitas, entre outros gêneros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização a sua finalidade. (EF15LP19-C). Recontar, a partir de textos originais e integrais, escritos em registro literário, em situações comunicativas especificas para a contação de histórias, como rodas com familiares e /ou colegas, saraus. |
Proponentes/ Professores: | Isis Aparecida Sales de Souza Regina de Fátima de Almeida Prado |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Manoel José de Oliveira |
CRE: | Coordenadoria Regional Maria Thomé Neto |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma – A – 1º ano – Experiências e Curiosidades