You are currently viewing Matemática – Sequências Repetitivas e Recursivas

Matemática – Sequências Repetitivas e Recursivas

Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.


Sequências repetitivas e recursivas

Figura 1 – Elaborado por Danielle Fantini no Canva (2025).

Você já brincou de descobrir o que vem depois em uma sequência de desenhos, cores ou números? Isso é o que chamamos de sequência, e hoje vamos aprender dois tipos: sequência repetitiva e sequência recursiva.

Sequência repetitiva é aquela em que os elementos aparecem sempre na mesma ordem, como um ciclo. Por exemplo: estrela, coração, estrela, coração, estrela, coração…

Figura 2 – Elaborado por Danielle Fantini no Canva (2025).

Aqui, o padrão se repete. Se alguém esconder uma parte da sequência, você pode descobrir o que está faltando, observando o que veio antes e o que veio depois.

Sequência recursiva é um pouco diferente. Ela segue uma regra de crescimento ou mudança. Por exemplo: 2, 4, 6, 8…

Figura 3 – Elaborado por Danielle Fantini no Canva (2025).

Cada número aumenta de 2 em 2. A sequência não repete os mesmos números, mas segue uma regra de formação. Se alguém apagar um número, será possível descobrir o que está faltando usando essa regra.

Essas sequências ajudam a treinar o raciocínio, a atenção e a capacidade de resolver problemas. Você pode encontrar padrões assim em brinquedos, músicas, na natureza e até nas contas de matemática.

Agora que você já sabe o que são sequências, vamos praticar com alguns desafios!

RESPONDA ÀS QUESTÕES:

QUESTÃO 1

Na sequência repetitiva os

Figura 4 – Elaborado por Danielle Fantini no Canva (2025).

A) números crescem de dois em dois.

B) elementos aparecem fora de ordem.

C) elementos seguem sempre a mesma ordem.

D) números diminuem até chegar a zero.

QUESTÃO 2

Na sequência 3, 6, 9, __, 15, 18; o número que está faltando é:

A) 10.

B) 11.

C) 12.

D) 13.

QUESTÃO 3

Em uma festa, os balões foram colocados em uma sequência de cores: vermelho, azul, amarelo, vermelho, azul, amarelo… Se essa ordem continuar, qual será a cor do 10º balão? Desenhe para descobrir.

QUESTÃO 4

Júlia está colocando blocos de madeira em uma ordem crescente: 1 bloco, 2 blocos, 3 blocos, 4 blocos… Se ela continuar esse padrão, quantos blocos ela usará na próxima construção?

QUESTÃO 5

Observe a sequência: 2, 5, 8, 11, __. Qual número vem a seguir? (Dica: Qual número está sendo somado a cada passo?).

QUESTÃO 6

Uma lagarta andou sobre folhas em uma sequência: pequena, média, grande, pequena, média, grande… Se ela continuar assim, qual será o tamanho da 7ª folha? Desenhe para descobrir.

QUESTÃO 7

Em uma sequência recursiva, o que acontece com os números?

Figura 7 – Elaborado no Canva (2025).

(   ) Eles são misturados e não seguem nenhuma ordem.

(   ) Eles se repetem como um ciclo.

(   ) Eles crescem ou mudam seguindo uma regra.

(   ) Eles aparecem em ordem aleatória.

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:

Matemática – Sequências Repetitivas e Recursivas – 3º ano – Ensino Fundamental – Canal Portal Conexão Escola – Secretaria Municipal de Educação – Goiânia – Disponível em: <https://youtu.be/xZvlgKVpyDw>. Acesso em: 16, abr. 2025.


Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação
– Docência Universitária
– Psicopedagogia Institucional e Clínica
– Neuropedagogia Aplicada à Educação
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Identificação de regularidade de sequências e determinação de elementos ausentes na sequência.
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:
(EF02MA11) Descrever os elementos ausentes em sequências repetitivas e em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.  

MATRIZ DE HABILIDADES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL – PREFEITURA DE GOIÂNIA:(EF02MA10-C) Descrever um padrão ou regularidade de sequências repetitivas e de sequências recursivas, por meio de palavras, símbolos ou desenhos. Exemplo: na sequência repetitiva 2, 2, A, 2, 2, A, 2, 2, A… O padrão de repetição é 2, 2, A; na sequência 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, a recursividade está em que, a partir do segundo termo, que é 1, os demais são obtidos da soma dos dois anteriores: 2 = 1 + 1; 3 = 1 + 2; 5 = 2 + 3 e assim por diante.  
Referências:CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 16, abr. 2025.  

DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021.  

GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 2º bimestre – 4º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno.  

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.  

SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.