Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

Troco, parcela, prazo, juros e desconto
Olá, turma! Hoje vamos aprender sobre como ler e interpretar situações de compra e venda e entender algumas palavras importantes que usamos quando compramos algo. Vamos começar?
Quando vamos a uma loja comprar algo, precisamos saber o preço do produto e como podemos pagar por ele. Às vezes pagamos tudo de uma vez, em dinheiro ou cartão, e outras vezes podemos dividir o valor em parcelas. Uma parcela é cada parte do valor total que pagamos em momentos diferentes.
Outro termo importante é o troco. O troco aparece quando você paga um valor maior do que o preço do produto. Por exemplo, se um produto custa 10 reais e você paga 20 reais, você recebe 10 reais de troco.
Também podemos comprar algo e pagar em um prazo combinado. O prazo é o tempo que temos para pagar a compra. Quando a compra é feita dessa forma, às vezes existe um acréscimo, que é um valor a mais que precisamos pagar por escolher parcelar ou esperar para pagar.
Um desconto é o contrário: é quando o preço do produto fica menor do que o preço original. Por exemplo, se um brinquedo custa 50 reais e a loja oferece 5 reais de desconto, você paga apenas 45 reais. O Hulk ama um desconto…
Vamos ver um exemplo juntos?
Imagine que o Hulk quer comprar uma mochila que custa 80 reais. Hulk paga com uma nota de 100 reais. Qual é o troco que ele deve receber? Exato, 20 reais. Agora, se ele decidir pagar em 4 parcelas de 20 reais cada, isso significa que ele vai pagar 20 reais todo mês até quitar a mochila. Se a loja oferece um desconto de 10 reais para pagamento à vista, quanto Hulk pagaria se não dividisse em parcelas? Isso mesmo, 70 reais.
Percebem como essas palavras ajudam a entender melhor as compras e pagamentos? Saber o que é troco, parcela, prazo, acréscimo e desconto nos ajuda a fazer escolhas mais inteligentes e a resolver problemas do dia a dia.
ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:
RESPONDA ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
João Miguel comprou um livro que custa 35 reais e pagou com uma nota de 50 reais. Ele receberá de troco
(A) 10 reais.
(B) 15 reais.
(C) 20 reais.
(D) 25 reais.
QUESTÃO 2
Karolina comprou uma boneca que custa 60 reais. A loja oferece pagar em 3 parcelas de 20 reais ou à vista com um desconto de 10 reais. Ela pagará à vista com desconto
(A) 60 reais.
(B) 50 reais.
(C) 55 reais.
(D) 40 reais.
QUESTÃO 3
Vera foi à padaria e comprou um pão que custava 7 reais. Ela pagou com uma nota de 20 reais. Quanto Ana deve receber de troco?
QUESTÃO 4
Leandro comprou um videogame que custa 200 reais e decidiu pagar em 4 parcelas iguais. Qual é o valor de cada parcela?
QUESTÃO 5
Uma bicicleta custa 300 reais à vista. Se o vendedor disser que, ao parcelar em 3 vezes, haverá um acréscimo de 30 reais no total, quanto Christopher vai pagar ao final?
QUESTÃO 6
Uma camiseta custa 80 reais. A loja oferece um desconto de 15 reais para pagamento à vista. Qual é o valor que a pessoa pagará se escolher essa opção?
QUESTÃO 7
Luísa comprou um presente para o aniversário de sua amiga e combinou com a loja que pagaria em 2 semanas. Que palavra podemos usar para explicar esse tempo que ela tem para pagar?
QUESTÃO 8
Leia a história e complete os espaços em branco com a palavra correta: troco, parcela, prazo, acréscimo ou desconto.
Lucas foi à loja comprar materiais escolares para a volta às aulas. Ele escolheu um caderno que custava 15 reais e pagou com uma nota de 20 reais. Ele recebeu o _________ de 5 reais.
Depois, Lucas viu uma mochila que custava 60 reais. Ele decidiu pagar em 3 _________ de 20 reais cada.
A loja oferecia um _________ de 10 reais se Lucas pagasse a mochila à vista.
O vendedor explicou que, ao parcelar a compra, poderia haver um pequeno _________ no valor total, mas ele poderia escolher o _________ de pagamento que fosse melhor para ele.
Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges |
Formação: | Graduanda em Nutrição. Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; – Docência Universitária; – Psicopedagogia Institucional e Clínica; – Neuropedagogia Aplicada à Educação. |
Componente Curricular: | Matemática |
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Problemas utilizando o sistema monetário brasileiro: Sistema monetário brasileiro; Tópicos de Educação Financeira: consumo ético, consciente e responsável. |
Descritor(es) SAEB: | — |
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: (EF04MA25-A) Ler e interpretar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento. (EF04MA25-B) Compreender os significados dos termos: troco, parcela, prazo, acréscimo ou noção de juros, desconto, sem o uso de porcentagens. |
Referências: | BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 09, set. 2025. CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 09, set. 2025. GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy. A conquista: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021. GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019. GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 3º bimestre – 4º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno. PASSOS, Célia; SILVA, Zeneide. Eu gosto mais: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 5. ed. São Paulo: IBEP, 2022. |