Esta proposta de atividade de Matemática com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
Sólidos Geométricos
Quando olhamos ao nosso redor, percebemos a presença de vários objetos, com formatos variados. Apesar das diferenças, esses objetos possuem algo em comum: são tridimensionais, ou seja, apresentam largura, altura e profundidade.

Muitos desses objetos se assemelham aos sólidos geométricos, que são formas tridimensionais, com formatos bem definidos, que ocupam lugar no espaço e possuem volume.

Entre os principais sólidos geométricos, destacam-se dois grupos: os poliedros e os corpos redondos.
Poliedros
Os poliedros são sólidos geométricos que possuem faces planas. Essas faces são polígonos, ou seja, figuras planas limitadas por segmentos de reta. Além das faces, os poliedros possuem:
- Arestas: segmentos de reta que unem dois vértices;
- Vértices: pontos onde três ou mais arestas se encontram;
- Faces: superfícies planas que formam o sólido.

Classificação dos poliedros
Entre os poliedros mais conhecidos estão os prismas e as pirâmides.
Os prismas são poliedros que possuem duas bases paralelas e iguais no formato e no tamanho. E as faces laterais são paralelogramos. São exemplos de prismas:

Já as pirâmides têm apenas uma base, que pode ser um polígono qualquer, e as laterais triangulares. A quantidade de triângulos nas laterais depende do polígono da base (triângulo, quadrado, retângulo, pentágono, ou outro).

Os corpos redondos
Diferente dos poliedros, os corpos redondos são sólidos geométricos que possuem superfícies curvas. Por isso, não possuem todas as características dos poliedros, como arestas bem definidas em todas as partes.
Os principais corpos redondos são:
- Cilindro: possui duas bases circulares e uma superfície lateral curva.
- Cone: apresenta uma base circular e uma superfície lateral curva que converge para um único ponto, chamado vértice.
- Esfera: é um sólido totalmente curvo, sem faces planas, arestas ou vértices.

Esses corpos podem ser facilmente reconhecidos em objetos do cotidiano, como latas, bolas e funis.
E que tal reforçar os conteúdos acima? Aqui tem a videoaula “Os sólidos geométricos”, da professora Cristiane Souza, do Canal Estúdio Conexão Escola, no YouTube, que vai te ajudar nisso.
Agora, resolva os exercícios abaixo.
QUESTÃO 1
Observe com atenção as imagens a seguir. Cada uma delas se assemelha a um dos sólidos geométricos relacionados no banco de palavras.
Escreva, na etiqueta de cada imagem, o nome do sólido geométrico correspondente.

QUESTÃO 2
O cone é um
(A) poliedro porque possui as faces planas.
(B) corpo redondo, porque possui a lateral curva.
(C) prisma, porque tem vértices e arestas.
(D) corpo redondo porque possui vértices, arestas e faces.
QUESTÃO 3
Que sólido geométrico é esse?
I – É um corpo redondo;
II – Tem duas bases iguais e paralelas;
III – Tem um círculo em cada uma das bases;
IV – Na face lateral tem apenas um polígono.
Estas afirmações descrevem
(A) a esfera.
(B) o cilindro.
(C) o cubo.
(D) a pirâmide.
QUESTÃO 4
Complete a tabela abaixo com informações sobre os poliedros.

QUESTÃO 5
Leia com atenção as afirmações abaixo e classifique-as em (V) verdadeiras e (F) falsas.
A) ( ) Todo sólido geométrico tem vértices e arestas.
B) ( ) Somente os poliedros possuem vértices, arestas e faces.
C) ( ) Os corpos redondos como a esfera, também são sólidos geométricos.
D) ( ) As pirâmides têm as faces laterais na forma de triângulos.
QUESTÃO 6
O cubo é um poliedro que tem todas as suas faces iguais entre si. Na imagem abaixo temos o cubo e a sua planificação.

Agora responda:
A) As faces do cubo tem a forma de qual polígono?
B) Quantas faces o cubo tem?
C) Qual é o número de arestas do cubo?
D) Quantos vértices tem o cubo?
Autoria | Cristiane Soares de Souza |
Formação | Licenciatura em Matemática |
Componente curricular | Matemática |
Habilidades | (EF05MA16-B) Reconhecer, nomear e comparar poliedros e corpos redendos assosciando-os a objetos do mundo físico. (EF05MA16-C) Reconhecer faces, vértices e restas nas figuras espaciais, planificadas ou não |
Objetos de conhecimento | Conceito de sólido geométricos; classificação dos sólidos (poliedros e corpos redondos); elementos de um poliedro. |
Descritores | D2: Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações. |
Referencial | SOUZA, Joamir Roberto de. SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: Matemática, 5º ano, ensino fundamental, anos iniciais. 1ª edição / São Paulo. FTD 2021. SILVA, Zeneide. PASSOS, Célia. Eu gosto m@is: Matemática. 5º ano. 5ª edição. São Paulo / IBEP. ARQUIERES, Darling Domingos. et al. Proposta de uma sequência didática com uso do “plano cartesiano manipulável”. Disponível na URL https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/download/1056/831, acessado em 10/04/25. |