Esta atividade de Matemática tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.
Disponível em: Disponível em:< Matemática Pagar Dígitos – Imagens grátis no Pixabay > Acesso em 17, maio. 22
A resolução de problemas matemáticos é uma habilidade essencial que nos permite aplicar conceitos numéricos em situações da vida real. A multiplicação e a divisão são operações fundamentais que desempenham um papel importante na solução de problemas matemáticos. Vamos explorar estratégias e técnicas para resolver problemas envolvendo multiplicação e divisão:
Ao enfrentar um problema que requer multiplicação, devemos entender o contexto e identificar as informações relevantes.
Por exemplo, imagine um problema que envolva o cálculo do total de objetos em várias caixas. Para resolver a situação precisamos saber o número de objetos em cada caixa e o número de caixas. Então devemos multiplicar o número de objetos em cada caixa pelo número de caixas e obter o resultado final.
Além disso, a propriedade comutativa da multiplicação permite reorganizar os fatores para simplificar o cálculo. Por exemplo, se você precisa calcular 7 vezes 4, mas achar mais fácil calcular 4 vezes 7, pode fazer essa alteração e obter o mesmo resultado.
Por outro lado, ao enfrentar um problema de divisão, é importante identificar a relação entre as quantidades e determinar se você está procurando o quociente ou o divisor. A divisão pode ser resolvida de várias maneiras, dependendo das informações fornecidas no problema.
Uma estratégia comum para resolver problemas de divisão é a chamada “partilha igual”. Nessa abordagem, você divide uma quantidade em partes iguais. Por exemplo, se você tem 12 balas e deseja dividi-las igualmente entre 3 amigos, pode realizar uma divisão de 12 por 3 para determinar quantas balas cada amigo receberá.
Além disso, a divisão também pode ser usada para resolver problemas de “grupos iguais”. Nesse tipo de problema, você tem uma quantidade total e precisa descobrir quantos grupos iguais podem ser formados. Por exemplo, se você tem 18 balas e deseja colocá-las em sacos com 3 balas cada, pode fazer uma divisão de 18 por 3 para determinar quantos sacos serão necessários.
Ao resolver problemas com multiplicação e divisão, é essencial prestar atenção às unidades e interpretar corretamente as informações fornecidas. Certifique-se de que o resultado final esteja na unidade correta e faça sentido dentro do contexto do problema.
Além das estratégias mencionadas, é importante praticar regularmente a resolução de problemas com multiplicação e divisão para aprimorar o raciocínio matemático e aprofundar a compreensão dessas operações fundamentais. A prática constante permite desenvolver a habilidade de identificar padrões, aplicar diferentes abordagens e escolher a melhor estratégia para cada situação específica.
Assista a videoaula da professora Priscilla com essa temática
Vamos responder algumas questões
Questão 1
A imagem representa uma figura plana chamada hexágono regular. É uma forma comum encontrada na natureza, como em colmeias de abelhas e cristais de neve. Também é frequentemente utilizado em design, arquitetura e arte devido à sua estética atraente e por ser uma figura simétrica. É um polígono com seis lados de tamanho igual e ângulos internos iguais.
Imagem do arquivo pessoal
O perímetro desse hexágono é igual a
(A) 12 cm.
(B) 16 cm.
(C) 20 cm.
(D) 24 cm.
Questão 2
No início do ano letivo, Érica foi a uma papelaria e comprou 8 cadernos de R$ 12,00 cada, 4 canetas de R$ 2,00 e 2 lápis de R$ 1,00. O total gasto por Érica foi
(A) R$ 106,00.
(B) R$ 88,00.
(C) R$ 74,00.
(D) R$ 58,00.
Questão 3
Em um auditório tem 12 fileiras com 158 cadeiras em cada uma. Quantas cadeiras tem ao todo nesse auditório?
Questão 4
Uma vendedora de doces faz caixinhas com 4 bombons em cada uma. Ela comprou um pacote com 84 bombons, quantas caixinhas ela poderá fazer?
Autoria: | Priscilla Nascimento Dias, licenciada em matemática e pedagoga. |
Componente Curricular: | Matemática |
Habilidades: | (EF05MA08-A) Ler, interpretar, resolver, analisar e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais, com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. Exemplo: 23 x 45; 125 : 5. (EF06MA03-A) Ler, interpretar e resolver problemas que envolvam cálculos (fatos do cotidiano), mentais ou escritos, exatos ou aproximados, com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora. |