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Matemática- Relações entre grandezas

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.

Azul, Cubos, Branco, Projeto, Moderno, Geométrico
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As grandezas e medidas são conceitos essenciais que desempenham um papel fundamental na ciência, matemática e em várias outras áreas de conhecimento. Elas nos permitem quantificar e expressar numericamente diversas características do mundo ao nosso redor.

Quando temos a capacidade de medir ou atribuir um valor numérico a algo, o chamamos de grandeza. Exemplos comuns de grandezas incluem comprimento, tempo, massa, temperatura e velocidade.

Cada grandeza possui unidades de medida específicas para expressá-las. Elas podem ser obtidas por meio de instrumentos de medição, como réguas, balanças, termômetros, relógios, entre outros. A precisão e a exatidão das medidas dependem da qualidade desses instrumentos e das técnicas utilizadas.

Unidades de medida de comprimento

As unidades de medida de comprimento são utilizadas para quantificar e expressar distâncias, extensões ou dimensões. Elas são usadas em várias áreas, desde a construção e engenharia até a ciência e o comércio.

Existem diferentes sistemas de unidades de medida de comprimento em todo o mundo. O Sistema Internacional de Unidades (SI) é amplamente adotado e baseia-se no metro (m) como unidade fundamental.

Os múltiplos e submúltiplos do metro são utilizados para expressar comprimentos maiores ou menores do que ele. Veja quais são eles:

  • Quilômetro (km): Um quilômetro é igual a 1.000 metros. É utilizado para medir distâncias maiores, como a extensão entre cidades ou países.
  • Hectômetro (hm): Um hectômetro equivale a 100 metros. É usado principalmente em áreas como agricultura e urbanismo para medir extensões de terras.
  • Decâmetro (dam): Um decâmetro corresponde a 10 metros. É usado ocasionalmente em algumas aplicações práticas, como a medição de campos esportivos.
  • Decímetro (dm): Um decímetro é igual a 0,1 metro. É uma unidade menos comum, mas às vezes utilizada para medições menores, como a altura de objetos.
  • Centímetro (cm): Um centímetro equivale a 0,01 metro. É uma unidade bastante utilizada para medir dimensões menores, como a altura de uma pessoa ou o tamanho de objetos.
  • Milímetro (mm): Um milímetro corresponde a 0,001 metro. É usado para medições muito pequenas, como a espessura de materiais ou componentes eletrônicos.

Unidades de medida de tempo

As unidades de medida de tempo são usadas para quantificar e expressar a duração, intervalos e sequências de eventos. Vejamos alguns exemplos de unidades de medida de tempo:

  • Minuto (min): Um minuto equivale a 60 segundos. É comumente utilizado para medir intervalos curtos de tempo, como a duração de uma conversa ou o tempo necessário para realizar uma tarefa.
  • Hora (h): Uma hora corresponde a 60 minutos ou 3.600 segundos. É uma unidade amplamente conhecida e utilizada para medir períodos maiores, como a duração de um filme ou a duração de um turno de trabalho.
  • Dia (d): Um dia é igual a 24 horas ou 86.400 segundos. É usado para representar um ciclo completo de rotação da Terra, bem como a duração de um período de 24 horas.
  • Semana (sem): Uma semana corresponde a 7 dias. É frequentemente utilizado para planejar atividades e agendas, principalmente em contextos pessoais ou empresariais.

Unidades de medida de temperatura

Unidades de medida de temperatura são usadas para medir o quão quente ou frio algo está. Elas nos ajudam a entender e falar sobre a temperatura.

Uma unidade de medida comum é o grau Celsius (°C). Nessa escala, 0°C é a temperatura em que a água congela e 100°C é a temperatura em que ela ferve, quando estamos ao nível do mar. O grau Celsius é muito usado em todo o mundo e você encontra essa escala nos termômetros comuns.

Relação entre capacidade e volume

O volume é usado para descrever a quantidade de espaço interno de um objeto, como uma caixa ou um recipiente. Ele é medido em unidades como centímetros cúbicos (cm³) e metros cúbicos (m³).

A capacidade, por sua vez, está relacionada à quantidade de substância que um recipiente pode armazenar. Ela é medida em unidades como litros (L) ou mililitros (mL).

Capacidade e volume estão relacionados, pois descrevem aspectos de espaço e quantidade em diferentes contextos.

Veja algumas relações entre as unidades de medida de capacidade e de volume:

  • 1 decímetro cúbico (dm3) equivale a 1 litro (L)
  • 1 metro cúbico (m3) ocupa o mesmo volume de 1000 litros (L)
  • 1 centímetro cúbico (cm3) corresponde a 1 mililitro (mL)

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VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Questão 1

Uma construção com formato retangular tem 600 cm de largura e 800 cm de comprimento. De acordo com essas informações responda:

  1. Qual é a figura que podemos fazer para representar essa construção?
  2. Qual o perímetro desse espaço em metros?
  3. Qual a área dessa construção em metros quadrados?

Questão 2

Um curso profissionalizante começa às 19:00, tem quatro aulas com duração de 45 minutos e um intervalo de 15 minutos entre a segunda e a quarta aula. Qual é o horário final dessas aulas?

(A) 22:15

(B) 22:00

(C) 22:30

(D) 22:45

Questão 3

No dia 27 de março de 2022 a temperatura máxima prevista para Goiânia foi de 32º e mínima de 21º. Então qual foi a variação de temperatura nesse dia?

Questão 4

Uma caixa d’água com capacidade para 1000 dm3 estava com um quarto de água. Quantos litros faltam para que ela fique cheia novamente?

Disponível em: < https://canva.me/WrrMlOGkFob > Acesso em 21, março. 22

(A) 250 mL

(B) 350 mL

(C) 450 mL

(D) 750 mL

Autoria:Priscilla Nascimento Dias
Formação:Licenciada em Matemática e pedagoga.
Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF06MA24) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos, sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais e/ou relacionadas às outras áreas do conhecimento.
(EF06MA29) Analisar e descrever mudanças que ocorrem no perímetro e na área de um quadrado ao se ampliarem ou reduzirem, igualmente, as medidas de seus lados, para compreender que o perímetro é proporcional à medida do lado, o que não ocorre com a área.
Descritores:D15 – Resolver problema envolvendo relações entre diferentes unidades de medida