You are currently viewing Montando quebra-cabeças

Montando quebra-cabeças

Olá, 

Nesta atividade, você conhecerá a importância da História e como os historiadores fazem para conhecer o passado. Conhecerá como os historiadores montam “quebra cabeças”, que explicam como o homem vivia no passado.  Que comece a aventura!

1. Para conhecer sobre o oficio do historiador, assista ao vídeo e após responda as questões, anotando as respostas em seu caderno:

“O tempo, formas de registro da História e prod. de conhecimento histórico – História – 6º ano – E.F.” – Canal: Futura – Link: https://www.youtube.com/watch?v=zDubU-9Td4I&t=109s

a) Por que dizemos que o tempo é importante para a História?
b) Podemos dizer que a História é uma Ciência? Por que?
c) Como os historiadores conhecem o passado?

2. No vídeo, você aprendeu sobre as fontes históricas e que elas podem ser escritas, materiais e orais. Que tal procurar fontes históricas em revistas, jornais e/ou livros descartados? Pesquise imagens que representam um tipo de cada categoria, recorte e cole em seu caderno, ou, se preferir, você pode desenhar. Use os seus talentos e mãos à obra!

Para saber mais:

“Fontes Históricas” – Canal: Ellen da Silva – Link: https://www.youtube.com/watch?v=qvqgPT-GsTU

“Fontes Históricas ou Documento Histórico| O Que é História? | Introdução aos Estudos Históricos” – Canal: História HistoriAção Humanas – Link: https://www.youtube.com/watch?v=hKML2Ev-I_s

“O Trabalho Do Historiador – Fontes Históricas – Agentes do Processo Histórico” – Canal IBM 5100 – Link: https://www.youtube.com/watch?v=KeZhhUtMZuM
OBJETOS DE CONHECIMENTOHABILIDADES
Formas de registro da história e da produção do conhecimento histórico: Produção do saber histórico; Fontes e documentos históricos e, sua relação com o contexto de produção do seu tempo (autoria, objetivo e veracidade) e sua importância na formação de opiniões das pessoas no exercício da cidadania.(GO-EF06HI02-C) Problematizar a neutralidade e objetividade das fontes e das análises historiográficas, reconhecendo que não são isentas de valores, ou indiferentes a pressões de seu tempo e que foram produzidas segundo determinados interesses e estratégias.
ÉTICA E CIDADANIA – HISTÓRIA – AGRUPAMENTO F
PROPONENTE: Warlúcia Pereira Guimarães – Gerfor 
CURADORIA: Warlúcia Pereira Guimarães – Gerfor