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Matemática – Sólidos geométricos e resolução de situações problemas

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do ensino fundamental.


SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS

VOCÊS JÁ PERCEBERAM QUE MUITOS OBJETOS AO NOSSO REDOR TÊM FORMAS DIFERENTES, NÃO É MESMO? ALGUNS SÃO COMO CAIXAS, OUTROS COMO BOLAS E HÁ ATÉ AQUELES QUE PARECEM PIRÂMIDES. ESSAS FORMAS QUE TÊM VOLUME E OCUPAM ESPAÇO SÃO CHAMADAS DE GEOMÉTRICAS.

VAMOS CONHECER ALGUNS TIPOS DE GEOMÉTRICOS:

CUBO: IMAGINEM UM DADO DE JOGO. ELE TEM SEIS FACES QUADRADAS IGUAIS, E TODAS AS ARESTAS TÊM O MESMO COMPRIMENTO. ISSO É UM CUBO! O CUBO É UM SÓLIDO COM SEIS FACES QUADRADAS IDÊNTICAS.

IMAGEM CRIADA NO CANVA

ESFERA: VOCÊS JÁ VIRAM UMA BOLA DE FUTEBOL OU DE BASQUETE? ELAS SÃO EXEMPLOS DE ESFERAS. UMA ESFERA É UM SÓLIDO ARREDONDADO, COMO UMA BOLA, E TODAS AS PARTES DELA ESTÃO À MESMA DISTÂNCIA DO CENTRO.

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CILINDRO: AGORA, PENSEM EM UM ROLO DE PAPEL-TOALHA. ELE TEM DUAS BASES CIRCULARES E UMA PARTE RETA NO MEIO. ISSO É UM CILINDRO! O CILINDRO TEM DUAS BASES CIRCULARES IGUAIS E UMA SUPERFÍCIE LATERAL QUE É CURVA.

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PIRÂMIDE: LEMBREM-SE DAS PIRÂMIDES DO EGITO? ELAS TÊM UMA BASE RETANGULAR OU TRIANGULAR E LATERAIS QUE SE ENCONTRAM EM UM PONTO NO TOPO. UMA PIRÂMIDE É UM SÓLIDO COM UMA BASE E LADOS TRIANGULARES QUE SE ENCONTRAM EM UM VÉRTICE.

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PRISMA: PENSEM EM UMA CAIXA DE SAPATOS. ELA TEM DUAS BASES IGUAIS E LATERAIS RETANGULARES OU QUADRANGULARES. ISSO É UM PRISMA! UM PRISMA TEM BASES IGUAIS E LADOS RETANGULARES OU QUADRANGULARES.

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AGORA VAMOS EXPLORAR UM ASSUNTO MUITO IMPORTANTE: COMO RESOLVER PROBLEMAS ENVOLVENDO DINHEIRO. APRENDER SOBRE DINHEIRO É DIVERTIDO E ÚTIL, POIS NOS AJUDA A ENTENDER COMO USAR O DINHEIRO EM NOSSO DIA A DIA.

VOCÊS JÁ FORAM À MERCEARIA COM SEUS PAIS OU RESPONSÁVEIS? LÁ, COMPRAMOS VÁRIAS COISAS COMO FRUTAS, PÃES, LEITE E MUITO MAIS. VAMOS IMAGINAR ALGUMAS SITUAÇÕES-PROBLEMA PARA PRATICARMOS JUNTOS!

SITUAÇÃO 1: COMPRANDO FRUTAS

VAMOS SUPOR QUE VOCÊS QUEIRAM COMPRAR TRÊS MAÇÃS E DUAS BANANAS. AS MAÇÃS CUSTAM R$1,50 CADA E AS BANANAS CUSTAM R$0,80 CADA. QUANTO VOCÊS VÃO GASTAR NO TOTAL?

PARA RESOLVER ISSO, PRECISAMOS MULTIPLICAR O PREÇO DE CADA FRUTA PELO NÚMERO DE UNIDADES E DEPOIS SOMAR OS RESULTADOS:

PREÇO DAS MAÇÃS = 3 X R$ 1,50 = R$ 4,50 

PREÇO DAS BANANAS = 2 X R$ 0,80 = R$ 1,60

AGORA, SOMAMOS OS DOIS RESULTADOS: R$4,50 + R$1,60 = R$6,10.

