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Geografia – O nosso lixo

Os caminhos do lixo

A palavra lixo, de acordo com sua origem, significa  “cinza” (se origina do latim). É de conhecimento comum que chamamos de LIXO  tudo aquilo que descartamos, ou seja, jogamos fora (geralmente são coisas que não precisamos mais, coisas que consideramos inúteis, sem valor). 

Mas será que, realmente, existe LIXO?
Vamos refletir?

Em uma floresta, no campo ou mesmo em um jardim, as folhas que caem das árvores, os seres que morrem e os restos de alimentos formam o lixo desses ambientes. Mas a própria natureza se encarrega de transformar esse lixo em material que possa ser utilizado novamente.  Ocorre assim um processo de reciclagem, no qual todo material é recuperado. Nada se acumula poluindo o ambiente.

E o lixo que produzimos em nossas casas e em nossas cidades, e descartamos incorretamente, vai para onde ?

Assista a reportagem a seguir:

Enxurrada destrói feira tradicional de Belo Horizonte – MG (Repórter Brasil – TV BRASIL)

As enchentes são fenômenos naturais, mas podem ser intensificadas pelas práticas humanas no espaço das cidades. O problema das enchentes passou a ser algo comum na vida de quem mora em grandes cidades.

Observem que em diversos momentos do vídeo foi possível notar uma quantidade grande de lixo sobre a água.
Será de onde veio todo esse lixo? Ele já estava por ali?

É claro que sabemos que o lixo e a poluição são produzidos pelo ser humano. A ausência de consciência por parte da população agrava o problema que tem consequências diretas para a própria sociedade.

Também não podemos deixar de lado o fato dos  sistemas de coleta de lixo ou de distribuição de lixeiras pela cidade serem – em alguns casos – ineficientes, mas a falta de consciência por parte da população não pode ser justificada por outros problemas.  

O descarte indevido do lixo, provoca o entupimento dos bueiros, que são responsáveis por captar grande parte das águas da chuva. Outra problemática é a impermeabilização do solo da cidade (ou seja, não tem como a água infiltrar no solo, por isso grande parte dessa água procura os bueiros).  

A ocorrência de enchentes nas cidades também pode estar relacionada com problemas nos sistemas de drenagem. Às vezes, não há bueiros suficientes ou outras construções que seriam responsáveis pela contenção ou desvio da água que corre para os rios, provocando a cheia deles. 

Além disso, somente a construção de bueiros e sistemas de drenagem pode não ser suficiente, isso porque as demais ações antrópicas (humanas) podem elevar gradualmente a vazão das enxurradas ao longo dos anos, fazendo com que as drenagens existentes não consigam atender toda a demanda.

Como vimos, existem vários fatores que contribuem para ocorrência das inundações nas cidades, mas é fato que o descarte irregular do lixo contribui de forma significativa para a ocorrência das enchentes.

Veja só, no início do ano a prefeitura de Belo Horizonte declarou que em 2019 gastou R$ 6 milhões em ações de limpeza da rede, que foi feita para recolher apenas água da chuva. O descarte irregular de lixo provocou o entupimento de 44 quilômetros de tubulação.

Precisamos ter consciência e não descartar lixo de maneira irregular. E ainda, precisamos nos conscientizar sobre a importância da coleta seletiva. Assista a entrevista, com a diretora operacional da COMURG, sobre a coleta seletiva em Goiânia, disponível no link ao final da atividade – Programa Conexão Escola.


Como a coleta seletiva pode melhorar a qualidade de vida nas cidades? Assista a reportagem do REPÓRTER DF – TV BRASIL:

Para que possamos reaproveitar o lixo é necessário separar corretamente os materiais. A esse tipo de ação chamamos de coleta seletiva do lixo. 

O lixo que produzimos em casa é composto por duas partes bem diferentes: o chamado lixo orgânico e o lixo seco

O lixo orgânico são restos de comida, folhas de árvores, verduras, entre outros.

O chamado lixo seco é composto de materiais que podem ser reaproveitados, como por exemplo papel, papelão, garrafas de vidro ou plásticas, latas, etc. 

Se misturamos esse lixo em casa, fica muito difícil o reaproveitamento, por isso, o ideal é separá-lo antes.

Em Goiânia existe um ECOPONTO, ponto de entrega voluntária com equipamentos apropriados para o armazenamento de materiais recicláveis. Ele se encontra no Jardim Guanabara II. Rua GB5 com GB6. Informações: 3524-8543 / 8573

Além disso Goiânia possui um serviço de coleta seletiva em horário fixo. O serviço é realizado pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). Para saber a rota, o dia e o horário que o caminhão vai passar em frente ou próximo a sua casa, acesse o site da Coleta Seletiva: http://gyncoletaseletiva.goiania.go.gov.br/


ATIVIDADE

Questão 1

Depois de separado o lixo orgânico pode ser transformado em adubo e o lixo seco pode ter toda sua matéria-prima reciclada para produzir novas embalagens e produtos. Para que isso aconteça, é necessário investimentos por parte dos governos e conscientização por parte da população. Em algumas cidades, como Goiânia, várias campanhas são realizadas com esse objetivo. Veja: 

CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO – COLETA SELETIVA GOIÂNIA

O que você acha dessa campanha ( da coleta seletiva) para Goiânia? Como você poderia participar?

Questão 2

A reciclagem é bastante importante! Mas isso não é suficiente para conservar os recursos da natureza. Precisamos reutilizar o que for possível.

a) O que você faz com os copos de plástico depois de utilizá-los?
b) Em sua casa, os copos/potes de vidro (requeijão, azeitona, palmito, doces, etc.) são reutilizados ou vão para o lixo depois que os alimentos acabam?
c) Quais embalagens você poderia reutilizar em casa?
d) Estamos reduzindo rapidamente os recursos da natureza. O que acontecerá se continuarmos fazendo isso?
e) É possível ter uma vida confortável utilizando menos recursos? Como?


Habilidades(EF06GE01) Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
(EF06GE07) Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.
(EF06GE10) Explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.
Objetos do ConhecimentoIdentidade sociocultural
Transformação das paisagens naturais e antrópicas
Biodiversidade e ciclo hidrológico
Componente Curricular:Geografia 

Assista ao programa Conexão Escola com os professores Gabriel e Sabrina, veiculado pela TV UFG e TV SAGRES. Temática dessa semana: Coleta Seletiva (Bloco 1):

Lixo – Reciclagem – Coleta Seletiva – Ed. Ambiental e Saúde – Ens. Fundamental – 08 Set – Bloco 02

Texto elaborado com fins pedagógicos. Referências:
BRASIL ESCOLA. Enchentes. Disponível em: https://tinyurl.com/y3fs4vm9. Adaptado para fins pedagógicos.
BRK AMBIENTAL. Descarte de lixo. Disponível em: https://tinyurl.com/y6nuqhdt. Adaptado para fins pedagógicos.
G1 JORNAL NACIONAL – Descarte irregular de lixo entope bueiros e agrava enchentes em capitais. Disponível em: https://tinyurl.com/y4uhzh3n. Adaptado para fins pedagógicos.