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Matemática – Tabela de Dupla Entrada, Gráfico de Colunas e Barras

Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.


Imagem produzida em: www.canva.com

Tabela de Dupla Entrada, Gráfico de Colunas e Barras

Na Vila Alegre, moravam muitos amigos curiosos. Um dia, a professora Lúcia trouxe uma tabela de dupla entrada para a turma da escola. Era uma tabela que mostrava quantos brinquedos foram vendidos na loja do Sr. João nos meses de janeiro a abril.

A tabela tinha dois tipos de brinquedos: carrinhos e bonecas, e os meses estavam organizados nas colunas. Todos olharam atentamente para a tabela e começaram a contar:

Em janeiro, foram vendidos 10 carrinhos e 5 bonecas.

Em fevereiro, 8 carrinhos e 7 bonecas.

Em março, 12 carrinhos e 9 bonecas.

Em abril, 6 carrinhos e 10 bonecas.

A professora pediu para que eles representassem esses dados em dois tipos de gráficos: um gráfico de colunas e um gráfico de barras.

Lucas desenhou o gráfico de colunas, onde as colunas ficavam na vertical. Ele colocou os meses no eixo horizontal e a quantidade de brinquedos no eixo vertical. Cada coluna tinha uma cor diferente para a representação dos meses. No mesmo gráfico, ele informou a quantidade de carrinhos e bonecas vendidos.

Já Laura fez o gráfico de barras, onde as barras ficavam na horizontal. Ela colocou os meses no eixo vertical e as quantidades na horizontal. Porém o raciocínio dela foi um pouco diferente de Lucas. Os dois interpretaram os dados corretamente, porém de formas diferentes.

Depois de terminar, todos perceberam que os gráficos ajudavam a entender melhor quantos brinquedos foram vendidos em cada mês. Assim, ficou fácil perceber que, por exemplo, em março, foram vendidos mais carrinhos, e em abril, mais bonecas.

A professora Lúcia explicou que as tabelas organizam os dados, mas os gráficos facilitam a visualização e a comparação rápida. Todos aprenderam que, com atenção, podem transformar números em desenhos que contam histórias!

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:

Matemática – Tabela de Dupla Entrada, Gráfico de Colunas e Barras – 3º ano – Anos Iniciais – Canal Portal Conexão Escola – Secretaria Municipal de Educação – Goiânia – Disponível em: <https://youtu.be/qBuOhITpdbQ>. Acesso em: 12, ago. 2025.

RESPONDA ÀS QUESTÕES:

QUESTÃO 1

Observe a tabela que mostra a venda de brinquedos em quatro meses.

Para transformar esses dados em um gráfico de colunas, devemos colocar

(A) os meses no eixo vertical e as quantidades no eixo horizontal.

(B) os meses no eixo horizontal e as quantidades no eixo vertical.

(C) as quantidades no eixo horizontal e os tipos de brinquedos no eixo vertical.

(D) os tipos de brinquedos no eixo horizontal e os meses no eixo vertical.

QUESTÃO 2

Ao comparar um gráfico de barras com um gráfico de colunas que mostram os mesmos dados, podemos dizer que

(A) o gráfico de barras tem barras na vertical, e o gráfico de colunas tem colunas na horizontal.

(B) o gráfico de barras tem barras na horizontal, e o gráfico de colunas tem colunas na vertical.

(C) os dois gráficos mostram dados diferentes e não podem ser comparados.

(D) ambos os gráficos usam barras na diagonal para representar os dados.

QUESTÃO 3

Observe atentamente os dados desta tabela:

a. Qual fruta teve a maior venda no mês de março?

    b. Em qual mês a venda de maçã foi maior?

    c. Qual fruta teve o menor número de vendas em janeiro?

    d. Como foram as vendas de laranja ao longo dos meses? Houve crescimento ou queda?

    QUESTÃO 4

    Observe os dados deste gráfico de colunas:

    a) Quem leu mais livros no mês de março?

    b) Qual estudante teve o maior aumento de livros lidos entre janeiro e abril?

    c) Em qual mês Bia leu menos livros?

    d) Qual mês teve o maior total de livros lidos por todos os estudantes juntos?

    QUESTÃO 5

    Com a turma, preencha uma tabela informando as matérias prediletas de todos. A partir desses dados, crie um gráfico de colunas.


    Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges
    Formação:Graduanda em Nutrição.  

    Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

    Pós-graduada em:
    – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
    – Docência Universitária;
    – Psicopedagogia Institucional e Clínica;
    – Neuropedagogia Aplicada à Educação.
    Componente Curricular:Matemática
    Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Leitura, interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada e gráficos de barras
    Descritor(es) SAEB:D27 Ler informações e dados apresentados em tabelas.
    D28 Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em gráficos de colunas).
    Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:  
    (EF03MA27-A) Identificar e explorar dados apresentados por meio de tabelas de dupla entrada e gráficos de colunas ou barras simples, descrevê-los e expressar uma conclusão, oralmente ou por escrito, a partir das análises realizadas, em situações cotidianas.
    Referências:BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 11, ago. 2025.  

    CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 11, ago. 2025.  

    DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021.  

    GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.  

    SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.