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Matemática – Sistema de numeração decimal

Esta atividade de Matemática, tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. 

Diagrama

Descrição gerada automaticamente

Disponível em: <a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/pessoas’>Pessoas vetor criado por storyset – br.freepik.com</a> Acesso em 06, Abril 22.

O Sistema de Numeração Decimal, muitas vezes chamado de sistema de base 10, é uma das formas mais amplamente utilizadas de representar números em todo o mundo. Ele fornece uma estrutura simples e intuitiva para a notação numérica, onde cada dígito tem um valor relativo à sua posição no número. Neste sistema, começamos com o dígito zero e avançamos até nove, antes de avançar para a próxima casa decimal. Esta estrutura é fundamental para a resolução de problemas matemáticos e tem inúmeras aplicações em nossa vida cotidiana.

A adição é uma das operações mais fundamentais no sistema decimal e está relacionada à ideia de juntar e acrescentar quantidades. Quando somamos dois ou mais números, estamos, na verdade, combinando suas quantidades para encontrar o total. Por exemplo, se temos 3 maçãs e adicionamos mais 2 maçãs, o resultado é 5 maçãs.

Se tivermos 3 maçãs (representadas como “3”) e adicionarmos 2 maçãs (representadas como “2”), a soma é representada como “5”. A adição é uma operação fundamental na vida cotidiana, usada para calcular preços, somar pontos em jogos e muito mais.

A subtração, por sua vez, está relacionada à ideia de diminuir, tirar e até comparar valores. Quando subtraímos um número de outro, estamos removendo uma quantidade específica do total. Por exemplo, se temos 8 reais e gastamos 3 reais, podemos representar essa subtração no sistema decimal. Começamos com 8 reais (representados como “8”) e subtraímos 3 reais (representados como “3”), resultando em 5 reais. A subtração é usada em várias situações, desde controlar despesas pessoais até resolver problemas matemáticos complexos.

Além disso, a subtração também é usada para comparar valores. Por exemplo, podemos comparar o preço de dois produtos para determinar qual deles é mais barato. Subtraindo o preço de um produto do preço do outro, podemos encontrar a diferença e, assim, tomar uma decisão informada.

A multiplicação é outra operação essencial no sistema de numeração decimal e tem uma variedade de aplicações. Embora muitas vezes associemos a multiplicação com o aumento de quantidades, ela vai além disso. A multiplicação pode ser usada para calcular o número de possibilidades ou combinações em situações de contagem. Por exemplo, se tivermos 4 camisetas diferentes e 3 calças diferentes, podemos usar a multiplicação para determinar quantos conjuntos de roupas diferentes podemos criar. Neste caso, multiplicamos o número de opções para as camisetas (4) pelo número de opções para as calças (3), resultando em 12 possíveis conjuntos de roupas diferentes.

A multiplicação também desempenha um papel vital em áreas como a matemática financeira, onde é usada para calcular juros compostos e crescimento exponencial. Além disso, a multiplicação é usada em escalas maiores, como na multiplicação de números grandes em cálculos complexos e na representação de números decimais em notação científica.

Então, o Sistema de Numeração Decimal é a base de muitas operações matemáticas essenciais em nossa vida cotidiana. A adição, a subtração e a multiplicação são operações fundamentais que utilizam essa estrutura de numeração para resolver problemas e realizar cálculos em uma ampla gama de contextos. Entender como essas operações estão relacionadas ao sistema decimal é fundamental para desenvolver habilidades matemáticas e aplicá-las em situações do dia a dia. Desde fazer compras até solucionar problemas complexos, o Sistema de Numeração Decimal desempenha um papel crucial na maneira como lidamos com números e quantidades em nossa sociedade.

Assista a videoula abaixo da professora Priscilla com essa temática.

Sabendo isso, responda a atividade abaixo:

Questão 1

Carol está produzindo tapetes para vender. Na segunda feira ela fez 8 tapetes, na terça feira fez 10, na quarta-feira 5 e na quinta feira 11. De acordo com essas informações responda:

a. Quantos tapetes ela fez ao longo desses dias?

b. Se na segunda feira ela tivesse produzido 5 tapetes a mais, quantos tapetes ela teria feito nesse dia?

c. Se na quinta feira ela tivesse produzido 2 tapetes a menos, quanto teria feito nesse dia?

d. Se ela vende cada tapete por 20 reais, quanto vai arrecadar com a venda de todos esses tapetes produzidos?

Questão 2

 Jorge comprou 3 tapetes de Carol que custavam 20 reais cada um, mas recebeu um desconto de 2 reais em cada. Quanto ele economizou nessa compra por conta do desconto recebido?

(A) Jorge economizou 6 reais nessa compra por conta do desconto recebido.

(B) Jorge economizou 9 reais nessa compra por conta do desconto recebido.

(C) Jorge economizou 4 reais nessa compra por conta do desconto recebido.

(D) Jorge economizou 7 reais nessa compra por conta do desconto recebido.

Questão 3

Em uma escola chegaram 7 pacotes com 15 livros em cada um para serem distribuídos aos alunos. Responda:

Linha de livros na prateleira da biblioteca, loja, escola ou casa. ilustração em vetor realista de pilha de literatura em capa vintage com decoração dourada, estante isolada no fundo branco Vetor grátis
Disponível em: <a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/fundo’>Fundo vetor criado por upklyak – br.freepik.com</a> Acesso em 06, Abril 22.

a. Quantos livros foram recebidos pela escola?

b. No dia seguinte chegaram outros 4 pacotes com 12 livros em cada. Qual o total de livros que chegaram nesse dia?

c. Nessa escola estão matriculados 160 alunos. A quantidade total de livros que chegou será suficiente para que todos os alunos recebam?

Questão 4

Uma lanchonete oferece 6 tipos de suco: laranja, limão, abacaxi, uva, morango e maracujá. Eles são servidos em copos de 3 tamanhos: pequeno, médio e grande. Quantas são as possibilidades de escolha ao pedir um suco? (A) 9 possibilidades

(B) 12 possibilidades

(C) 18 possibilidades

(D) 24 possibilidades


Autoria:Priscilla Nascimento Dias, licenciada em matemática e pedagoga.
Componente Curricular:Matemática
Habilidade:(EF06MA03-A) Ler, interpretar e resolver problemas que envolvam cálculos (fatos do cotidiano), mentais ou escritos, exatos ou aproximados, com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora. 
(EF06MA03-B) Analisar e elaborar problemas que envolvam cálculos, mentais ou escritos, exatos ou aproximados, com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
Referências: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 6°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2022.