You are currently viewing MATEMÁTICA – SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO: RECONHECIMENTO DE CÉDULAS E MOEDAS E EQUIVALÊNCIA DE VALORES
Real, Currency, Money, Dinheiro, Reais, Brasil. Several banknotes worth 100 reais and 50 reais on a wooden object.

MATEMÁTICA – SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO: RECONHECIMENTO DE CÉDULAS E MOEDAS E EQUIVALÊNCIA DE VALORES

ESTA AULA APRESENTA ATIVIDADES SOBRE O SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO QUE FAVORECE A COMPREENSÃO DAS REGRAS DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL DEVIDO ÀS POSSIBILIDADES DE TROCA ENTRE CÉDULAS E MOEDAS, CONSIDERANDO SEUS VALORES, E A COMPARAÇÃO E ORDENAÇÃO DE QUANTIDADES EXPRESSAS POR VALORES.

Vendas em supermercados crescem em todo o estado de SP - Blog APAS Show


OLÁ, CRIANÇAS, TUDO BEM? HOJE VAMOS REALIZAR MAIS ATIVIDADES SOBRE CÉDULAS E MOEDAS DO SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO. REFLITA SOBRE AS QUESTÕES ABAIXO.

  • QUEM NA SUA CASA COSTUMA FAZER COMPRAS NO SUPERMERCADO? 
  • VOCÊ JÁ PARTICIPOU DESSE MOMENTO? 
  • COM QUAL FREQUÊNCIA SÃO FEITAS AS COMPRAS? 
  • O SUPERMERCADO FICA PERTO OU LONGE DA SUA CASA? 
  • O QUE É POSSÍVEL COMPRAR NOS SUPERMERCADOS? 
  • ANTES DE FAZER AS COMPRAS, O SEU FAMILIAR FAZ ALGUM TIPO DE LISTA?

MATEMÁTICA/TURMA B/2 ANO/CICLO DA INFÂNCIA

ATIVIDADE 1 

COM A AJUDA DE UM ADULTO ESBOCE O TRAJETO QUE VOCÊ FAZ DE SUA CASA ATÉ O MERCADO ONDE COSTUMAM FAZER COMPRAS. REGISTRE OS PONTOS DE REFERÊNCIA NO PERCURSO QUE IDENTIFICAM, POR EXEMPLO, LOJAS COMERCIAIS, SINAIS DE TRÂNSITO, CASAS DE AMIGOS E PARENTES. 


ATIVIDADE 2

  • FAÇA UMA LISTA DE COMPRAS DE MERCADO. ESCREVER 5 ITENS QUE GOSTARIA OU PRECISARIA COMPRAR. 
  • QUAL SERIA A FORMA DE PAGAMENTO QUE VOCÊ GOSTARIA DE UTILIZAR PARA FAZER AS COMPRAS: EM DINHEIRO, COM CARTÃO, COM CHEQUE, VALE REFEIÇÃO. 
  • FAÇA UMA ESTIMATIVA DE QUANTO VOCÊ GASTARIA PARA COMPRAR OS ITENS DE SUA LISTA DE COMPRAS E ANOTE ESSA ESTIMATIVA EM SEU CADERNO. DEPOIS CONFIRME SUAS ESTIMATIVAS PERGUNTANDO UM ADULTO QUE MORA COM VOCÊ. 

ATIVIDADE 3

LIGUE A MOEDA NO VALOR CORRESPONDENTE:

  • DEZ CENTAVOS                                                            
  • CINCO CENTAVOS                                                                                                                                                                                                                                
  • CINQUENTA CENTAVOS                                                                                             

HABILIDADES ESTRUTURANTES(EF02MA20) ESTABELECER A EQUIVALÊNCIA DE VALORES ENTRE MOEDAS E CÉDULAS DO SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO PARA RESOLVER SITUAÇÕES COTIDIANAS. (EF02MA04-B) COMPOR E DECOMPOR NÚMEROS NATURAIS ATÉ 1000, UTILIZANDO MATERIAL MANIPULÁVEL, POR MEIO DE DIVERSAS ADIÇÕES, EM CONTEXTOS DIVERSOS COMO O SISTEMA MONETÁRIO.

VAMOS RELEMBRAR O QUE APRENDEMOS HOJE?

  • IDENTIFICAR VALORES DE CÉDULAS E MOEDAS DO SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO. 
  • RESOLVER PROBLEMAS QUE ENVOLVEM TROCAS ENTRE CÉDULAS E MOEDAS. 
  • RESOLVER PROBLEMAS QUE ENVOLVEM A COMPOSIÇÃO DE VALORES EM REAIS USANDO CÉDULAS E MOEDAS.