Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

Temperatura e Grau Celsius
A temperatura é uma grandeza física, ou seja, é algo que pode ser medido e comparado. Ela nos mostra o quanto um lugar, um objeto ou até mesmo o nosso corpo está quente ou frio. E para medir essa grandeza usamos uma unidade de medida chamada grau Celsius, representada pelo símbolo °C.
Você já viu a previsão do tempo na TV ou no celular? Quando dizem que hoje a temperatura vai variar entre 18 °C e 28 °C, estão informando a mínima e a máxima do dia.
No Brasil, usamos o grau Celsius como padrão. Mas, em outros países, como os Estados Unidos, a unidade usada é o grau Fahrenheit. Isso é importante saber quando comparamos as temperaturas entre diferentes regiões ou países.
Também podemos usar esse conhecimento para discutir temas atuais, como o aquecimento global. Ele é o aumento da temperatura média da Terra, causado por ações humanas, como o desmatamento e o excesso de poluição. Isso pode afetar o clima, os animais, os oceanos e a nossa vida.
Você sabia que temperaturas mais altas por muitos dias seguidos podem indicar mudanças no clima da sua cidade?
Por isso, é muito importante observar e registrar as temperaturas do nosso cotidiano. Podemos anotar a temperatura mínima e máxima todos os dias e, depois, representar esses dados em gráficos de colunas. Isso nos ajuda a visualizar as variações ao longo da semana, do mês ou até do ano!
ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:
RESPONDA ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
A temperatura é considerada uma grandeza porque
(A) pode ser medida e comparada.
(B) está sempre acima de 30 °C.
(C) depende apenas do vento.
(D) só muda em outros países.
QUESTÃO 2
O grau Celsius (°C) é
(A) uma unidade de medida usada para medir a temperatura.
(B) o nome de um cientista que criou os gráficos.
(C) uma ferramenta para medir o tempo.
(D) um símbolo usado apenas em planilhas eletrônicas.
QUESTÃO 3
Júlia registrou as temperaturas máximas de segunda a sexta-feira na sua cidade.
Na segunda-feira fez 28 °C, na terça 29 °C, na quarta 30 °C, na quinta 30 °C e na sexta 27 °C. Qual foi o dia mais quente e o dia mais frio da semana?
QUESTÃO 4
Em uma aula de ciências, os alunos compararam a temperatura de duas cidades: Manaus com 33 °C e Curitiba com 19 °C.
Quantos graus de diferença existem entre essas duas cidades? O que isso mostra sobre o clima em cada uma?
QUESTÃO 5
Observe a tabela abaixo com as temperaturas mínima e máxima registradas em uma cidade durante a semana. Em seguida, construa um gráfico de colunas representando essas informações.
Dia da Semana | Temperatura Mínima (°C) | Temperatura Máxima (°C) |
---|---|---|
Segunda-feira | 18°C | 27°C |
Terça-feira | 19°C | 28°C |
Quarta-feira | 17°C | 26°C |
Quinta-feira | 20°C | 30°C |
Sexta-feira | 18°C | 29°C |
Instruções para resolver a questão:
– No eixo horizontal (X), represente os dias da semana.
– No eixo vertical (Y), coloque as temperaturas (em °C).
– Use duas colunas para cada dia: uma para a temperatura mínima e outra para a máxima.
– Pinte as colunas de cores diferentes para facilitar a comparação e não se esqueça da legenda, título e fonte.

Pergunta final:
O que você pode concluir sobre a variação de temperatura ao longo da semana com base no gráfico que você construiu?
Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini |
Formação: | Graduanda em Nutrição. Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; – Docência Universitária; – Psicopedagogia Institucional e Clínica; – Neuropedagogia Aplicada à Educação. |
Componente Curricular: | Matemática |
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Medidas de temperatura em grau Celsius: construção de gráficos para indicar a variação da temperatura (mínima e máxima) medida em um dado dia ou em uma semana: construção de gráficos com as variações diárias da temperatura. |
Descritor(es) SAEB: | — |
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: (EF04MA23) Reconhecer temperatura como grandeza e o grau Celsius como unidade de medida a ela associada e utilizá-lo em comparações de temperaturas em diferentes regiões do Brasil ou no exterior ou, ainda, em discussões que envolvam problemas relacionados ao aquecimento global. (EF04MA24) Registrar as temperaturas máxima e mínima diárias, em locais do seu cotidiano, e elaborar gráficos de colunas com as variações diárias da temperatura, utilizando, inclusive, planilhas eletrônicas. |
Referências: | BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 21, mai. 2025. CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 21, mai. 2025. DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021. GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019. SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021. |