Esta atividade tem como base as Sequências Didáticas propostas pelo Programa Minha Escola é Nota 10 (MEN 10) – Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.
D 13 – Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicional.
Sistema de numeração decimal
Vocês já sabem que usamos os números em nosso dia a dia para contar, medir e organizar informações. Mas como fazemos isso de forma organizada? Vamos descobrir!
1. Base 10 e Agrupamentos:
O Sistema de Numeração Decimal é baseado no número 10. Isso significa que utilizamos dez símbolos para representar todos os números. Esses símbolos são os algarismos de 0 a 9. A partir deles, podemos criar números maiores combinando-os de diferentes maneiras.
Para facilitar, agrupamos os números em conjuntos de três, formando as unidades, dezenas, centenas, milhares, dezenas de milhares e assim por diante. Isso nos ajuda a organizar e entender os números, tornando-os mais fáceis de ler e escrever.
2. Princípio do valor posicional:
Aqui está um conceito importante: o valor de um algarismo em um número depende da sua posição. Vamos ver um exemplo para entender melhor:
No número 3546, o 6 está na posição das unidades, o 4 está nas dezenas, o 5 nas centenas e o 3 nos milhares. Cada algarismo representa um valor diferente, e isso é o que chamamos de valor posicional.
Nesse caso:
3 = 3.000
5 = 500
4 = 40
6 = 6
3. Ler, escrever e ordenar números:
Agora que entendemos a importância da posição dos algarismos, podemos ler, escrever e ordenar números naturais de forma mais eficiente. Por exemplo, podemos ler o número 6.483 como “seis mil, quatrocentos e oitenta e três”.
Ao escrever, devemos sempre lembrar de manter a ordem correta dos algarismos. E para ordenar, basta comparar os algarismos de mesma ordem, começando da esquerda para a direita.
Com esse conhecimento sobre o ‘Sistema de Numeração Decimal’, poderão lidar com números maiores e compreender como eles são organizados. Continuem praticando e explorando esse sistema em diferentes situações do dia a dia.
Assista a videoaula a seguir:
Questão 1
Em uma competição de corrida de carros, os pilotos precisam percorrer 400 quilômetros. Cada quilômetro percorrido é marcado em um painel com algarismos de 0 a 9. Ao passar pelo quilômetro 9, o próximo marcador volta para 0 e o algarismo à esquerda aumenta em 1.
Quando um piloto percorre 395 quilômetros, o algarismo exibido no marcador de centenas é o
(A) 2.
(B) 3.
(C) 4.
(D) 5.
Questão 2
Você é um explorador em uma missão arqueológica em uma antiga cidade. Enquanto explora um templo, você encontra uma inscrição que descreve o ano da construção do templo. A inscrição usa um sistema de numeração antigo, e os números são representados da seguinte maneira:
“P” representa 1.
“M” representa 1.000.
“T” representa 10.000.
A inscrição no templo diz “TMMMPP.” Segundo este sistema de numeração, o número representado nesta inscrição é
(A) 10.020.
(B) 13.000.
(C) 10.300.
(D) 13.002.
Questão 3
Imagine que você está participando de um concurso de quebra-cabeças matemáticos. Você recebeu um grande cartão com os algarismos 3, 6, 2, 1, 5 e 8. Sua tarefa é organizá-los da forma que forme o maior número possível. Explique passo a passo como você faria isso, considerando o valor posicional de cada algarismo.
Questão 4
Você é um detetive resolvendo um quebra-cabeça matemático. Recebeu uma mensagem misteriosa de um criminoso que envolve operações com números. A mensagem diz o seguinte:
“O código é uma sequência de números naturais de 6 dígitos. Cada algarismo está relacionado à sua posição e ao valor posicional. O primeiro algarismo representa as centenas de milhar, o segundo as dezenas de milhar, o terceiro as unidades de milhar, o quarto as centenas, o quinto as dezenas, e o sexto as unidades. A soma dos algarismos é 27, e o número é menor que 80. Descubra o código!”
Explique como você usaria seu conhecimento sobre o Sistema de Numeração Decimal, princípio do valor posicional e agrupamentos para desvendar o código e encontrar a sequência de números.
Autoria: | Lucyana Oliveira Borba |
Formação: | Pedagogia |
Componente Curricular: | Matemática |
Descritores | D 13 – Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicional. |
Habilidades | (EF05MA01) Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal. |
Referências: | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CADERNO APRENDER SEMPRE – 3º Bimestre 2023 – 5ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22. |