You are currently viewing Matemática – Sequência numérica e regularidades

Matemática – Sequência numérica e regularidades

Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental.


Figura 1 – Elaborada por Danielle Fantini no Canva (2025).

Sequência Numérica e Regularidade

As sequências numéricas fazem parte do nosso dia a dia e nos ajudam a perceber regularidades e padrões. Elas são conjuntos de números organizados em uma ordem, seguindo uma regra. Essa regra pode ser uma adição (quando os números aumentam) ou uma subtração (quando os números diminuem).

Por exemplo, na sequência 2, 4, 6, 8, 10, percebemos que estamos somando 2 a cada número. A regra, então, é: “adiciona-se 2 a cada número anterior”. Já na sequência 20, 18, 16, 14, 12, estamos diminuindo 2 de cada número anterior. A regra é: “subtrai-se 2 a cada número anterior”.

Além de números, as sequências podem ser representadas com figuras geométricas, como quadrados, triângulos e círculos. Se vemos uma sequência de figuras que se repetem ou crescem de forma ordenada, também conseguimos descrever sua regra. Exemplo:

Aqui, a cada novo conjunto, um é acrescentado, mantendo o no início.


Outra habilidade importante é descobrir os elementos que faltam ou que vêm a seguir em uma sequência. Isso exige atenção ao padrão que está sendo seguido. Podemos completar as sequências e até representá-las com desenhos, esquemas ou palavras, explicando como elas funcionam.

Ao compreender uma sequência, conseguimos organizá-la, prever os próximos elementos e até usá-la para resolver problemas. Isso desenvolve nosso raciocínio lógico e nossa capacidade de observar o mundo com mais atenção e organização.

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:

Matemática – Sequência numérica e regularidades – 3º ano – Ensino Fundamental – Canal Portal Conexão Escola – Secretaria Municipal de Educação – Goiânia – Disponível em: <https://youtu.be/tDY0qRKoQ_Q>. Acesso em: 28, mai. 2025.

RESPONDA ÀS QUESTÕES:

QUESTÃO 1

Em uma sequência, os números aumentam sempre de 4 em 4. A regra correta é

(A) subtrair 4 a cada número.

(B) somar 2 a cada número anterior.

(C) adicionar 4 a cada número anterior.

(D) alternar entre somar e subtrair 4.

QUESTÃO 2

Na sequência podemos dizer que um/a

(A) triângulo é retirado a cada novo grupo.

(B) losango é adicionado em cada passo, mantendo o triângulo.

(C) figura é sempre igual.

(D) ordem das figuras muda completamente.

QUESTÃO 3

Complete as sequências com dois números:

a) 15, 20, 25, ___, ___

b) 50, 100, 150, ___, ___

c) 12, 14, 16, ___, ___

d) 6, 12, 18, ___, ___

QUESTÃO 4

Escreva, com suas palavras, qual é a regra da sequência abaixo:

90, 85, 80, 75…

Resposta:

QUESTÃO 5

Desenhe três sequências com figuras geométricas que sigam uma regra. Depois, escreva qual é a regra que você criou para cada sequência.

QUESTÃO 6

Observe a sequência abaixo e desenhe o próximo grupo:

QUESTÃO 7

Observe a sequência de números abaixo:

a) 95, 90, 85, 80, ___, ___

b) 70, 65, 60, 55, ___, ___

c) 120, ___, 100, ___, 80

d) 300, 275, 250, 225, ___, ___


Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduanda em Nutrição.

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Identificação e descrição de regularidades em sequências numéricas recursivas:
– Regularidades em sequências numéricas recursivas; – Adição e subtração sucessivas;
– Sequências ordenadas de números naturais ou figuras geométricas;
– Sequências numéricas recursivas e ordenadas de números naturais;
– Adição e subtração de números naturais.
Descritor(es) SAEB:
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:
(EF03MA10-B) Descrever, oralmente, uma regra de formação para uma dada sequência ordenada de números naturais, resultante de adições ou subtrações sucessivas e de regularidade com figuras geométricas. 

(EF03MA10-C) Determinar elementos faltantes ou seguintes em uma sequência ordenada de números naturais, resultante de adições ou subtrações sucessivas. 

(EF03MA10-D) Analisar sequências numéricas, o modo como elas variam e a representação das percepções de forma organizada por meio de esquemas, desenhos ou palavras.
Referências:BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 28, mai. 2025.

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 28, mai. 2025.

DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021.
GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.

SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.