Olá Tudo bem! Como você está?
No vídeo de hoje você verá a migração nordestina, devido à região nordeste sempre sofrer com a questão da seca, essa migração, essa diáspora nordestina foi um importante fator na construção do nosso país. Grandes massas populacionais que se dispersaram, por conta da seca e da fome, que também contribuíram muito para os lugares onde foram. Portanto, ao invés de migração nordestina, podemos também falar em diáspora nordestina.
Lili Schwarcz, no site do Youtube
Espero que tenham gostado do vídeo e compreendido que a região nordestina sendo uma área de constante fluxo migratório, devido principalmente a questão climática, influenciou várias partes do Brasil com seu fluxo migratório, onde o seu povo estabeleceu influenciou positivamente a cultura e os hábitos dos demais que entraram em contato.
Agora você irá responder algumas questões no seu caderno de Geografia.
1) A migração nordestina sempre foi um fato muito importante na história do nosso país. Quais as motivações que levaram os nordestinos a migrar?
2) No começo dos anos de 1960 para onde boa parte dos migrantes nordestinos foram atraídos para trabalhar?
3-) O que são migrações internas?
A origem do Forró, a contribuição cultural do povo nordestino está difundia na maioria dos estados brasileiros, e contribuiu diretamente para formação da cultura brasileira.
Assista ao vídeo que descreve a história do forro e como ele se difundiu pelo Brasil.
O Forro é um exemplo da relevância da cultura e tradições nordestina na formação da cultura brasileira e é um estilo de dança que favorece diretamente na qualidade de vida.
Agora responda algumas questões no seu caderno de Geografia.
1) Converse com os seus familiares e cite exemplos de contribuição do povo nordestino na cultura Goiana e brasileira: culinária, dança, literatura.
2) Você conhece alguma banda de forró? Alguém de sua família ou círculo de amigos, conhecidos gostam desse ritmo?
3) Explique como o Forro contribui para a saúde do idoso.
4) Você é capaz de dançar forró? Mostre para os seus pais. Lembre-se esse ritmo é uma influência do povo nordestino. Influência que alegra e leva bem estar a muitos brasileiros.
Para saber mais:
(“História Econômica da Região Nordeste: do século XX aos dias atuais” no site Brasil Escola)
https://www.todamateria.com.br/historia-do-forro/
(“História do Forró” no site Toda matéria)
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/a-populacao-nordeste.htm (“A população do Nordeste” no site Mundo educação)
Bons estudos e até a próxima!
OBJETO DE CONHECIMENTO: Diversidade e dinâmica da população mundial e local: Diversidade e os fluxos migratórios da população |
HABILIDADES (EF08GE02-A) Relacionar e compreender os fatos e situações representativas da história das famílias do município em que se localiza a instituição escolar, considerando a diversidade e os fluxos migratórios da população mundial. |
Ciclo da Adolescência – Turma I (9º ano) – Educação Ambiental e Saúde