Olá! Hoje você vai aprender sobre as medidas de comprimento. Além disso, descobrirá onde eles se encontram e onde utilizá-los no nosso dia a dia.
Leia as atividades e se concentre.
Atividade 1
METRO
A palavra metro tem origem no grego métron, que significa “o que mede”.
O sistema métrico surgiu por volta do ano de 1790. Antes disso, cada povo usava um sistema de unidades diferentes, o que, naturalmente, causava a maior confusão. Por exemplo: o mesmo comprimento era medido em um lugar usando-se jardas e em outro com o uso de palmos.
O resultado disso tornava praticamente impossível a comunicação entre os povos.
Disponível em:
https://www.colegioweb.com.br/historia-da-matematica/metro.html
Atividade 2
O metro foi criado na França por dois astrônomos, Jean-Baptiste-Joseph Delambre e Pierre-François-André Méchain, que tentaram definir uma medida equivalente a um décimo de milionésimo da distância entre o Pólo Norte e a linha do Equador. Os dois partiram de Paris em 1792 em sentidos diferentes, um para o sul e outro para o norte, com o objetivo de medir a porção do meridiano que ia de Dunquerque a Barcelona (Espanha) e, dessa forma, projetar a distância correta. A missão serviu para padronizar os sistemas de medidas que variavam entre as nações e até dentro dos países – a França da época chegou a empregar 250 mil unidades de pesos e medidas.
O desenvolvimento da ciência pediu uma nova definição para o metro. Hoje, ele se refere ao comprimento do trajeto percorrido pela luz no vácuo em um intervalo de tempo de 1/299 792 458 de segundo. Já levantamentos atuais por satélite mostram que Delambre e Méchain erraram por pouco: a distância entre o Pólo e o Equador é de 10.002.290 metros, e não 10 milhões. Ou seja, o metro calculado por eles é cerca de 0,2 milímetro mais curto.
Fonte: “A Medida de Todas as Coisas”, de Ken Alder, Editora Record; site do Observatório Nacional (www.on.br)
Disponível em:
http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT705278-1716-9,00.html
Atividade 3
Considerando as discussões anteriores, conheça as Medidas de Comprimento. Acesse o vídeo disponível em:
Agora é com você, em seu caderno faça uma lista de todos os objetos e instrumentos que podem ser utilizados para verificar as Medidas de Comprimento.
Saiba Mais / Referências: | Conhecendo outras medidas de comprimento: https://www.youtube.com/watch?v=HXzOa6t3dNU Visite o site e saiba mais: https://www.youtube.com/watch?v=KMN7iltONvU |
Objeto de Conhecimento | Medidas de Comprimento: unidades não padronizadas e padronizadas (metros, centímetros e milímetros) |
Componente Curricular | Matemática |
Habilidades | (EF02MA16-A) Estimar medida de comprimento e comparar com a medida real.(EF02MA16-B) Identificar a relação de equivalência entre unidades diferentes, 1M =, 100 cm, sem regras de transformação de unidades. (EF02MA16-C) Estimar, medir e comparar comprimentos de lados de salas, incluindo contorno, e de polígonos, utilizando unidades de medida não padronizadas, como palmos, passos e padronizadas, como metro, centímetro e milímetro, e instrumentos adequados, régua, trena e fita métrica, em diferentes contextos, identificando quantas vezes uma unidade de medida cabe no comprimento medido, expresso por número e unidade utilizada. |
Proponentes/ Professores: | Jucélia Soares Correia Rodrigues Thaysa Soares Correia Costa |
Instituição Educacional: | Educandário Espírita Eurípedes Barsanulfo |
CRE: | Brasil Di Ramos Caiado |