Nosso planeta é enorme e tem gente de todo jeito. Será que a vida e o jeito de viver das crianças são iguais em todos os lugares? Vamos aprender sobre o modo de vida de outras pessoas e comparar com o seu?
Cada lugar tem um modo de vida e um jeito de viver! Assista ao vídeo abaixo e veja as diferenças em diversos lugares do mundo:
No vídeo “Todos os Povos”, você viu os diversos lugares com diferentes pessoas e jeitos de viver. Aqui no Brasil, também há muitas diferenças entre os lugares! Vamos ver a diversidade cultural tão rica encontrada no Brasil? Assista aos vídeos:
As crianças indígenas que aparecem nos vídeos são de etnias diferentes. Segundo a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), pesquisas feitas no ano de 2010 apontaram que existem 305 etnias indígenas diferentes no Brasil.
Ainda segundo a FUNAI, nessa mesma pesquisa, existem 274 línguas indígenas diferentes em meio a 817.963 pessoas de origem indígena. É por isso que o termo correto a ser utilizado para tratar essas pessoas é POVOS INDÍGENAS. Mesmo ocupando o território brasileiro, essa população tem inúmeras e diferentes maneiras de ser, de viver e de se comunicar. Veja a presença desses povos distribuída pelo Brasil:
Você viu como vivem as crianças indígenas, suas casas e seu jeito de brincar. Agora, reflita sobre as questões abaixo e responda as perguntas em seu caderno:
1- Quais etnias indígenas aparecem nos vídeos?
2- Esses povos moram no mesmo lugar do Brasil? Em que lugar eles moram?
3- O que você conseguiu perceber de diferente entre a vida das crianças indígenas e a sua vida?
4- Você consegue perceber diferenças entre o modo de ser e de viver dessas etnias e a maneira como se vive no lugar onde você mora?
Escreva um texto falando sobre o que você percebeu de semelhante e de diferente entre o seu modo de ser e de viver das etnias estudadas.
Para saber mais:
Objeto de Conhecimento: | Habilidades: |
Estratégias de leitura. O modo de vida das crianças em diferentes lugares. | (EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas. (EF01GE01-B/C) Observar e descrever características de seus lugares de vivência, identificando semelhanças e diferenças de outros lugares. |