You are currently viewing LÍNGUA INGLESA – NEW WORDS

LÍNGUA INGLESA – NEW WORDS

Olá, estudante!
Esta videoaula de Língua Inglesa foi veiculada na TV no dia 23/04/2021 (Sexta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.


NA AULA DE HOJE VOCÊ VAI ENRIQUECER AINDA MAIS SEU VOCABULÁRIO DE LÍNGUA INGLESA, CONHECENDO 5 REGRINHAS DE OURO.


Assista a videoaula abaixo, com a temática – NEW VOCABULÁRIO


LÍNGUA INGLESA | 5º ANO | ENSINO FUNDAMENTAL | PROF.: SUEIDY LOURENCIO

OLÁ PESSOAL! TUDO BEM POR AÍ?  QUE BOM ESTAR AQUI COM VOCÊ!

NA AULA DE HOJE VOCÊ VAI APRENDER MUITAS PALAVRAS NOVAS EM INGLÊS EM UM ESPAÇO DE TEMPO BEM CURTINHO.

SABE COMO VOCÊ VAI CONSEGUIR ISSO? VOCÊ IRÁ APRENDER 6 REGRINHAS DE OURO QUE VÃO TE AJUDAR A RECONHECER CERTAS PALAVRAS COM MAIS FACILIDADE QUANDO VOCÊ LER ALGUM TEXTO EM INGLÊS. VOCÊ, COM CERTEZA VAI GOSTAR MUITO DE APRENDER ESSAS PRECIOSAS REGRINHAS!!

VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA COMEÇAR? ENTÃO VAMOS LÁ! AS PALAVRAS QUE VAMOS CONHECER HOJE SÃO AS CHAMADAS PALAVRAS COGNATAS, QUE SÃO PALAVRAS PARECIDAS EM INGLÊS E EM PORTUGUÊS.


REGRA 01:

PARA A MAIORIA DAS PALAVRAS EM PORTUGUÊS TERMINADAS E DADE COMO EM CIDADE, É SÓ TROCAR O DADE POR TY. ASSIM CIDADE PASSOU A SER CITY.

EXAMPLE:

VELOCIDADE = VELOCITY

CAPACIDADE = CAPACITY

OBESIDADE = OBESITY

SIMPLICIDADE = SIMPLICITY

NATURALIDADE = NATURALITY


E COMO TODA REGRA TEM SUA EXCEÇÃO, EU VOU PASSAR  NO DECORRER DA ATIVIDADE ALGUNS POUCOS EXEMPLOS QUE NÃO SE APLICAM A CADA REGRA.

EXCEÇÃO DA REGRA 01:

VERDADE = TRUE       

FELICIDADE = HAPPINESS    

IDADE = AGE


REGRA 02:

PARA A MAIORIA DAS PALAVRAS EM PORTUGUÊS TERMINADAS EM ÇÃO COMO EM NAÇÃO, É SÓ TROCAR O ÇÃO POR TION. ASSIM NAÇÃO PASSOU A SER NATION.

EXAMPLE:

SENSAÇÃO = SENSATION   

CONCENTRAÇÃO = CONCENTRATION

OBSERVAÇÃO = OBSERVATION      

ORGANIZAÇÃO = ORGANIZATION


EXCEÇÃO DA REGRA 02:

NATAÇÃO = SWIMMING       

REFEIÇÃO = MEAL  

CORAÇÃO = HEART


REGRA 03:

PARA A MAIORIA DOS ADVÉRBIOS  EM PORTUGUÊS TERMINADOS EM MENTE COMO EM NATURALMENTE, É SÓ TROCAR O MENTE POR LY. ASSIM NATURALMENTE PASSOU A SER NATURALLY.

EXAMPLE:

FORMALMENTE  = FORMALLY    

ORALMENTE  = ORALLY 

GENETICAMENTE  = GENETICALLY

PACIENTEMENTE = PATIENTLY


EXCEÇÃO DA REGRA 03:

DEMENTE = INSANE

ATUALMENTE = NOWADAYS


REGRA 04:

PARA A MAIORIA DAS PALAVRAS EM PORTUGUÊS TERMINADAS E ÊNCIA COMO EM ESSÊNCIA, É SÓ TROCAR O ÊNCIA POR ENCE. ASSIM ESSÊNCIA PASSOU A SER ESSENCE.

EXAMPLE:

REVERÊNCIA = REVERENCE     

ELOQUÊNCIA = ELOQUENCE

VIOLÊNCIA = VIOLENCE        

OBEDIÊNCIA = OBEDIENCE


EXCEÇÃO DA REGRA 04:

FALÊNCIA = BANKRUPT


REGRA 05:

PARA A MAIORIA DAS PALAVRAS EM PORTUGUÊS TERMINADAS E VEL COMO EM POSSÍVEL, É SÓ TROCAR O VEL POR BLE. ASSIM POSSÍVEL PASSOU A SER POSSIBLE.

EXAMPLE:

VISÍVEL = VISIBLE                            

FLEXÍVEL = FLEXIBLE 

HORRÍVEL = HORRIBLE                 

INVISÍVEL = INVISIBLE


REGRA 6:

ESTA ÚLTIMA REGRA É AINDA MAIS FÁCIL, POIS NA MAIORIA DAS PALAVRAS EM PORTUGUÊS TERMINADAS E AL COMO EM NATURAL, NÃO PRECISA MUDAR NADA!! APENAS A ENTONAÇÃO DA PRONÚNCIA MUDA.

EXAMPLE:

TOTAL = TOTAL   

 FATAL = FATAL                          

GENERAL = GENERAL


EXCEÇÃO DA REGRA 06:

MATAGAL=  SCRUB                      

MAL =  BAD


E AÍ, VOCÊ GOSTOU CONHECER AS REGRINHAS DE OURO? É MUITO LEGAL ESTARMOS SEMPRE ENRIQUECENDO NOSSO VOCABULÁRIO EM INGLÊS COM NOVAS PALAVRAS, NÃO É MESMO?! VAMOS ÀS ATIVIDADES, ENTÃO?!



ATIVIDADE 1

AGORA QUE VOCÊ APRENDEU ESSAS REGRINHAS DE OURO PESQUISE E ESCREVA UM EXEMPLO PARA CADA REGRINHA QUE NÓS VIMOS AQUI HOJE!!

REGRA 01:

REGRA 02:

REGRA 03:

REGRA 04:

REGRA 05:

REGRA 06:         


Bye! Bye!   


Professor, essa aula segue a Matriz Curricular das Habilidades Estruturantes 2021-2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 147/2020 Dirped).

Habilidade estruturante

Língua Inglesa

(GO-EF05LI07) Identificar informações explícitas e implícitas em textos, colaborativamente e/ou individualmente, antecipando o sentido global por inferências, com base em conhecimento prévio e entendimento do texto, para aprimorar a compreensão de textos em língua inglesa

Língua Portuguesa

(EF35LP03) Identificar a ideia central de textos, demonstrando ompreensão global.