Olá! Para comprarmos alimentos, roupas e pagar as contas precisamos do dinheiro. Hoje o dinheiro é feito de cédulas(papel) e moedas (metal), mas nem sempre foi assim. Para saber utilizá-lo é necessário conhecer e identificar as cédulas e moedas. Vamos entender mais esse assunto?
Você já percebeu que precisamos pagar por tudo que consumimos. O pagamento é utilizando as cédulas (notas) e moedas. Mas, você sabe como conseguimos o dinheiro? Para conseguir o dinheiro, todos devem trabalhar e assim no final do mês todos recebem o seu salário. O salário é o valor que o empregador paga pelo trabalho realizado e esse pagamento pode acontecer semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente. Vamos aprender mais sobre a importância do dinheiro?
Atividade 1
Acesse esse link abaixo e assista ao vídeo A História do Dinheiro”.
Observe como aconteceu o surgimento do dinheiro e como entrou em nossas vidas.
Atividade 2
Agora reflita e responda:
- Você sabe como é feito os pagamentos dos salários hoje em dia?
- Você identifica as cédulas e moedas do nosso dinheiro?.
- Pergunte a um adulto qual o valor do salário mínimo no Brasil hoje?
- Você e sua família conversam sobre dinheiro e o que devem pagar ao longo do mês?
Atividade 3
Por meio do dinheiro compramos produtos como alimentos, livros, pagamos as contas da casa e outras coisas. Esse dinheiro vem do trabalho dos adultos. Mas todas as pessoas que você conhece, nesse momento estão trabalhando? Sendo assim, observe a charge abaixo e escreva as respostas em seu caderno:
http://www.opera10.com.br/2014/03/redacao-proposta-2014-13-cosumo.htm
- O que o dinheiro traz de bom e de ruim para as pessoas?
- Como você resolveria o problema dos personagens da charge?
- Quando você anda pelas ruas da cidade e vê situações como essa, o que você pensa?
- Na sua família todos estão trabalhando?
- Com o que você pretende trabalhar quando for um adulto?
- Como você resolveria a situação mostrada na charge?
Atividade 4
Faça em seu caderno uma planilha como a que você vê abaixo e complete os valores dos itens de alimentação. Você vai precisar da ajuda de um adulto.
- Acrescente em sua planilha os gastos de sua família com energia elétrica, água e aluguel.
Atividade 4:
Agora observe a capa do livro Pra Que Dinheiro? do autor Ziraldo. O Menino Maluquinho e seu amigo estão mostrando onde eles colocam suas economias. E você, costuma economizar algum dinheiro? O que você fará com suas economias? Faça um desenho de seu sonho.
Para acessar o livro dessa atividade veja no link:
Matemática | (EF04MA25-B) Compreender os significados dos termos: troco, parcela, prazo, acréscimo ou noção de juros, desconto, sem o uso de porcentagens. (EF02MA23-B) Analisar situações apresentadas por meio de tabelas simples e gráficos de colunas ou barras e descrever uma conclusão oralmente fazendo registro em seu caderno. |
Língua Portuguesa | EF15LP02-C) Reconhecer que o uso de recursos expressivos gráfico-visuais, como caixa alta, negrito, itálico, caracteres. (EF15LP14) Construir o sentido de tirinhas entre outros gêneros, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias). (EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital. (EF01LP11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas. |
Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.