Olá, hoje você irá estudar sobre misturas. Você sabe o que é uma mistura?
Atividade 1
Além das misturas de várias substâncias, podemos ter misturas de muitas coisas, tais como estilos, estampas, cores… até mesmo mistura de emoções.
Leia com atenção:
A figura abaixo mostra, por exemplo, uma mistura de cores e formas de um tecido.
Na vida estamos cercados de misturas, por exemplo, a água que bebemos, seja mineral ou filtrada, é uma mistura de água, sais, cloro etc.
A base da alimentação brasileira é a mistura de arroz e feijão.
No prato mostrado acima, entre os vários alimentos, temos a mistura arroz e feijão – apesar de ainda não estarem devidamente misturados.
O conceito de mistura parece claro, mas é importante definir a mistura como a junção de dois ou mais componentes.
Os componentes da mistura da comida brasileira seriam, nesse caso, o arroz e o feijão.
Vamos agora conhecer alguns tipos de misturas do nosso cotidiano.
Tipos de misturas
Podemos ter vários tipos de misturas, por exemplo, misturas de líquidos, de líquidos com sólidos e apenas de componentes sólidos.
Podemos ter ainda misturas com apenas dois componentes, com três, com quatro e assim sucessivamente.
Além disso as misturas podem ser homogêneas ou heterogêneas.
Mas o que vem a ser isso?
Preste atenção nas figuras abaixo:
Temos água com tinta amarela, água e óleo e suco de couve feito com água.
Essas três misturas têm aparências bem diferentes. A tinta amarela está completamente dissolvida na água, o óleo está em forma de bolhas dentro da água e no suco conseguimos ainda enxergar pedacinhos da couve.
Podemos dizer que a mistura de água com tinta amarela é homogênea porque, apesar de possuir dois componentes, enxergamos a olho nu a mistura final como uma coisa só.
O mesmo não acontece com as duas outras misturas.
Tanto na mistura da água com óleo, quanto no suco de couve conseguimos enxergar facilmente os dois componentes. Essas misturas são classificadas como heterogênea.
Atividade 2
01 -Observe os alimentos abaixo e responda:
a – Qual o seu prato preferido? Ele é saudável?
b – Se você fosse fazer uma mistura, qual desses alimentos você iria utilizar? Justifique sua resposta.
Proponentes – Professores | Marliana Aparecida Dias |
Instituição Educacional | Escola Municipal Stephânia Alves Bispo |
CRE | Brasil Di Ramos |
Cicio da infância /Ciclo da Adolescência | Ciclo da Infância |
Turma/agrupamento | D |
Componente Curricular: | Ciências da Natureza |
Cicio da infância e adolescência: Habilidade estruturante e Habilidades Complementares | (EF04CI01) Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição. |