Descrição da atividade (comandos e materiais com os links):
Pular corda, amarelinha, esconde-esconde, passa anel, pular elástico e stop são algumas das brincadeiras que as crianças brincavam antigamente. Observe a obra “Brincadeiras de Criança” de Ivan cruz:
Fonte: site https://static.todamateria.com.br/upload/br/in/brincadeiras-folcloricas-og.jpg
Agora, pegue o seu caderno e responda as seguintes questões:
- O que essas crianças estão fazendo?
- Você conhece alguma dessas brincadeiras?
- Em que lugar elas estão brincando?
- Há alguma diferença entre a forma com que você brinca e as brincadeiras que você viu na imagem? Quais?
Pergunte a algum adulto da sua casa quais brincadeiras ele brincava antigamente e compare com as brincadeiras que você brinca.O que mudou?
É muito importante brincar! Com as brincadeiras é possível aprender a respeitar o outro e a conviver!
Você sabia que existe uma lei que define os direitos e deveres das crianças e adolescentes?
Conheça essa lei no vídeo a seguir.
(“Blog Renatinha Dias Nava”- Conhecendo o Estatuto da Criança e do Adolescente- Youtube)
Gostou do vídeo? Toda criança e adolescente tem seus direitos garantidos por lei e devem ser respeitados.
Conclua sua atividade escrevendo em seu caderno os direitos e deveres da criança e do adolescente. Após escrever os direitos e deveres, desenho um direito e um dever que você descobriu hoje.
Para saber mais:
Turma da Mônica em: Estatuto da Criança e do Adolescente
http://www.crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/publi/turma_da_monica/monica_estatuto.pdf
Brincadeiras Folclóricas:
https://www.todamateria.com.br/brincadeiras-folcloricas/
DIREITOS DAS CRIANÇAS – especial de dia das crianças | Fafá Conta
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – B (2º Ano) – Ética e Cidadania
Componentes: História Língua portuguesa | HABILIDADES: (EF01HI05) identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares.(EF01LP02) escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas. |