Hoje vamos dar sequência em nossos estudos de medidas de tempo e como olhar as horas nos relógios. Apresentarei alguns vídeos sobre as horas e outras informações.
ATIVIDADE 1
Acesse o link abaixo e leia o texto – MEDIDAS DE TEMPO. Convide uma pessoa da sua família para ler com você e dialogarem sobre o assunto.
https://escolakids.uol.com.br/matematica/unidades-de-medida-de-tempo.htm
Agora que você já leu o texto do link, escreva em seu caderno, um texto explicando com suas palavras, o que você compreendeu ao terminar de ler. Você pode utilizar as principais informações para elaborar seu texto.
ATIVIDADE 2
Teobaldo marca ensaios com Filomena, mas ela sempre chega atrasada. Ele lhe dá um relógio de ponteiro, mas ela continua se atrasando. Por fim, ela confessa que não sabe ver as horas nesse tipo de relógio. Filomena e as Horas – Quintal da Cultura – 10/01/14
Clique no vídeo para assistir:
Agora que você viu o vídeo, em seu caderno escreva e responda as perguntas abaixo.
1 – Por que a Filomena sempre chegava atrasada para o encontro com Teobaldo?
2 – O que Teobaldo fez quando descobriu que Filomena não sabia olhar às horas?
3 – Filomena aprendeu a olhar às horas?
4 – E você, já aprendeu? Conte como foi que você aprendeu.
5 – Em sua opinião, por que é importante aprender olhar às horas? Explique sua resposta.
ATIVIDADE 3
Clique no vídeo para assistir com atenção! Como fazer um relógio para aprender a ler as horas (Hellokids)
Você gostou do vídeo? Nele, você viu que é fácil fazer um relógio.
Faça você mesmo!
Um relógio para aprender mais e brincar com seus amigos. Siga o modelo do vídeo. Peça ajuda de adulto para utilizar a tesoura.
Sugestão: Você poderá reaproveitar algum material que tenha em casa, como por exemplo: pratinhos descartáveis, papelão, palitos de picolé, madeira dentre outros.
É muito importante você aprender as horas, para que não atrase em seus compromissos.
Em seu caderno desenhe relógios representando o que você faz durante o dia. Como por exemplo: horário de acordar, tomar café, ir e voltar da escola, almoçar, lanche da tarde, seu lazer, banho, jantar e dormir.
Saiba Mais / Referências:
Objeto de Conhecimento: | Medidas de tempo: leitura de horas em relógios digitais e analógicos, duração de eventos e relações entre unidades de medida de tempo. |
Componente Curricular: | Matemática |
Habilidades: | (EF04MA22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos, em situações relacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração. |
Proponentes/ Professores: | Dagmar Rodrigues da Cruz Tobias |
Instituição Educacional: | Escola Municipal de Tempo Integral Targino de Aguiar |
CRE: | Jarbas Jaime |
Ensino Fundamenta -Ciclo da Infância – Turma – D – 4º ano – Educação financeira e empreendedorismo.