ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
OLÁ, CRIANÇA! JÁ CONVERSAMOS SOBRE A SEQUÊNCIA NUMÉRICA ATÉ 20. VOCÊ SE LEMBRA? A COMPREENSÃO DA SEQUÊNCIA NUMÉRICA E A CAPACIDADE DE IDENTIFICAR NÚMEROS MAIORES E MENORES SÃO HABILIDADES FUNDAMENTAIS NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO.
PARA ISSO, UTILIZAMOS A RETA NUMÉRICA COMO UMA FERRAMENTA VISUAL QUE NOS AJUDA A ENTENDER A RELAÇÃO ENTRE OS NÚMEROS. AO OBSERVAR A RETA NUMÉRICA, PODEMOS FACILMENTE IDENTIFICAR A ORDEM DOS NÚMEROS.
POR EXEMPLO, SE CONSIDERARMOS OS NÚMEROS 16 E 20, PODEMOS NOTAR QUE 20 VEM DEPOIS DE 16 NA RETA NUMÉRICA. ISSO SIGNIFICA QUE 20 É MAIOR DO QUE 16.
OUTRO EXEMPLO, SE CONSIDERARMOS OS NÚMEROS 1 E 7, PODEMOS NOTAR QUE 1 VEM ANTES DE 7 NA RETA NUMÉRICA. ISSO SIGNIFICA QUE 1 É MENOR DO QUE 7.
VAMOS LER?
TODO ESCRITO EM LETRAS MAIÚSCULAS E COM RECURSOS COLORIDOS QUE DESTACAM A SEQÜÊNCIA NUMÉRICA DE 1 A 12, ESTE LIVRO DEVERÁ ENCANTAR PAIS, EDUCADORES E CRIANÇAS, QUE NÃO SE CANSAM DE DESCOBRIR, AFINAL, “COM QUANTOS PAUS SE FAZ UMA CANOA”.
VAMOS FAZER A ATIVIDADE?
QUESTÃO 1
VAMOS COMPLETAR A RETA NUMÉRICA COM OS NÚMEROS QUE ESTÃO FALTANDO?
QUESTÃO 2
CIRCULE O NÚMERO MAIOR EM CADA FILEIRA:
QUESTÃO 3
CIRCULE O NÚMERO MENOR EM CADA FILEIRA:
QUESTÃO 4
QUAL O NÚMERO QUE VEM DEPOIS DO 15?
(A) 12
(B) 14
(C) 16
(D) 20
QUESTÃO 5
QUAL O NÚMERO QUE VEM ANTES DO 11?
(A) 9
(B) 10
(C) 11
(D) 6
COMPONENTE CURRICULAR: | MATEMÁTICA |
HABILIDADE | (EF01MA05-A) IDENTIFICAR E LOCALIZAR OS NÚMEROS NA RETA NUMÉRICA NA SEQUÊNCIA, COMO 20 VEM DEPOIS DO 18 NA RETA NUMÉRICA, ENTÃO, 20 É MAIOR DO QUE 18; 18 PARA 20 SÃO 2, ENTÃO, 20 É MAIOR DO QUE 18; 20 É 2 A MAIS DO QUE 18. |
REFERÊNCIAS | GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. IMAGENS RETIRADAS DO SITE:CANVA.COM PAES, José Paulo,; FARKAS, Kiko. Um número depois do outro. Companhia das Letrinhas, 1993. |