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Matemática – Racionalizando denominadores

Esta proposta de atividade de Matemática com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 8° Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais.


Disponível em: <https://www.canva.com/design/DAGEwr5Pnk0/t3To1V6yBEcnhE5ewHelxg/edit?utm_content=DAGEwr5Pnk0&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton> último acesso em 30 de abril de 2024.

A racionalização de denominadores é uma técnica que visa simplificar expressões matemáticas, especialmente aquelas que envolvem radicais no denominador de frações. Sua função é tornar as expressões mais simples e facilitar os cálculos matemáticos.

O processo de racionalização é relativamente simples e envolve a eliminação de raízes quadradas (ou outras raízes) do denominador de uma fração. Isso é feito multiplicando tanto o numerador quanto o denominador da fração por uma expressão adequada que resulte na eliminação da raiz no denominador. Por exemplo, vamos racionalizar a fração:

Para isso, vamos multiplicar o numerador e o denominador por:

Ao fazer isso, eliminamos a raiz quadrada do denominador, obtendo uma fração simplificada e mais fácil de manipular:

Veja que:

A racionalização de denominadores é utilizada em diversas áreas da matemática, incluindo equações, integração, simplificação de expressões e resolução de problemas práticos. Na simplificação de expressões algébricas que contêm radicais no denominador, a racionalização é uma etapa necessária para obter uma forma mais conveniente e manipulável da expressão. Ela é importante em problemas que envolvem cálculos com raízes, como na geometria, trigonometria e em outras áreas da matemática aplicada. Sempre que um radical estiver no denominador, devemos racionalizar.


QUESTÃO 1

Considere uma receita que pede 1/√3 xícaras de açúcar. Para preparar a quantidade correta de açúcar, você precisa de

QUESTÃO 2

Ao preparar uma receita, você precisa de 1/√6 colheres de chá de tempero. A quantidade correta de tempero necessária é

QUESTÃO 3

Se o lado de um quadrado mede 1/√2 metros, qual é a área desse quadrado?

QUESTÃO 4

Se um terreno retangular tem um comprimento de 1/√5 metros e uma largura de 1/√2 metros, qual é a área total do terreno?

Autoria:Priscilla Nascimento Dias, licenciada em matemática e pedagoga.
Componente Curricular:Matemática
Habilidades: (EF08MA02-A) Reconhecer a importância da potenciação e da radiciação na resolução de problemas, fazendo uso de suas propriedades operatórias, incluindo a racionalização de denominadores, além de compreendê-las como operações inversas.
ReferênciasGOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Matemática; Goiânia, 2024. 
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt>. Acesso em 23/03/2024.