You are currently viewing MATEMÁTICA – VAMOS CONHECER O MATERIAL DOURADO?

MATEMÁTICA – VAMOS CONHECER O MATERIAL DOURADO?

OLÁ, EDUCANDO (A)!ESTA VIDEOAULA DE MATEMÁTICA FOI VEICULADA NA TV NO DIA 26/05/2021 (QUARTA-FEIRA).

AQUI NO PORTAL CONEXÃO ESCOLA, ELA ESTÁ DISPONÍVEL JUNTAMENTE COM A PROPOSTA DE ATIVIDADE.

Fonte: https://www.institutoclaro.org.br/educacao

OLÁ CRIANÇAS! TUDO BEM POR AÍ? QUE BOM ESTAR AQUI COM VOCÊS! HOJE, VAMOS FALAR SOBRE MATERIAL DOURADO!

A VIDEOAULA ESTÁ MUITO DIVERTIDA E INTERESSANTE. ENTÃO, ESTÃO PREPARADOS?

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

https://www.youtube.com/watch?v=PHIl3XvwRfU

PODEMOS USAR O MATERIAL DOURADO PARA ATIVIDADES QUE AUXILIAM O ENSINO E A APRENDIZAGEM DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL E PARA EFETUAR AS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS.

O MATERIAL DOURADO É CONSTITUÍDO PELO CUBINHO (UNIDADES), BARRA (DEZENAS), PLACA (CENTENA) E BLOCO (MILHAR). PODEMOS UTILIZAR O MATERIAL DOURADO PARA JOGOS.

VAMOS JOGAR “NUNCA 10” COM AS PEÇAS DO MATERIAL DOURADO E COM UM DADO? CONVIDE UM ADULTO PARA JOGAR COM VOCÊ! 

REGRAS DO JOGO:

CADA JOGADOR DO GRUPO LANÇA O DADO E AQUELE QUE TIRAR A MAIOR PONTUAÇÃO INICIA AS JOGADAS. A ORDEM DAS JOGADAS DOS DEMAIS PARTICIPANTES PODE SER NO SENTIDO HORÁRIO, A PARTIR DO PRIMEIRO JOGADOR.

• CADA JOGADOR, NA SUA VEZ, LANÇA O DADO E RETIRA DA CAIXA DE MATERIAL DOURADO O NÚMERO CORRESPONDENTE DE CUBINHOS QUE SAIU NO DADO.

• QUANDO O JOGADOR JUNTAR 10 CUBINHOS (10 UNIDADES), ELE DEVE REALIZAR UMA TROCA DE PEÇAS. O JOGADOR TROCARÁ 10 CUBINHOS (10 UNIDADES) POR UMA BARRA (UMA DEZENA) DO MATERIAL DOURADO.

 • O VENCEDOR SERÁ O JOGADOR QUE CONSEGUIR FORMAR 5 BARRAS (5 DEZENAS OU 50 UNIDADES) PRIMEIRO.

VAMOS RELEMBRAR O QUE APRENDEMOS HOJE?

  • EXPLORAR OS AGRUPAMENTOS E AS TROCAS DE 10 EM 10 UNIDADES, UMA DAS CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL. 
  • LER, ESCREVER, COMPARAR E ORDENAR NÚMEROS CONSIDERANDO AS CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL. 

HABILIDADE ESTRUTURANTE

(EF02MA01-A) EXPLORAR NÚMEROS NO CONTEXTO DIÁRIO, REPRESENTADO POR IMAGEM OU NÃO, COMO INDICADORES DE QUANTIDADE, ORDEM DO 1° AO 50°, MEDIDA E CÓDIGO, UTILIZANDO A EXPRESSÃO ORAL. (EF02MA01-D) COMPARAR E ORDENAR NÚMEROS NATURAIS, ATÉ A ORDEM DE CENTENAS, PELA COMPREENSÃO DAS CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL, AGRUPANDO UNIDADES EM DEZENAS E CENTENAS (VALOR POSICIONAL E FUNÇÕES DO ZERO INDICANDO AUSÊNCIA OU MUDANÇA DE ORDEM), UTILIZADOS EM CONTAGENS DE OBJETOS, SITUAÇÕES PARA A ESTIMATIVA, JOGOS, MATERIAL ESTRUTURADO, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO OU NÃO O SISTEMA MONETÁRIO E EXPLORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PESSOAIS DE CÁLCULO.