You are currently viewing O Nosso Planeta: movimentos e inclinação.

O Nosso Planeta: movimentos e inclinação.

Nas etapas dessa atividade, vamos conhecer as consequências ligadas à forma, inclinação e movimentos do nosso planeta Terra. Para isso, será necessário a leitura de textos, assistir vídeos e muitas reflexões. Vamos lá?!

O vídeo a seguir apresenta informações sobre a forma da Terra. Preste bastante atenção nas informações que são dadas nele.

Agora, pegue o seu caderno e responda as perguntas sobre o vídeo. Sabia que o texto narrado no vídeo está disponível? Pode ser acessado logo abaixo do vídeo, basta clicar em “MOSTRAR MAIS”.

1) Quantas justificativas são dadas de que a Terra é redonda? Quais são elas?

2) Quais ou qual dessas justificativas você já conseguiu perceber na região em que você mora?

Vamos entender mais sobre fuso-horário? Assista ao vídeo a seguir. Lá, você terá informações sobre os movimentos terrestres, o dia, a noite e as estações do ano:

Agora, responda no seu caderno:

A partir da exemplificação do fuso horário, pesquise e anote:

A) Que horas são agora em Goiânia (Goiás, Brasil)?

B) Que horas são agora no Japão?

C) Que horas são agora em Portugal?

Você vai perceber que não é ao acaso que, dependendo de onde estamos, do horário e da época do ano; sentimos mais calor ou mais frio, o dia pode ser longo ou curto e que os horários podem não ser os mesmos de alguém que está ou vive em outra região, não é mesmo?!

Abaixo, há indicamos sites que você pode visitar para auxiliar na resolução das atividades e para explorar um pouco mais sobre o assunto – sem sair de casa! 

Até a próxima e cuide-se!

——————————–

Para saber mais:

Fusos horários: 

https://24timezones.com/hora_certa.php#/map

Dicionário de Língua Portuguesa:

https://www.dicionarioinformal.com.br

Relação de eclipses do Sol e da Lua e suas datas:

http://astro.if.ufrgs.br/fase/eclipses.html




Ensino Fundamental – Ciclo da Adolescência – F e G – Experiências e Curiosidades.

HABILIDADES:

Ciências da natureza
EF06CI13-A – Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra, utilizando diferentes representações: globo terrestre, imagens, desenhos.
EF06CI14-A – Descrever os diferentes movimentos realizados pela terra, associando seus efeitos a fenômenos do cotidiano.