Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.

Tabela de Dupla Entrada, Gráfico de Colunas e Barras
Na Vila Alegre, moravam muitos amigos curiosos. Um dia, a professora Lúcia trouxe uma tabela de dupla entrada para a turma da escola. Era uma tabela que mostrava quantos brinquedos foram vendidos na loja do Sr. João nos meses de janeiro a abril.
A tabela tinha dois tipos de brinquedos: carrinhos e bonecas, e os meses estavam organizados nas colunas. Todos olharam atentamente para a tabela e começaram a contar:

Em janeiro, foram vendidos 10 carrinhos e 5 bonecas.
Em fevereiro, 8 carrinhos e 7 bonecas.
Em março, 12 carrinhos e 9 bonecas.
Em abril, 6 carrinhos e 10 bonecas.
A professora pediu para que eles representassem esses dados em dois tipos de gráficos: um gráfico de colunas e um gráfico de barras.
Lucas desenhou o gráfico de colunas, onde as colunas ficavam na vertical. Ele colocou os meses no eixo horizontal e a quantidade de brinquedos no eixo vertical. Cada coluna tinha uma cor diferente para a representação dos meses. No mesmo gráfico, ele informou a quantidade de carrinhos e bonecas vendidos.

Já Laura fez o gráfico de barras, onde as barras ficavam na horizontal. Ela colocou os meses no eixo vertical e as quantidades na horizontal. Porém o raciocínio dela foi um pouco diferente de Lucas. Os dois interpretaram os dados corretamente, porém de formas diferentes.

Depois de terminar, todos perceberam que os gráficos ajudavam a entender melhor quantos brinquedos foram vendidos em cada mês. Assim, ficou fácil perceber que, por exemplo, em março, foram vendidos mais carrinhos, e em abril, mais bonecas.
A professora Lúcia explicou que as tabelas organizam os dados, mas os gráficos facilitam a visualização e a comparação rápida. Todos aprenderam que, com atenção, podem transformar números em desenhos que contam histórias!
ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:
RESPONDA ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
Observe a tabela que mostra a venda de brinquedos em quatro meses.

Para transformar esses dados em um gráfico de colunas, devemos colocar
(A) os meses no eixo vertical e as quantidades no eixo horizontal.
(B) os meses no eixo horizontal e as quantidades no eixo vertical.
(C) as quantidades no eixo horizontal e os tipos de brinquedos no eixo vertical.
(D) os tipos de brinquedos no eixo horizontal e os meses no eixo vertical.
QUESTÃO 2
Ao comparar um gráfico de barras com um gráfico de colunas que mostram os mesmos dados, podemos dizer que
(A) o gráfico de barras tem barras na vertical, e o gráfico de colunas tem colunas na horizontal.
(B) o gráfico de barras tem barras na horizontal, e o gráfico de colunas tem colunas na vertical.
(C) os dois gráficos mostram dados diferentes e não podem ser comparados.
(D) ambos os gráficos usam barras na diagonal para representar os dados.
QUESTÃO 3
Observe atentamente os dados desta tabela:

a. Qual fruta teve a maior venda no mês de março?
b. Em qual mês a venda de maçã foi maior?
c. Qual fruta teve o menor número de vendas em janeiro?
d. Como foram as vendas de laranja ao longo dos meses? Houve crescimento ou queda?
QUESTÃO 4
Observe os dados deste gráfico de colunas:

a) Quem leu mais livros no mês de março?
b) Qual estudante teve o maior aumento de livros lidos entre janeiro e abril?
c) Em qual mês Bia leu menos livros?
d) Qual mês teve o maior total de livros lidos por todos os estudantes juntos?
QUESTÃO 5
Com a turma, preencha uma tabela informando as matérias prediletas de todos. A partir desses dados, crie um gráfico de colunas.
Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges |
Formação: | Graduanda em Nutrição. Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; – Docência Universitária; – Psicopedagogia Institucional e Clínica; – Neuropedagogia Aplicada à Educação. |
Componente Curricular: | Matemática |
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Leitura, interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada e gráficos de barras |
Descritor(es) SAEB: | D27 Ler informações e dados apresentados em tabelas. D28 Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em gráficos de colunas). |
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: (EF03MA27-A) Identificar e explorar dados apresentados por meio de tabelas de dupla entrada e gráficos de colunas ou barras simples, descrevê-los e expressar uma conclusão, oralmente ou por escrito, a partir das análises realizadas, em situações cotidianas. |
Referências: | BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 11, ago. 2025. CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 11, ago. 2025. DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021. GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019. SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021. |