You are currently viewing Matemática – Frações e decimais

Matemática – Frações e decimais

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: <Chocolate Bonitinho Doce – Foto gratuita no Pixabay> Acesso em 2, abr. 23

FRAÇÕES E DECIMAIS

As frações representam uma parte de um todo. Elas são muito usadas em situações cotidianas, como em medidas de receitas de cozinha, em porcentagens de desconto e em cálculos de probabilidades.

Elas são representadas da seguinte forma:

Imagem do arquivo pessoal

O numerador representa a quantidade de partes que temos, e o denominador, representa o total de partes em que o todo foi dividido. Por exemplo, a fração 1/4 representa uma parte de um total de quatro partes. 

Frações na forma decimal

Sabemos que as frações são uma representação da divisão. Então, para representar uma fração na forma de número decimal devemos dividir o numerador pelo denominador:

Número decimal na forma fracionária

         Vimos como escrever uma fração na forma decimal, agora vamos aprender como escrever um número decimal na forma de fração. Observe:

Então:

Uma casa decimal: dividimos por 10

Duas casas decimais: dividimos por 100

Três casas decimais: dividimos por 1000

Fração imprópria

        São frações que representam quantidades maiores do que um inteiro. Então o numerador é um número maior do que o denominador. Veja o exemplo a seguir:

        Para fazer um refresco foram usadas duas jarras e ¼ de outra. Vamos representar essa situação usando desenhos:

Assista a videoaula abaixo da professora Daniela com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola ” Aprender Sempre – Matemática – 6º Ano – 1ºBi – Videoaula1 – FRAÇÕES E DECIMAIS “. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Gc-26HmfiOI> Acesso em 14 mar 2022.

Vamos responder algumas questões?

Questão 1

Faça uma cópia da tabela a seguir no seu caderno, escreva a leitura das frações e faça desenhos que correspondam a cada uma delas:

Fração
Leitura
Desenho
3/5
2/8
5/6
1/10

Questão 2

Renato ganhou uma barra de chocolate com 24 tabletes e decidiu dividir com sua irmã. Ele deu a ela 1/3 da barra, então com quantos tabletes ele ficou?

Disponível em <Chocolate Tábua Provar Barra De – Foto gratuita no Pixabay>. Abr 22.

(A) 8

(B) 16

(C) 18

(D) 10

Questão 3

O pai de Alice fez uma pizza para ela e seu irmão. Ela comeu 2/4 da pizza e Paulo comeu 1/2. De acordo com essas informações podemos concluir que:

Disponível em <Pizza Pastelaria Queijo – Foto gratuita no Pixabay>. Abr 22.

(A) Alice comeu uma parte maior da pizza

(B) Paulo comeu uma parte maior da pizza

(C) Os dois juntos comeram menos do que 3/4 da pizza

(D) Alice e Paulo comeram quantidades iguais.

Questão 3

Leia o texto e responda às perguntas:

Aplicação da Matemática na Genética

Cor dos olhos do bebê

O gene que determina a cor dos olhos do bebê já está definido assim que há fecundação. O fator de maior influência é o gene dominante de um dos pais. Olhos castanhos são genes dominantes, enquanto cores mais claras são os chamados genes recessivos.


FRADE, Malu. Cor dos Olhos do Bebê – Qual Será?. Famivita, 2022. Disponível em:<Cor dos Olhos do Bebê – Qual Será? | Famivita> Acesso em: 10 de março de 2023.

a. Na tabela , algumas probabilidades estão representadas na forma de fração. Qual é a representação decimal dessas frações?

b. Também podemos observar números na forma decimal. Escreva os números 0,01; 0,75; 0,99; 0,6 na forma de fração irredutível.

c. Represente na reta numérica a seguir os seguintes números decimais: 0,6; 0,5; 0,75

Autoria:Priscilla Nascimento Dias, licenciada em matemática e pedagoga.
Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF05MA02-B) Comparar e ordenar números racionais de uso frequente, nas representações fracionária e decimal e representá-los na reta numérica. 
(EF05MA03- B) Identificar e representar frações (igual, menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando materiais manipuláveis e/ou não e reta numérica, como recursos. 
(EF05MA04-A) Identificar frações equivalentes, em situações diversas, utilizando manipuláveis como tiras de frações, tangram.
(EF05MA04- B) Simplificar frações equivalentes para comparar e ordenar números racionais, utilizando expressões, como equivalente a, mesmo valor que, maior que, menor do que.
(EF05MA04-C) Determinar frações equivalentes, em situações de escritas fracionárias diferentes para uma melhor representação da reta numérica. 
(EF06MA08-A) Reconhecer que os números racionais positivos podem ser expressos nas formas fracionárias e decimais. 
(EF06MA08-B) Estabelecer relações entre os números racionais positivos expressos nas formas, fracionária e decimal, passando de uma representação para outra. 
(EF06MA08-C) Relacionar os números racionais positivos expressos nas formas, fracionária e decimal, a pontos na reta numérica.