You are currently viewing Montando quebra-cabeças

Montando quebra-cabeças

Olá, nessa atividade você conhecerá a importância da História e como os historiadores fazem para conhecer o passado. Conhecerá como os historiadores montam “quebra cabeças” que explicam como o homem vivia no passado. Que comece a aventura!

ATIVIDADE

Para conhecer sobre o oficio do historiador assista ao vídeo e após responda as questões, anotando as respostas em seu caderno.

O tempo, formas de registro da História e prod. de conhecimento histórico – História – 6º ano – E.F- Canal FUTURA – YouTube

a) Por que dizemos que o tempo é importante para a História?

b) Podemos dizer que a História é uma Ciência? Por que?

c) Como os historiadores conhecem o passado?

2. No vídeo, você aprendeu sobre as fontes históricas e que elas podem ser escritas, materiais e orais. Que tal procurar fontes históricas em revistas, jornais e/ou livros Descartados? Pesquise imagens que representam um tipo de cada categoria, recorte e cole em seu caderno ou se preferir você pode desenhar. Use os seus talentos e mãos à obra!

Para saber mais

Fontes Históricas

Fontes Históricas – Canal Ellen Da Silva – YouTube

Fontes Históricas ou Documento Histórico| O Que é História? | Introdução aos Estudos Históricos

Fontes Históricas ou Documento Histórico| O Que é História? | Introdução aos Estudos Históricos – Canal HistoriAção Humanas Prof. Jener Cristiano – YouTube


O Trabalho Do Historiador – Fontes Historicas – Agentes do Processo Histórico

O Trabalho Do Historiador – Fontes Historicas – Agentes do Processo Histórico – Canal IBM 5100 – YouTube

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Formas de registro da história e da produção do conhecimento histórico: Produção do saber histórico Fontes e documentos históricos e, sua relação com o contexto de produção do seu tempo (autoria, objetivo e veracidade) e sua importância na formação de opiniões das pessoas no exercício da cidadania.
HABILIDADES: (GO-EF06HI02-C) Problematizar a neutralidade e objetividade das fontes e das análises historiográficas, reconhecendo que não são isentas de valores, ou indiferentes a pressões de seu tempo e que foram produzidas segundo determinados interesses e estratégias.

Ciclo da Adolescência – Turma H (6º ano) – Ética e Cidadania