PORTANTO, VOCÊS VÃO GASTAR R$6,10 NO TOTAL.

SITUAÇÃO 2: TROCO NA LOJINHA

VOCÊS FORAM À LOJINHA COMPRAR UM BRINQUEDO QUE CUSTA R$5,00. VOCÊS DERAM UMA NOTA DE R$ 10,00 PARA O ATENDENTE. QUANTO DE TROCO VÃO RECEBER?

AQUI, PRECISAMOS SUBTRAIR O PREÇO DO BRINQUEDO DA QUANTIA QUE VOCÊS DERAM:

TROCO = R$ 10,00 – R$ 5,00 = R$ 5,00

VOCÊS VÃO RECEBER R$5,00 DE TROCO.

LEMBREM-SE SEMPRE DE QUE PARA RESOLVER PROBLEMAS COM DINHEIRO, É IMPORTANTE LER AS INFORMAÇÕES COM ATENÇÃO, IDENTIFICAR AS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS NECESSÁRIAS (ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO) E FAZER OS CÁLCULOS PASSO A PASSO.

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO:

Canal Portal Conexão Escola “Aprender Sempre – Mat – 3º Ano – 2ºBimestre- Vídeoaula 3 – Sólidos Geométricos e Resolução de Situações Problema”. Disponível em <https://youtu.be/rAPTOQibaWU?list=PLxRkqxlT0AC1PP1ETK5AKCe-eFdPK3-0_>. Acesso em: 26 Abr. 2022.

QUESTÃO 1

ESTA FIGURA REPRESENTA QUAL SÓLIDO GEOMÉTRICO?

IMAGEM CRIADO NO CANVA

(A) PARALELEPÍPEDO

(B) PIRÂMIDE

(C) CUBO

(D) ESFERA

QUESTÃO 2

ESTE OBJETO REPRESENTA QUAL SÓLIDO GEOMÉTRICO?

IMAGEM CRIADO NO CANVA

(A) CUBO

(B) PARALELEPÍPEDO

(C) ESFERA

(D) CILINDRO

QUESTÃO 3

DAVI TEM CINCO NOTAS DE 10 REAIS E DUAS NOTAS DE 5 REAIS. MAYARA TEM TRÊS NOTAS DE 20 REAIS. QUEM TEM MAIS DINHEIRO?

QUESTÃO 4

EM UMA SORVETERIA, CADA SORVETE CUSTA R$2,00. PAPAI LEVOU TODA A FAMÍLIA E CADA UM TOMOU UM SORVETE. SE EM NOSSA FAMÍLIA SOMOS OITO, QUANTO PAPAI GASTOU?


Autoria:Lucyana Oliveira Borba
Formação:Pedagogia
Componente Curricular:Matemática
Habilidade:(EF03MA24-A) Reconhecer quantas notas de um valor menor são necessárias para trocar por uma nota de valor maior, ou quantas vezes o valor de uma nota é maior ou menor do que o valor de outra.
(EF03MA24-B) Reconhecer em situações cotidianas de compra, venda e troca a necessidade de trocar notas, comparar valores e realizar desconto e troco.
(EF03MA24-C) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca no contexto da educação financeira.
(EF02MA14-B) Reconhecer e comparar figuras geométricas espaciais, como cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera, relacionando-as com objetos do mundo físico, embalagens, modelos de figuras espaciais com massa de modelar ou varetas, expressando verbalmente ou por meio de desenhos suas características e propriedades, como ter ou não faces e vértices e ser ou não redondas, nomeando as figuras e as faces.
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CADERNO APRENDER SEMPRE – 2º Bimestre 2022 – 3ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 29, jan. 22.
JMK, E. S. acesso em 19, fev. 22). vídeo (3 seg.). Efeito Sonoro – Apito de locomotiva a vapor 3 vezes. Fonte: Publicado pelo canal: E.S. JMK: https://www.youtube.com/watch?v=usMMw7KlFdk