ESTA AULA APRESENTA ATIVIDADES SOBRE O SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO QUE FAVORECE A COMPREENSÃO DAS REGRAS DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL DEVIDO ÀS POSSIBILIDADES DE TROCA ENTRE CÉDULAS E MOEDAS, CONSIDERANDO SEUS VALORES, E A COMPARAÇÃO E ORDENAÇÃO DE QUANTIDADES EXPRESSAS POR VALORES.
OLÁ, CRIANÇAS, TUDO BEM? HOJE VAMOS REALIZAR MAIS ATIVIDADES SOBRE CÉDULAS E MOEDAS DO SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO. REFLITA SOBRE AS QUESTÕES ABAIXO.
- QUEM NA SUA CASA COSTUMA FAZER COMPRAS NO SUPERMERCADO?
 - VOCÊ JÁ PARTICIPOU DESSE MOMENTO?
 - COM QUAL FREQUÊNCIA SÃO FEITAS AS COMPRAS?
 - O SUPERMERCADO FICA PERTO OU LONGE DA SUA CASA?
 - O QUE É POSSÍVEL COMPRAR NOS SUPERMERCADOS?
 - ANTES DE FAZER AS COMPRAS, O SEU FAMILIAR FAZ ALGUM TIPO DE LISTA?
 
ATIVIDADE 1
COM A AJUDA DE UM ADULTO ESBOCE O TRAJETO QUE VOCÊ FAZ DE SUA CASA ATÉ O MERCADO ONDE COSTUMAM FAZER COMPRAS. REGISTRE OS PONTOS DE REFERÊNCIA NO PERCURSO QUE IDENTIFICAM, POR EXEMPLO, LOJAS COMERCIAIS, SINAIS DE TRÂNSITO, CASAS DE AMIGOS E PARENTES.
ATIVIDADE 2
- FAÇA UMA LISTA DE COMPRAS DE MERCADO. ESCREVER 5 ITENS QUE GOSTARIA OU PRECISARIA COMPRAR.
 - QUAL SERIA A FORMA DE PAGAMENTO QUE VOCÊ GOSTARIA DE UTILIZAR PARA FAZER AS COMPRAS: EM DINHEIRO, COM CARTÃO, COM CHEQUE, VALE REFEIÇÃO.
 - FAÇA UMA ESTIMATIVA DE QUANTO VOCÊ GASTARIA PARA COMPRAR OS ITENS DE SUA LISTA DE COMPRAS E ANOTE ESSA ESTIMATIVA EM SEU CADERNO. DEPOIS CONFIRME SUAS ESTIMATIVAS PERGUNTANDO UM ADULTO QUE MORA COM VOCÊ.
 
ATIVIDADE 3
LIGUE A MOEDA NO VALOR CORRESPONDENTE:
- DEZ CENTAVOS                                                             
 - CINCO CENTAVOS                                                                
 - CINQUENTA CENTAVOS                                                            
 
| HABILIDADES ESTRUTURANTES | (EF02MA20) ESTABELECER A EQUIVALÊNCIA DE VALORES ENTRE MOEDAS E CÉDULAS DO SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO PARA RESOLVER SITUAÇÕES COTIDIANAS. (EF02MA04-B) COMPOR E DECOMPOR NÚMEROS NATURAIS ATÉ 1000, UTILIZANDO MATERIAL MANIPULÁVEL, POR MEIO DE DIVERSAS ADIÇÕES, EM CONTEXTOS DIVERSOS COMO O SISTEMA MONETÁRIO. | 
VAMOS RELEMBRAR O QUE APRENDEMOS HOJE?
- IDENTIFICAR VALORES DE CÉDULAS E MOEDAS DO SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO.
 - RESOLVER PROBLEMAS QUE ENVOLVEM TROCAS ENTRE CÉDULAS E MOEDAS.
 - RESOLVER PROBLEMAS QUE ENVOLVEM A COMPOSIÇÃO DE VALORES EM REAIS USANDO CÉDULAS E MOEDAS.
 
