Olá!
Na atividade de hoje você conhecerá a importância dos olhos e dos ouvidos como órgãos importantes. Também aprenderá como a poluição visual e auditiva prejudica a saúde das pessoas.
Observe a imagem abaixo:

Site: Revista Nova Escola
Fonte: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/1794/conceituando-poluicao
As duas imagens apresentam modificações causadas pela ação do homem.
Você consegue perceber a diferença entre elas?
Em qual dessas cenas a saúde auditiva e visual é melhor cuidada?
É importante conhecer o conceito de poluição auditiva e visual, para você compreender a influência dessa poluição na saúde dos indivíduos.
Leia o texto abaixo:

Site: Revista Nova Escola
Fonte: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/1794/conceituando-poluicao
Agora você já conhece o conceito de poluição, veja o vídeo abaixo e você irá conhecer sobre a poluição auditiva e visual.
Canal: canal MPF
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=bU-5j_zDhgc
Para refletir:
Como uma pessoa fica após a noite sem dormir?
Fica descansado, calmo?
Quais problemas de saúde esse tipo de poluição pode causar?
Assista o Vídeo a seguir com informações sobre poluição visual
Canal: tvealagoas
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=zmd56KNteSg
Agora observe a imagem abaixo com atenção:

Site: Blog A Hora
Fonte: http://marllon221190.blogspot.com/2009/05/poluicao-visual.html
Para refletir:
É fácil identificar as informações? As cores prejudicam a visão? (Não seria importante um vídeo explicativo sobre poluição visual?)
Veja os vídeos abaixo, neles você terá informações sobre os cinco sentidos e como eles funcionam de maneira integrada.
Canal: Aula365 – Brasil
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=zSrXPZ2FY8s
Canal: Kênia Bell
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=vgvOmLtWrQI
Agora que você já conhece o conceito de poluição sonora e visual, e já conhece um pouco da importância da audição e da visão, escreva em seu caderno:
A. Uma lista de coisas que causam poluição sonora e poluição visual.
B. Relembre como é o seu bairro, pense no caminho que você faz de casa para a escola e da escola para casa, quais desses tipos de poluição sonora mais você se lembra ter percebido, marque a resposta com um X.
( ) Buzina ( ) Sirenes ( ) Carros de som ( ) Som automotivo [MM2]
Escreva outros que você lembrar, em seu caderno.
C. Se reúna em um local com pouco barulho com as pessoas de sua casa, e brinque de telefone sem fio, você irá fazer várias etapas. Primeiro um tipo de poluição sonora, depois dessa rodada, imite um som desses objetos sonoros e por fim cantarole uma música. É uma brincadeira divertida e informativa. Se tiver dúvidas consulte a figura abaixa e relembre como brincar.

Site: SlideShare
Fonte: https://image.slidesharecdn.com/brincadeirasnaescola-140415153717-phpapp02/95/brincadeiras-na-escola-5-638.jpg?cb=1397576360
Agora você vai se divertir e utilizar sua visão.
No site abaixo, leia a história, ela dá dicas importantes sobre alimentação, que também te ajudará a melhorar a saúde auditiva e visual.

Site: Escola Games
Fonte: http://www.escolagames.com.br/livros/oPlanetaDosPirralhos/?deviceType=computer
Agora é hora de colocar a criatividade em prática!
Escreva uma história em quadrinhos, falando dos cuidados com a audição e visão.
Crie personagens e diálogos, para dar dicas e melhorar a saúde. Depois, você poderá ler algumas vezes o que escreveu, corrigir se tiver palavras erradas e apresentar para a sua família.
Até a próxima semana, esse espaço estará com outras novidades, não perca!
Para saber mais

Site: Escola Kids – UOL educação
Fonte: https://static.escolakids.uol.com.br/image/neuronio.jpg
Canal: Pais&Filhos TV
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=fmsHzrPifvk
Canal: Canção Nova Kids
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=36EZnV-ZFoU
OBJETO DE CONHECIMENTO: | HABILIDADES: |
Saúde auditiva e visual | (EF03CI03-B/C) Discutir hábitos necessários para a manutenção da saúde auditiva e visual, considerando as condições do ambiente em termos de som e luz. |
Educação Ambiental e Saúde – Ciências da Natureza – Agrupamento D
Proponentes: Adriana Lucia da Silva
Curadoria: Gislene Sousa de Sá Azevedo