You are currently viewing “No Trânsito o Sentido é a Vida”

“No Trânsito o Sentido é a Vida”

Olá! Como é o trânsito onde você mora? É intenso ou calmo? Você ou alguém da sua
família já sofreu algum acidente de trânsito? Você sabia que no Brasil existe um Código de
Trânsito que estabelece regras para circulação de veículos, pessoas e animais nas vias?
Vamos aprender mais sobre esse tema?

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) trânsito é o uso de ruas e avenidas
por veículos, pessoas e animais para fluxo, parada, estacionamento, carga e descarga.
Assim, ao sair da sua casa a pé, de bicicleta, de carro, de ônibus, você está no trânsito.
Por isso, é importante conhecer e respeitar as regras para evitar acidentes.


Atividade 1
Acesse o link e leia o poema “No Trânsito o Sentido é a Vida”.

https://maioamarelo.com/poema-no-transito-o-sentido-e-a-vida/

Atividade 2


Em “No Trânsito o Sentido é a Vida”, a autora, Irene Rios tinha uma preocupação maior
no final de cada estrofe. Responda no seu caderno:
A) Qual era a preocupação da autora, Irene Rios, ao criar esse poema?
B) Quais recomendações que a autora, Irene Rios faz em todas as estrofes?

Atividade 3


Que tal um desafio? Escreva um poema de sua autoria abordando outro tema de
campanha nacional, como por exemplo, prevenção às drogas, abuso sexual, vacinação,
entre outros.
Não se esqueça de recitar o seu poema para sua família!


Atividade 4


De acordo com o parágrafo 2º, do artigo 29, do Código de Transito Brasileiro – Lei9503/97 há uma ordem de responsabilidade no trânsito, descubra acessando o link a
seguir.

https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10622881/paragrafo-2-artigo-29-da-lei-n-9503-de-23-de-setembro-de-1997

  • Converse com sua família sobre o que você leu e escreva no caderno o que significa a ordem de responsabilidade no trânsito.

Atividade 5

Para garantir o fluxo de trânsito em segurança e em ordem há diferentes tipos de placas. Pesquise sobre as placas de regulamentação e de advertência. Depois escolha algumas que chamaram a sua atenção e faça um teste com a sua família para identificar se ela sabe o significado. Para mostrar as placas pode ser utilizado o celular ou você mesmo desenhar. Use sua criatividade!

ComponentesHabilidades
  Língua Portuguesa(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam. (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. (EF35LP03) Identificar a ideia central de textos, demonstrando compreensão global. (EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.

Créditos: Regime de Colaboração – Coordenação Estadual de Implementação da BNCC no Estado de Goiás.