Nas etapas dessa atividade, vamos conhecer as consequências ligadas à forma, inclinação e movimentos do nosso planeta Terra. Para isso, será necessário a leitura de textos, assistir vídeos e muitas reflexões. Vamos lá?!
O vídeo a seguir apresenta informações sobre a forma da Terra. Preste bastante atenção nas informações que são dadas nele.
Agora, pegue o seu caderno e responda as perguntas sobre o vídeo. Sabia que o texto narrado no vídeo está disponível? Pode ser acessado logo abaixo do vídeo, basta clicar em “MOSTRAR MAIS”.
1) Quantas justificativas são dadas de que a Terra é redonda? Quais são elas?
2) Quais ou qual dessas justificativas você já conseguiu perceber na região em que você mora?
Vamos entender mais sobre fuso-horário? Assista ao vídeo a seguir. Lá, você terá informações sobre os movimentos terrestres, o dia, a noite e as estações do ano:
Agora, responda no seu caderno:
A partir da exemplificação do fuso horário, pesquise e anote:
A) Que horas são agora em Goiânia (Goiás, Brasil)?
B) Que horas são agora no Japão?
C) Que horas são agora em Portugal?
Você vai perceber que não é ao acaso que, dependendo de onde estamos, do horário e da época do ano; sentimos mais calor ou mais frio, o dia pode ser longo ou curto e que os horários podem não ser os mesmos de alguém que está ou vive em outra região, não é mesmo?!
Abaixo, há indicamos sites que você pode visitar para auxiliar na resolução das atividades e para explorar um pouco mais sobre o assunto – sem sair de casa!
Até a próxima e cuide-se!
——————————–
Para saber mais:
Fusos horários:
https://24timezones.com/hora_certa.php#/map
Dicionário de Língua Portuguesa:
https://www.dicionarioinformal.com.br
Relação de eclipses do Sol e da Lua e suas datas:
http://astro.if.ufrgs.br/fase/eclipses.html
Ensino Fundamental – Ciclo da Adolescência – F e G – Experiências e Curiosidades.
HABILIDADES:
Ciências da natureza
EF06CI13-A – Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra, utilizando diferentes representações: globo terrestre, imagens, desenhos.
EF06CI14-A – Descrever os diferentes movimentos realizados pela terra, associando seus efeitos a fenômenos do cotidiano.