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Matemática – Resolução de problemas com multiplicação e divisão

Esta atividade de Matemática tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: Disponível em:< Matemática Pagar Dígitos – Imagens grátis no Pixabay > Acesso em 17, maio. 22

A resolução de problemas matemáticos é uma habilidade essencial que nos permite aplicar conceitos numéricos em situações da vida real. A multiplicação e a divisão são operações fundamentais que desempenham um papel importante na solução de problemas matemáticos. Vamos explorar estratégias e técnicas para resolver problemas envolvendo multiplicação e divisão:

Ao enfrentar um problema que requer multiplicação, devemos entender o contexto e identificar as informações relevantes.

Por exemplo, imagine um problema que envolva o cálculo do total de objetos em várias caixas. Para resolver a situação precisamos saber o número de objetos em cada caixa e o número de caixas. Então devemos multiplicar o número de objetos em cada caixa pelo número de caixas e obter o resultado final.

Além disso, a propriedade comutativa da multiplicação permite reorganizar os fatores para simplificar o cálculo. Por exemplo, se você precisa calcular 7 vezes 4, mas achar mais fácil calcular 4 vezes 7, pode fazer essa alteração e obter o mesmo resultado.

Por outro lado, ao enfrentar um problema de divisão, é importante identificar a relação entre as quantidades e determinar se você está procurando o quociente ou o divisor. A divisão pode ser resolvida de várias maneiras, dependendo das informações fornecidas no problema.

Uma estratégia comum para resolver problemas de divisão é a chamada “partilha igual”. Nessa abordagem, você divide uma quantidade em partes iguais. Por exemplo, se você tem 12 balas e deseja dividi-las igualmente entre 3 amigos, pode realizar uma divisão de 12 por 3 para determinar quantas balas cada amigo receberá.

Além disso, a divisão também pode ser usada para resolver problemas de “grupos iguais”. Nesse tipo de problema, você tem uma quantidade total e precisa descobrir quantos grupos iguais podem ser formados. Por exemplo, se você tem 18 balas e deseja colocá-las em sacos com 3 balas cada, pode fazer uma divisão de 18 por 3 para determinar quantos sacos serão necessários.

Ao resolver problemas com multiplicação e divisão, é essencial prestar atenção às unidades e interpretar corretamente as informações fornecidas. Certifique-se de que o resultado final esteja na unidade correta e faça sentido dentro do contexto do problema.

Além das estratégias mencionadas, é importante praticar regularmente a resolução de problemas com multiplicação e divisão para aprimorar o raciocínio matemático e aprofundar a compreensão dessas operações fundamentais. A prática constante permite desenvolver a habilidade de identificar padrões, aplicar diferentes abordagens e escolher a melhor estratégia para cada situação específica.

Assista a videoaula da professora Priscilla com essa temática

Vamos responder algumas questões

Questão 1

A imagem representa uma figura plana chamada hexágono regular. É uma forma comum encontrada na natureza, como em colmeias de abelhas e cristais de neve. Também é frequentemente utilizado em design, arquitetura e arte devido à sua estética atraente e por ser uma figura simétrica. É um polígono com seis lados de tamanho igual e ângulos internos iguais. Então, qual é o valor do perímetro desse hexágono?

Imagem do arquivo pessoal

(A) 12 cm

(B) 16 cm

(C) 20 cm

(D) 24 cm

Questão 2

No início do ano letivo, Érica foi a uma papelaria e comprou 8 cadernos de R$ 12,00 cada, 4 canetas de R$ 2,00 e 2 lápis de R$ 1,00. Quanto ela gastou?

(A) R$ 106,00

(B) R$ 88,00

(C) R$ 74,00

(D) R$ 58,00

Questão 3

Em um auditório tem 12 fileiras com 158 cadeiras em cada uma. Quantas cadeiras tem ao todo nesse auditório?

Questão 4

Uma vendedora de doces faz caixinhas com 4 bombons em cada uma. Ela comprou um pacote com 84 bombons, quantas caixinhas ela poderá fazer?


Autoria:Priscilla Nascimento Dias, licenciada em matemática e pedagoga.
Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF05MA08-A) Ler, interpretar, resolver, analisar e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais, com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. Exemplo: 23 x 45; 125 : 5. 
(EF06MA03-A) Ler, interpretar e resolver problemas que envolvam cálculos (fatos do cotidiano), mentais ou escritos, exatos ou aproximados, com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.