Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.

Sistema Monetário Brasileiro
Vamos aprender sobre o dinheiro?
Você já reparou como o dinheiro faz parte do nosso dia a dia? Usamos notas e moedas para comprar brinquedos, pagar o lanche da escola ou ajudar em casa nas compras do mercado. Por isso, é importante aprender a entender o valor de cada nota e moeda do nosso dinheiro, o Real (R$), que é o sistema monetário do Brasil.
Sabia que podemos trocar notas e moedas por outras de valores diferentes? Isso mesmo! Por exemplo: duas notas de R$ 5,00 valem o mesmo que uma nota de R$ 10,00. E cinco notas de R$ 10,00 valem R$ 50,00. Assim, aprendemos a comparar os valores e descobrir quantas notas pequenas formam uma maior. É como brincar de montar um quebra-cabeça de dinheiro!
Também é importante entender o que acontece quando compramos alguma coisa. Se você tem R$ 20,00 e compra um sorvete que custa R$ 8,00, o vendedor deve devolver o troco, que é o dinheiro que sobra da compra — nesse caso, R$ 12,00. Saber calcular o troco e comparar preços ajuda a gastar o dinheiro com sabedoria!
Outra coisa legal é aprender sobre o desconto. Imagine que o brinquedo que custava R$ 30,00 está em promoção por R$ 25,00. Isso quer dizer que você economizou R$ 5,00! Aprender a ler os preços, comparar valores e entender as trocas faz parte da educação financeira, que nos ensina a cuidar bem do nosso dinheiro.
Com essas ideias, fica mais fácil participar de situações de compra, venda e troca — e o mais importante: entender o valor das coisas e tomar boas decisões no futuro! ✨
ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:
Em produção…
RESPONDA ÀS QUESTÕES:
QUESTÃO 1
Uma nota de R$ 50,00 é formada por
(A) quatro notas de R$ 10,00.
(B) cinco notas de R$ 10,00.
(C) seis notas de R$ 10,00.
(D) dez notas de R$ 10,00.
QUESTÃO 2
Uma nota de R$ 50,00 é formada por
(A) quatro notas de R$ 10,00.
(B) cinco notas de R$ 10,00.
(C) seis notas de R$ 10,00.
(D) dez notas de R$ 10,00.
QUESTÃO 3
Se você tem R$ 20,00 e compra um brinquedo que custa R$ 15,00, receberá de troco,
(A) R$ 2,00.
(B) R$ 3,00.
(C) R$ 5,00.
(D) R$ 10,00.
QUESTÃO 4
Júlia comprou 2 salgados de R$ 4,00 e 1 suco de R$ 3,00. Quanto ela gastou no total?
QUESTÃO 5
Alice tem uma nota de R$ 50,00. Ela quer comprar figurinhas que custam R$ 5,00 cada. Quantas figurinhas ela pode comprar?
QUESTÃO 6
Um caderno custa R$ 12,00 e uma borracha custa R$ 3,00. Se você comprar os dois, quanto vai pagar?
QUESTÃO 7
Escolha uma cédula e o animal que aparece nela. Desenhe o animal escolhido, tentando copiar as cores e detalhes da cédula.
Depois de desenhar, escreva o nome do animal e da cédula ao lado do desenho.
Por fim, apresente o seu desenho para a turma, contando uma curiosidade sobre o animal que descobriu durante a atividade.

| Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges | 
| Formação: | Graduanda em Nutrição. Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; – Docência Universitária; – Psicopedagogia Institucional e Clínica; – Neuropedagogia Aplicada à Educação. | 
| Componente Curricular: | Matemática | 
| Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Sistema monetário brasileiro: estabelecimento de equivalências de um mesmo valor na utilização de diferentes cédulas e moedas: Sistema monetário brasileiro. | 
| Descritor(es) SAEB: | — | 
| Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: (EF03MA24-A) Reconhecer quantas notas de um valor menor são necessárias para trocar por uma nota de valor maior, ou quantas vezes o valor de uma nota é maior ou menor do que o valor de outra. (EF03MA24-B) Reconhecer em situações cotidianas de compra, venda e troca a necessidade de trocar notas, comparar valores e realizar desconto e troco. (EF03MA24-C) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca no contexto da educação financeira. | 
| Referências: | BANCO CENTRAL DO BRASIL. Segunda Família de Cédulas e Moedas. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/cedulasemoedas/ Acesso em: 28 out. 2025. CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 15, out. 2025. DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021. GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 4º bimestre – 3º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno. GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019. GOOGLE. Gemini [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://gemini.google.com/. Acesso em: 23 out. 2025. OPENAI. ChatGPT [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://chat.openai.com/. Acesso em: 23 out. 2025. SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021. | 

