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Fonte: Acervo NEC - Canva.com

MATEMÁTICA: TIPOS DE GRÁFICOS

Esta proposta de atividade de Matemática com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Fonte: Acervo NEC – Canva.com

Tipos de gráficos

O gráfico é uma das formas de representar um conjunto de dados, de modo que seja facilmente compreendido por quem o lê. O gráfico é um recurso visual, uma maneira de “ilustrar” dados coletados ou produzidos. 

Existem diferentes tipos de gráficos, sendo os mais comuns: colunas, barras, linha e setores. Eles possuem alguns elementos que facilitam a leitura dos dados que são: título, fonte e legenda, quando necessária. 

Será que um conjunto de dados pode ser representado por qualquer tipo de gráfico?

Bom, não é bem assim! O objetivo do gráfico é facilitar o entendimento sobre os dados que estão ali representados, por qualquer pessoa. Por isso, mesmo que existam vários tipos de gráficos, é importante escolher um modelo que melhor represente o que se deseja comunicar. Um bom gráfico tornam os dados mais acessíveis e compreensíveis; ajuda a tirar conclusões rápidas, como identificar tendências, comparar grupos ou visualizar proporções.

Os principais tipos de gráficos

1. Gráfico de linha: as quantidades são marcadas por pontos no plano cartesiano. Estes pontos unidos formam uma linha. Este gráfico é um bom recurso para apresentar a evolução de algo ao longo do tempo (dia, mês, ano etc), como por exemplo: o crescimento de uma planta, a mudança nos preços de um produto.

2. Gráfico de colunas: as quantidades são representadas por retângulos verticais de mesma largura e mesmo espaçamento entre eles. A altura do retângulo (coluna) é determinada pela quantidade que representa. É um bom gráfico para representar dados por categoria, agrupamentos, localidade, por exemplo. 

3. Gráfico de barras: se parece com o gráfico de colunas, porém, os retângulos são horizontais, também de mesma largura e mesma distância uns dos outros. O comprimento do retângulo (barra) é determinado pela quantidade que se deseja representar. Neste modelo, os eixos estão invertidos. As quantidades serão apresentadas no eixo horizontal. Este modelo é adequado para representar dados por categorias, agrupamentos, localidade. 

4. Gráfico de setores: é usado para mostrar partes de uma mesma categoria em um círculo. Cada fatia do círculo é proporcional à quantidade que se deseja mostrar. Em geral, o gráfico de setores é usado para apresentar valores em porcentagem, ou quando se quer representar partes de um total.

Agora, conheça os elementos que compõem um gráfico e alguns detalhes importantes na construção de um gráfico, assistindo à videoaula “Construção de gráficos”, da professora Cristiane Souza, do Canal Estúdio Conexão Escola.

Fonte: Construção de gráficos, canal Estúdio Conexão Escola.

Vamos à lista de atividades! Resolva-os.

QUESTÃO 1

Qual é o gráfico mais adequado para…? 

Associe o tipo de gráfico da coluna 1, ao objetivo da informação na coluna 2. 

QUESTÃO 2

Leia com atenção as afirmações a seguir e classifique-as em (C) correta ou (E) errada.

A) (   ) O gráfico ilustra um conjunto de dados.

B) (   ) Os gráficos de colunas e de barras são exatamente iguais.

C) (   ) O gráfico de setores é ideal para mostrar a evolução de algo ao longo do tempo.

D) (   ) Título, fonte e legenda são elementos que compõem um gráfico.

QUESTÃO 3

O gráfico abaixo apresenta o índice de escolarização de crianças de 6 a 14 anos, em municípios da região Metropolitana de Goiânia. Estes dados são de 2010 e indicam o percentual de crianças, nesta faixa etária, matriculadas em alguma escola.

Os municípios que têm índice de escolarização maior do que de Goiânia, são

(A) Aparecida de Goiânia e Bela Vista.

(B) Aparecida de Goiânia e Senador Canedo.

(C) Senador Canedo e Trindade.

(D) Bela Vista e Senador Canedo.

QUESTÃO 4

A tabela abaixo mostra a quantidade de livros lidos pelos estudantes das turmas do ensino fundamental anos finais de uma escola. 

Agora responda:

A) Qual turma leu maior número de livros?

B) Qual turma leu o menor número de livros?

C) Qual tipo de gráfico você utilizaria para representar os dados da tabela? Explique a sua escolha. 

D) Represente os dados da tabela em um gráfico. 

QUESTÃO 5

Na fatura de energia elétrica da casa de Mariza, está o gráfico abaixo que apresenta o consumo de energia, em Kwh (quilowatt hora), dos últimos 3 meses. 

Segundo o gráfico, comparando com o mês de janeiro, o consumo de energia em fevereiro aumentou

(A) 10 kwh.

(B) 9 kwh.

(C) 8 kwh.

(D) 15 kwh. 

AUTORIACristiane Soares de Souza
FORMAÇÃOLicenciatura em Matemática
COMPONENTE CURRICULARMatemática
HABILIDADES(EF08MA23) Avaliar a adequação de diferentes tipos de gráficos para representar um conjunto de dados de uma pesquisa. 

(EF09MA22) Escolher e construir o gráfico mais adequado, colunas, setores, linhas, com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para representar um determinado conjunto de dados.
DESCRITORD37- Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam e vice-versa.
OBJETOS DE APRENDIZAGEMTipos de gráficos, construção de gráficos, interpretação de dados em gráficos.
REFERÊNCIASBRASIL, IBGE – Principais tipos de gráficos para a educação básica. Disponível em https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-recursos/20773-tipos-de-graficos-no-ensino.html, acessado em 10/06/2025