Olá! Hoje vamos estudar alguns vocabulários de lugares em uma cidade através da leitura de um texto descritivo, The city where I live (A cidade onde moro), e usar estes vocabulários para descrever a nossa cidade.
Atividade 1
Pre-reading No caderno:
A) Vamos pensar em lugares em sua cidade que você gosta de ir. Pensou? Agora, faça uma lista destes lugares. Siga o exemplo:
1. Escola:
2. Parque:
3.
4.
5. …….
B) Assista ao vídeo:
Atividade 2
Reading
The city where I live
My name is Clark, and I will tell you about my city.
I live in an apartment. In my city, there is a post office where people mail letters. On Monday, I go to work. I work at the post office. Everyone shops for food at the grocery store. They also eat at the restaurant. The restaurant serves pizza and ice cream.
My friends and I go to the park on Saturday. We like to play soccer at the park. On Fridays, we go to the cinema to see a movie. Children don’t go to school on the weekend. Each day, people go to the hospital when they are sick. The doctors and nurses take care of them. The police keep everyone safe. I am happy to live in my city.
LINGUA.COM. The city where I live.Disponível em: <https://lingua.com/english/reading/city/>
No caderno, copie as perguntas e responda:
Exercícios de compreensão de texto:
1) O Clark mora em?
( ) casa ( ) apartamento
2) No “post office”, as pessoas?
( ) comem
( ) encontram amigos
( ) enviam cartas
( ) compram pão
3) O que as pessoas compram na “grocery store”?
( ) comida ( ) roupa ( ) sapato ( ) gasolina
4) O “restaurant” serve?
( ) hambúrguer e pizza
( ) massas italianas e legumes
( ) bife e batata frita
( ) pizza e sorvete
5) Aonde Clark e os amigos vão aos sábados?
( ) ao cinema ( ) ao parque ( ) ao estádio ( ) ao clube
6) Qual é o esporte que eles praticam no parque?
( ) futebol ( ) basquete ( ) vôlei ( ) handebol
7) Que dia Clark e os amigos vão ao cinema?
( ) sábado ( ) domingo ( ) sexta ( ) quinta
8) Quando as crianças não vão à escola?
( ) aos domingos
( ) aos domingos e as segundas
( ) as sextas e aos domingos
( ) aos finais de semana
9) Quem mantem as pessoas em segurança?
( ) a polícia ( ) os médicos ( ) as enfermeiras
10) Como Clark se sente em relação a sua cidade?
( ) triste ( ) entusiasmado ( ) feliz ( ) agoniado
Atividade 3
Practice
Para praticar o vocabulário e a pronúncia acesse os links:
BRITISH COUNCIL. LearnEnglish Kids – Places in town 1. Disponível em:
https://learnenglishkids.britishcouncil.org/word-games/places-town-1
<https://learnenglishkids.britishcouncil.org/word-games/places-town-2>
Faça os exercícios sugeridos pelo link. Verifique a pronúncia.
Atividade 4
Practice
Faça um mapa distribuindo os lugares das cidades em quarteirões (block em inglês), depois produza um vídeo explicando a sua cidade fictícia. Não precisa ser todos os lugares, mas seja criativo e nos apresente a sua cidade como você fosse um repórter.
Para se inspirar, assista ao vídeo:
Saiba Mais / Referências:
Objeto de Conhecimento 1: | Compreensão em leitura; formação de leitor e partilha de leitura:Análise da estrutura composicional do textoPontos turísticos em diversas cidades e adjetivosAtividades desenvolvidas nos diversos locais em uma cidadeCompreensão em leitura; formação de leitor e partilha de leitura:Estratégias de leitura: inferência de significadosPontos turísticos em diversas cidades e adjetivosAtividades desenvolvidas nos diversos locais em uma cidadeCompreensão em leitura; formação de leitor e partilha de leitura:Leitura e interpretação de textosAtividades desenvolvidas nos diversos locais em uma cidadeMaterialidades e Imaterialidades:Tecnologias e recursos digitaisArte e Web |
Componentes curriculares | Língua InglesaArte / ARTES VISUAIS |
Habilidades | (GO-EF05LI06) Compreender um texto por meio da análise de sua estrutura composicional: layout na página, presença de títulos e subtítulos, imagens, legendas, tipografias, para desenvolver a competência leitora.(GO-EF05LI07) Identificar informações explícitas e implícitas em textos, colaborativamente e/ou individualmente, antecipando o sentido global por inferências, com base em conhecimento prévio e entendimento do texto, para aprimorar a compreensão de textos em língua inglesa.(GO-EF05LI08) Ler e interpretar textos diversos sobre atividades desenvolvidas nos diversos locais em uma cidade para desenvolver criticidade e autonomia leitora, estabelecendo relações com sua realidade.(GO-EF05AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais, tais como: multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares, nos processos de criação e interação artística, estabelecendo relações e diálogos contextualizados, aproximando realidades distintas. |
Proponentes/ Professores: | Magda Mara Maciel Melo |
Instituição Educacional: | E M Pedro Gomes de Menezes |
CRE: | Brasil Di Ramos Caiado |
Ensino Fundamental – Ciclo da Infância – Turma E – 5º ano – Experiências e Curiosidades