ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
OLÁ, CRIANÇA! VOCÊ JÁ BRINCOU DE JUNTAR COISAS?
POR EXEMPLO, QUANTAS MAÇÃS TEMOS SE COLOCARMOS 2 MAÇÃS COM MAIS 3 MAÇÃS? VAMOS CONTAR JUNTOS: 1, 2, 3, 4, 5! TEMOS 5 MAÇÃS!
ISSO É A ADIÇÃO:
JUNTAR DUAS QUANTIDADES PARA DESCOBRIR QUANTO DÁ NO TOTAL! QUANDO SABEMOS ADICIONAR RAPIDINHO, USANDO NÚMEROS PEQUENOS, CHAMAMOS ISSO DE FATOS DA ADIÇÃO.
POR EXEMPLO:
6
5
5
8
VAMOS BRINCAR DE SOMAR? CADA VEZ QUE PRATICAMOS, FICAMOS MAIS RÁPIDOS E ESPERTOS PARA RESOLVER PROBLEMAS!
VAMOS LER A HISTÓRIA A SEGUIR:
A GALINHA MATILDE E SEUS OVINHOS MÁGICOS
ERA UMA VEZ, EM UM SÍTIO BEM COLORIDO, UMA GALINHA CHAMADA MATILDE. ELA ERA MUITO ALEGRE E GOSTAVA DE BOTAR OVOS BEM REDONDINHOS E BRILHANTES. UM DIA, MATILDE DECIDIU QUE QUERIA CONTAR TODOS OS OVOS QUE BOTAVA PARA SABER QUANTOS TERIA NO FINAL DA SEMANA.
NA SEGUNDA-FEIRA, MATILDE BOTOU 2 OVOS. ELA FICOU TÃO FELIZ QUE CANTOU ALTO: “CÓ-CÓ-RI-CÓ!” E GUARDOU OS OVOS NO NINHO.
NA TERÇA-FEIRA, MATILDE BOTOU MAIS 3 OVOS. ELA FICOU PENSANDO: “QUANTOS OVOS EU TENHO AGORA?” MATILDE CONTOU: “1, 2… 3, 4, 5! AGORA TENHO 5 OVOS!”.
NA QUARTA-FEIRA, A GALINHA ESTAVA ANIMADA E BOTOU 1 OVO. “VAMOS VER QUANTOS EU TENHO AGORA”, PENSOU ELA. E COMEÇOU A CONTAR: “5 MAIS 1 É… 6 OVOS!”.
NA QUINTA-FEIRA, MATILDE BOTOU 4 OVOS DE UMA VEZ SÓ! “NOSSA, QUE SURPRESA!”, ELA EXCLAMOU. ENTÃO, RESOLVEU CONTAR TUDO DE NOVO: “6 MAIS 4… 7, 8, 9, 10! UAU, JÁ TENHO 10 OVOS!”.
NO FINAL DA SEMANA, MATILDE CHAMOU TODOS OS SEUS AMIGOS PARA UMA FESTA DE OVOS. ELA CONTOU NOVAMENTE TODOS OS OVOS, AJUDANDO SEUS AMIGOS A APRENDEREM A SOMAR: “2 OVOS DA SEGUNDA-FEIRA, MAIS 3 DA TERÇA-FEIRA, MAIS 1 DA QUARTA-FEIRA, E MAIS 4 DA QUINTA-FEIRA… QUANTOS OVOS AO TODO?” TODOS RESPONDERAM JUNTOS: “10 OVOS!”.
E ASSIM, A GALINHA MATILDE ENSINOU SEUS AMIGOS A FAZEREM CONTAS DE ADIÇÃO, BRINCANDO E SE DIVERTINDO. E ELA CONTINUOU BOTANDO OVOS, SEMPRE SOMANDO E APRENDENDO CADA VEZ MAIS!
VAMOS FAZER AS ATIVIDADES?
QUESTÃO 1
NA QUINTA-FEIRA, MATILDE BOTOU 1 OVO DE MANHÃ, 2 OVOS À TARDE E 3 OVOS À NOITE. QUANTOS OVOS MATILDE BOTOU NESSE DIA? MOSTRE O CÁLCULO QUE VOCÊ FEZ PARA ENCONTRAR A RESPOSTA.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 2
NA QUARTA-FEIRA, MATILDE BOTOU 4 OVOS E, NA SEXTA-FEIRA, BOTOU MAIS 3 OVOS. QUANTOS OVOS MATILDE BOTOU NESSES DOIS DIAS?
(A) 6 OVOS.
(B) 7 OVOS.
(C) 8 OVOS.
(D) 9 OVOS.
QUESTÃO 3
SE MATILDE BOTOU 4 OVOS NA SEMANA PASSADA E MAIS 5 OVOS NESTA SEMANA, QUANTOS OVOS ELA BOTOU NO TOTAL? EXPLIQUE COMO CHEGOU AO RESULTADO.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 4
MATILDE BOTOU 3 OVOS NA SEGUNDA-FEIRA E MAIS 2 OVOS NA TERÇA-FEIRA. QUANTOS OVOS ELA TEM NO TOTAL?
(A) 4 OVOS.
(B) 5 OVOS.
(C) 6 OVOS.
(D) 7 OVOS.
QUESTÃO 5
MATILDE BOTOU 2 OVOS NA SEGUNDA-FEIRA E 3 OVOS NA QUARTA-FEIRA. QUANTOS OVOS MATILDE BOTOU AO TODO? DESENHE OS OVOS E MOSTRE COMO FEZ A CONTA.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO 6
SE MATILDE BOTOU 2 OVOS PELA MANHÃ E 5 OVOS À TARDE, QUANTOS OVOS ELA BOTOU AO TODO NAQUELE DIA?
(A) 6 OVOS.
(B) 7 OVOS.
(C) 8 OVOS.
(D) 9 OVOS.
AUTORIA | MARIA DA LUZ SANTOS RAMOS |
FORMAÇÃO | DOUTORA EM EDUCAÇÃO |
COMPONENTE CURRICULAR: | MATEMÁTICA |
HABILIDADE | (EF01MA06-C) UTILIZAR FATOS BÁSICOS DA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO PARA A CONSTITUIÇÃO DE UM REPERTÓRIO A SER UTILIZADO NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS. |
REFERÊNCIAS | GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. IMAGENS RETIRADAS DO SITE:CANVA.COM |