Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do ensino fundamental.
SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS
VOCÊS JÁ PERCEBERAM QUE MUITOS OBJETOS AO NOSSO REDOR TÊM FORMAS DIFERENTES, NÃO É MESMO? ALGUNS SÃO COMO CAIXAS, OUTROS COMO BOLAS E HÁ ATÉ AQUELES QUE PARECEM PIRÂMIDES. ESSAS FORMAS QUE TÊM VOLUME E OCUPAM ESPAÇO SÃO CHAMADAS DE GEOMÉTRICAS.
VAMOS CONHECER ALGUNS TIPOS DE GEOMÉTRICOS:
CUBO: IMAGINEM UM DADO DE JOGO. ELE TEM SEIS FACES QUADRADAS IGUAIS, E TODAS AS ARESTAS TÊM O MESMO COMPRIMENTO. ISSO É UM CUBO! O CUBO É UM SÓLIDO COM SEIS FACES QUADRADAS IDÊNTICAS.
ESFERA: VOCÊS JÁ VIRAM UMA BOLA DE FUTEBOL OU DE BASQUETE? ELAS SÃO EXEMPLOS DE ESFERAS. UMA ESFERA É UM SÓLIDO ARREDONDADO, COMO UMA BOLA, E TODAS AS PARTES DELA ESTÃO À MESMA DISTÂNCIA DO CENTRO.
CILINDRO: AGORA, PENSEM EM UM ROLO DE PAPEL-TOALHA. ELE TEM DUAS BASES CIRCULARES E UMA PARTE RETA NO MEIO. ISSO É UM CILINDRO! O CILINDRO TEM DUAS BASES CIRCULARES IGUAIS E UMA SUPERFÍCIE LATERAL QUE É CURVA.
PIRÂMIDE: LEMBREM-SE DAS PIRÂMIDES DO EGITO? ELAS TÊM UMA BASE RETANGULAR OU TRIANGULAR E LATERAIS QUE SE ENCONTRAM EM UM PONTO NO TOPO. UMA PIRÂMIDE É UM SÓLIDO COM UMA BASE E LADOS TRIANGULARES QUE SE ENCONTRAM EM UM VÉRTICE.
PRISMA: PENSEM EM UMA CAIXA DE SAPATOS. ELA TEM DUAS BASES IGUAIS E LATERAIS RETANGULARES OU QUADRANGULARES. ISSO É UM PRISMA! UM PRISMA TEM BASES IGUAIS E LADOS RETANGULARES OU QUADRANGULARES.
AGORA VAMOS EXPLORAR UM ASSUNTO MUITO IMPORTANTE: COMO RESOLVER PROBLEMAS ENVOLVENDO DINHEIRO. APRENDER SOBRE DINHEIRO É DIVERTIDO E ÚTIL, POIS NOS AJUDA A ENTENDER COMO USAR O DINHEIRO EM NOSSO DIA A DIA.
VOCÊS JÁ FORAM À MERCEARIA COM SEUS PAIS OU RESPONSÁVEIS? LÁ, COMPRAMOS VÁRIAS COISAS COMO FRUTAS, PÃES, LEITE E MUITO MAIS. VAMOS IMAGINAR ALGUMAS SITUAÇÕES-PROBLEMA PARA PRATICARMOS JUNTOS!
SITUAÇÃO 1: COMPRANDO FRUTAS
VAMOS SUPOR QUE VOCÊS QUEIRAM COMPRAR TRÊS MAÇÃS E DUAS BANANAS. AS MAÇÃS CUSTAM R$1,50 CADA E AS BANANAS CUSTAM R$0,80 CADA. QUANTO VOCÊS VÃO GASTAR NO TOTAL?
PARA RESOLVER ISSO, PRECISAMOS MULTIPLICAR O PREÇO DE CADA FRUTA PELO NÚMERO DE UNIDADES E DEPOIS SOMAR OS RESULTADOS:
PREÇO DAS MAÇÃS = 3 X R$ 1,50 = R$ 4,50
PREÇO DAS BANANAS = 2 X R$ 0,80 = R$ 1,60
AGORA, SOMAMOS OS DOIS RESULTADOS: R$4,50 + R$1,60 = R$6,10.
PORTANTO, VOCÊS VÃO GASTAR R$6,10 NO TOTAL.
SITUAÇÃO 2: TROCO NA LOJINHA
VOCÊS FORAM À LOJINHA COMPRAR UM BRINQUEDO QUE CUSTA R$5,00. VOCÊS DERAM UMA NOTA DE R$ 10,00 PARA O ATENDENTE. QUANTO DE TROCO VÃO RECEBER?
AQUI, PRECISAMOS SUBTRAIR O PREÇO DO BRINQUEDO DA QUANTIA QUE VOCÊS DERAM:
TROCO = R$ 10,00 – R$ 5,00 = R$ 5,00
VOCÊS VÃO RECEBER R$5,00 DE TROCO.
LEMBREM-SE SEMPRE DE QUE PARA RESOLVER PROBLEMAS COM DINHEIRO, É IMPORTANTE LER AS INFORMAÇÕES COM ATENÇÃO, IDENTIFICAR AS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS NECESSÁRIAS (ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO) E FAZER OS CÁLCULOS PASSO A PASSO.
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO:
QUESTÃO 1
ESTA FIGURA REPRESENTA QUAL SÓLIDO GEOMÉTRICO?
(A) PARALELEPÍPEDO
(B) PIRÂMIDE
(C) CUBO
(D) ESFERA
QUESTÃO 2
ESTE OBJETO REPRESENTA QUAL SÓLIDO GEOMÉTRICO?
(A) CUBO
(B) PARALELEPÍPEDO
(C) ESFERA
(D) CILINDRO
QUESTÃO 3
DAVI TEM CINCO NOTAS DE 10 REAIS E DUAS NOTAS DE 5 REAIS. MAYARA TEM TRÊS NOTAS DE 20 REAIS. QUEM TEM MAIS DINHEIRO?
QUESTÃO 4
EM UMA SORVETERIA, CADA SORVETE CUSTA R$2,00. PAPAI LEVOU TODA A FAMÍLIA E CADA UM TOMOU UM SORVETE. SE EM NOSSA FAMÍLIA SOMOS OITO, QUANTO PAPAI GASTOU?
Autoria: | Lucyana Oliveira Borba |
Formação: | Pedagogia |
Componente Curricular: | Matemática |
Habilidade: | (EF03MA24-A) Reconhecer quantas notas de um valor menor são necessárias para trocar por uma nota de valor maior, ou quantas vezes o valor de uma nota é maior ou menor do que o valor de outra. (EF03MA24-B) Reconhecer em situações cotidianas de compra, venda e troca a necessidade de trocar notas, comparar valores e realizar desconto e troco. (EF03MA24-C) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca no contexto da educação financeira. (EF02MA14-B) Reconhecer e comparar figuras geométricas espaciais, como cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera, relacionando-as com objetos do mundo físico, embalagens, modelos de figuras espaciais com massa de modelar ou varetas, expressando verbalmente ou por meio de desenhos suas características e propriedades, como ter ou não faces e vértices e ser ou não redondas, nomeando as figuras e as faces. |
Referências: | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CADERNO APRENDER SEMPRE – 2º Bimestre 2022 – 3ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 29, jan. 22. JMK, E. S. acesso em 19, fev. 22). vídeo (3 seg.). Efeito Sonoro – Apito de locomotiva a vapor 3 vezes. Fonte: Publicado pelo canal: E.S. JMK: https://www.youtube.com/watch?v=usMMw7KlFdk |