You are currently viewing O direito de brincar

O direito de brincar

Descrição da atividade (comandos e materiais com os links):

Pular corda, amarelinha, esconde-esconde, passa anel, pular elástico e stop são algumas das brincadeiras que as crianças brincavam antigamente. Observe a obra “Brincadeiras de Criança” de Ivan cruz: 

https://static.todamateria.com.br/upload/br/in/brincadeiras-folcloricas-og.jpg

Fonte: site https://static.todamateria.com.br/upload/br/in/brincadeiras-folcloricas-og.jpg

Agora, pegue o seu caderno e responda as seguintes questões:

  • O que essas crianças estão fazendo?
  • Você conhece alguma dessas brincadeiras?
  • Em que lugar elas estão brincando?
  • Há alguma diferença entre a forma com que você brinca e as brincadeiras que você viu na imagem? Quais?

Pergunte a algum adulto da sua casa quais brincadeiras ele brincava antigamente e compare com as brincadeiras que você brinca.O que mudou?

É muito importante brincar! Com as brincadeiras é possível aprender a respeitar o outro e a conviver!

Você sabia que existe uma lei que define os direitos e deveres das crianças e adolescentes?

Conheça essa lei no vídeo a seguir.

(“Blog Renatinha Dias Nava”- Conhecendo o Estatuto da Criança e do Adolescente- Youtube)

Gostou do vídeo? Toda criança e adolescente tem seus direitos garantidos por lei e devem ser respeitados.

Conclua sua atividade escrevendo em seu caderno os direitos e deveres da criança e do adolescente. Após escrever os direitos e deveres, desenho um direito e um dever que você descobriu hoje.

Para saber mais:

Turma da Mônica em: Estatuto da Criança e do Adolescente

http://www.crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/publi/turma_da_monica/monica_estatuto.pdf

Brincadeiras Folclóricas:

https://www.todamateria.com.br/brincadeiras-folcloricas/

DIREITOS DAS CRIANÇAS – especial de dia das crianças | Fafá Conta


Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – B (2º Ano) – Ética e Cidadania

Componentes:

História
Língua portuguesa
HABILIDADES:
(EF01HI05) identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares.(EF01LP02) escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.