Esta proposta de atividade de Matemática com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
Tabelas e gráficos
Observe a imagem.
Para facilitar a contagem desses materiais, seria interessante que estivessem organizados, agrupados por tipo de material. Uma outra forma de organizar a contagem é usar uma tabela.
O que é uma tabela?
A tabela é uma forma estruturada em linhas (horizontais) e em colunas (verticais) para mostrar dados / informações organizados por categorias. A tabela torna mais fácil a leitura e a interpretação desses dados.

Para ler os dados de uma tabela, basta acompanhar as informações por linha e coluna. Por exemplo: quantos lápis tem?
As informações por material, vamos buscar por linha. Já a quantidade, vamos encontrar na coluna.

Veja que têm 3 lápis.
A tabela é muito usada em jornais, livros de Ciências ou Geografia, para apresentar dados de pesquisas. As tabelas têm alguns elementos que precisamos conhecer.

A tabela pode ser:
- simples quando mostra apenas duas informações, como no exemplo acima (material x quantidade);
- dupla entrada quando mostra mais de duas informações, como na tabela a seguir.

Gráfico:
O gráfico é uma forma de representar os dados de uma tabela. É como um desenho dos dados da tabela e por isso, ajuda a visualizar e entender melhor as informações. Existem vários tipos de gráficos, sendo os mais comuns: gráfico de colunas e gráfico de linha.
Gráfico de colunas: usa retângulos cuja altura está relacionada à quantidade representada.

Alguns gráficos têm legenda, que serve para explicar o que cada cor ou símbolo representa. A legenda aparece quando mais de duas informações serão apresentadas no gráfico, como por exemplo material x quantidade recebida x quantidade entregue.

Gráfico de linha: como o nome sugere, é uma linha que muda de altura conforme a quantidade que está sendo representada.

Para revisar o conceito de tabela, assista à videoaula da professora Cristiane Souza, “Organizando dados em tabelas“, no canal Estúdio Conexão Escola, no YouTube.
Agora, responda às atividades a seguir.
QUESTÃO 1
Os estudantes de uma turma deram notas para alguns jogos eletrônicos que conhecem e gostam de jogar no celular. As notas foram dadas usando de 1 até 5 estrelas para cada jogo. Os resultados estão organizados na tabela abaixo. Leia com atenção!

De acordo com a opinião dos estudantes dessa turma, responda:
A) Qual jogo recebeu a maior nota?
B) Qual jogo recebeu a menor nota?
C) Dois jogos receberam a mesma nota. Quais são esses jogos e quantas estrelas receberam?
QUESTÃO 2
Leia o gráfico com atenção.
De acordo com o gráfico, o meio de transporte mais usado pelos estudantes para irem a escola é
(A) Bicicleta.
(B) Carro.
(C) Ônibus.
(D) Transporte escolar.
QUESTÃO 3
Leia a tabela abaixo com atenção.
Agora, responda:
A) Que informação essa tabela mostra?
B) De onde esses dados foram coletados?
C) De que ano são esses dados?
D) Quais vacinas ultrapassaram 80% das pessoas vacinadas?
QUESTÃO 4
A tabela abaixo mostra os preços do pacote de 1kg de café de duas marcas diferentes (Ouro Negro e Grão Delícia), em três supermercados da região onde Andreia mora.

De acordo com a tabela acima, responda:
A) Em qual supermercado, o café Ouro Negro está mais barato?
B) Em qual supermercado, Andreia encontrará o maior preço para o café Grão Delícia?
C) Andreia comprou o café Grão Delícia no Supermercado Dubairro. Comparando com o preço desse café no Supermercado Bompreço, quanto Andreia economizou?
QUESTÃO 5
A Dengue é uma doença que pode ser muito perigosa. Ela é causada pelo mosquito Aedes Aegypti que se reproduz em lugares com água parada. Por isso, para evitar a doença é preciso eliminar os lugares onde ele pode se reproduzir, como pneus, vasos de plantas, garrafas e outros recipientes. Sem esses cuidados, a Dengue pode avançar e o número de casos aumentar ano após ano.
No gráfico abaixo, estão os números de casos confirmados de Dengue, em Goiânia, de 2021 a 2024.

De acordo com o gráfico, Goiânia teve mais de 20.000 casos confirmados de Dengue nos anos de
(A) 2021 e 2022.
(B) 2022 e 2024.
(C) 2022 e 2023.
(D) 2023 e 2024.
Autoria: | Cristiane Soares de Souza |
Formação: | Matemática – Licenciatura |
Componente Curricular: | Matemática |
Objetos de conhecimento / conteúdo(s): | Conceito de tabelas e gráficos, tipos de tabelas e tipos de gráficos, leitura e interpretação de dados em tabelas e gráficos. |
Habilidade(s): | (EF05MA24-A) Ler e Interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos de colunas ou linhas, referentes a outras áreas do conhecimento ou a outros contextos, como saúde e trânsito, com ou sem planilha eletrônica. (EF04MA27-A) Ler, interpretar, analisar e resolver problemas com dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada, em gráficos de colunas, barras, simples ou múltiplas, linhas e pictóricos e identificar alguns dos elementos constitutivos, como título, legendas e fontes, utilizando informações do cotidiano e/ou contidas em textos jornalísticos e/ou científicos. (EF03MA26-A) Resolver problemas com dados apresentados em tabelas de dupla entrada e gráficos de barras ou colunas simples em situações significativas das realidades sociocultural e econômica. |
Descritor(es): | D27 – Ler informações e dados apresentados em tabelas. D28 – Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em gráficos de colunas). |
Referência(s): | SOUZA, Joamir Roberto de. SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: Matemática, 5º ano, ensino fundamental, anos iniciais. 1ª edição / São Paulo. FTD 2021. GOIÂNIA, Secretaria Municipal de Saúde. Boletim Epidemiológico Arboviroses, Monitoramento dos casos de arboviroses urbanas transmitidas pelo aedes aegypti (dengue, chikungunya, zika e febre amarela), 2024. Disponível em https://saude.goiania.go.gov.br/informe-dengue-chikungunya-zika-e-microcefalia/informe-dengue-2024/, consultado em 22/04/25. VARGAS, Regis Nunes. LINHARES, Raquel Romes. O ensino da Estatística no ensino fundamental: uma abordagem investigativa. Revista Contemporânea, vol 4, nr 5, 2024. Disponível em https://ojs.revistacontemporanea.com/ojs/index.php/home/article/view/3953/3214, consultado em 22/04/25. |