Esta atividade de Matemática, tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.
Disponível em: <a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/pessoas’>Pessoas vetor criado por storyset – br.freepik.com</a> Acesso em 06, Abril 22.
O Sistema de Numeração Decimal, muitas vezes chamado de sistema de base 10, é uma das formas mais amplamente utilizadas de representar números em todo o mundo. Ele fornece uma estrutura simples e intuitiva para a notação numérica, onde cada dígito tem um valor relativo à sua posição no número. Neste sistema, começamos com o dígito zero e avançamos até nove, antes de avançar para a próxima casa decimal. Esta estrutura é fundamental para a resolução de problemas matemáticos e tem inúmeras aplicações em nossa vida cotidiana.
A adição é uma das operações mais fundamentais no sistema decimal e está relacionada à ideia de juntar e acrescentar quantidades. Quando somamos dois ou mais números, estamos, na verdade, combinando suas quantidades para encontrar o total. Por exemplo, se temos 3 maçãs e adicionamos mais 2 maçãs, o resultado é 5 maçãs.
Se tivermos 3 maçãs (representadas como “3”) e adicionarmos 2 maçãs (representadas como “2”), a soma é representada como “5”. A adição é uma operação fundamental na vida cotidiana, usada para calcular preços, somar pontos em jogos e muito mais.
A subtração, por sua vez, está relacionada à ideia de diminuir, tirar e até comparar valores. Quando subtraímos um número de outro, estamos removendo uma quantidade específica do total. Por exemplo, se temos 8 reais e gastamos 3 reais, podemos representar essa subtração no sistema decimal. Começamos com 8 reais (representados como “8”) e subtraímos 3 reais (representados como “3”), resultando em 5 reais. A subtração é usada em várias situações, desde controlar despesas pessoais até resolver problemas matemáticos complexos.
Além disso, a subtração também é usada para comparar valores. Por exemplo, podemos comparar o preço de dois produtos para determinar qual deles é mais barato. Subtraindo o preço de um produto do preço do outro, podemos encontrar a diferença e, assim, tomar uma decisão informada.
A multiplicação é outra operação essencial no sistema de numeração decimal e tem uma variedade de aplicações. Embora muitas vezes associemos a multiplicação com o aumento de quantidades, ela vai além disso. A multiplicação pode ser usada para calcular o número de possibilidades ou combinações em situações de contagem. Por exemplo, se tivermos 4 camisetas diferentes e 3 calças diferentes, podemos usar a multiplicação para determinar quantos conjuntos de roupas diferentes podemos criar. Neste caso, multiplicamos o número de opções para as camisetas (4) pelo número de opções para as calças (3), resultando em 12 possíveis conjuntos de roupas diferentes.
A multiplicação também desempenha um papel vital em áreas como a matemática financeira, onde é usada para calcular juros compostos e crescimento exponencial. Além disso, a multiplicação é usada em escalas maiores, como na multiplicação de números grandes em cálculos complexos e na representação de números decimais em notação científica.
Então, o Sistema de Numeração Decimal é a base de muitas operações matemáticas essenciais em nossa vida cotidiana. A adição, a subtração e a multiplicação são operações fundamentais que utilizam essa estrutura de numeração para resolver problemas e realizar cálculos em uma ampla gama de contextos. Entender como essas operações estão relacionadas ao sistema decimal é fundamental para desenvolver habilidades matemáticas e aplicá-las em situações do dia a dia. Desde fazer compras até solucionar problemas complexos, o Sistema de Numeração Decimal desempenha um papel crucial na maneira como lidamos com números e quantidades em nossa sociedade.
Assista a videoula abaixo da professora Priscilla com essa temática.
Sabendo isso, responda a atividade abaixo:
Questão 1
Carol está produzindo tapetes para vender. Na segunda feira ela fez 8 tapetes, na terça feira fez 10, na quarta-feira 5 e na quinta feira 11. De acordo com essas informações responda:
a. Quantos tapetes ela fez ao longo desses dias?
b. Se na segunda feira ela tivesse produzido 5 tapetes a mais, quantos tapetes ela teria feito nesse dia?
c. Se na quinta feira ela tivesse produzido 2 tapetes a menos, quanto teria feito nesse dia?
d. Se ela vende cada tapete por 20 reais, quanto vai arrecadar com a venda de todos esses tapetes produzidos?
Questão 2
Jorge comprou 3 tapetes de Carol que custavam 20 reais cada um, mas recebeu um desconto de 2 reais em cada. Quanto ele economizou nessa compra por conta do desconto recebido?
(A) Jorge economizou 6 reais nessa compra por conta do desconto recebido.
(B) Jorge economizou 9 reais nessa compra por conta do desconto recebido.
(C) Jorge economizou 4 reais nessa compra por conta do desconto recebido.
(D) Jorge economizou 7 reais nessa compra por conta do desconto recebido.
Questão 3
Em uma escola chegaram 7 pacotes com 15 livros em cada um para serem distribuídos aos alunos. Responda:
a. Quantos livros foram recebidos pela escola?
b. No dia seguinte chegaram outros 4 pacotes com 12 livros em cada. Qual o total de livros que chegaram nesse dia?
c. Nessa escola estão matriculados 160 alunos. A quantidade total de livros que chegou será suficiente para que todos os alunos recebam?
Questão 4
Uma lanchonete oferece 6 tipos de suco: laranja, limão, abacaxi, uva, morango e maracujá. Eles são servidos em copos de 3 tamanhos: pequeno, médio e grande. Quantas são as possibilidades de escolha ao pedir um suco? (A) 9 possibilidades
(B) 12 possibilidades
(C) 18 possibilidades
(D) 24 possibilidades
Autoria: | Priscilla Nascimento Dias, licenciada em matemática e pedagoga. |
Componente Curricular: | Matemática |
Habilidade: | (EF06MA03-A) Ler, interpretar e resolver problemas que envolvam cálculos (fatos do cotidiano), mentais ou escritos, exatos ou aproximados, com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora. (EF06MA03-B) Analisar e elaborar problemas que envolvam cálculos, mentais ou escritos, exatos ou aproximados, com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 6°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 2°. Bimestre; Goiânia, 2022. |