Olá,
Nesta atividade, você conhecerá a importância da História e como os historiadores fazem para conhecer o passado. Conhecerá como os historiadores montam “quebra cabeças”, que explicam como o homem vivia no passado. Que comece a aventura!
1. Para conhecer sobre o oficio do historiador, assista ao vídeo e após responda as questões, anotando as respostas em seu caderno:
a) Por que dizemos que o tempo é importante para a História?
b) Podemos dizer que a História é uma Ciência? Por que?
c) Como os historiadores conhecem o passado?
2. No vídeo, você aprendeu sobre as fontes históricas e que elas podem ser escritas, materiais e orais. Que tal procurar fontes históricas em revistas, jornais e/ou livros descartados? Pesquise imagens que representam um tipo de cada categoria, recorte e cole em seu caderno, ou, se preferir, você pode desenhar. Use os seus talentos e mãos à obra!
Para saber mais:
OBJETOS DE CONHECIMENTO | HABILIDADES |
Formas de registro da história e da produção do conhecimento histórico: Produção do saber histórico; Fontes e documentos históricos e, sua relação com o contexto de produção do seu tempo (autoria, objetivo e veracidade) e sua importância na formação de opiniões das pessoas no exercício da cidadania. | (GO-EF06HI02-C) Problematizar a neutralidade e objetividade das fontes e das análises historiográficas, reconhecendo que não são isentas de valores, ou indiferentes a pressões de seu tempo e que foram produzidas segundo determinados interesses e estratégias. |
ÉTICA E CIDADANIA – HISTÓRIA – AGRUPAMENTO F |
PROPONENTE: Warlúcia Pereira Guimarães – Gerfor |
CURADORIA: Warlúcia Pereira Guimarães – Gerfor |