You are currently viewing Matemática – Que horas são?

Matemática – Que horas são?

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.


Que horas são?

Hoje vamos falar sobre uma habilidade muito importante: a capacidade de ler e registrar medidas e intervalos de tempo. Vocês já perceberam como o tempo está presente em todas as atividades que realizamos? Desde o momento em que acordamos até a hora de dormir, o tempo influencia nossas vidas de diversas maneiras.

Vocês já devem estar familiarizados com conceitos como horas, minutos e segundos. Mas vocês sabiam que podemos usar essas unidades de tempo para registrar o tempo gasto em nossas atividades diárias?

Por exemplo, quando começamos a fazer uma tarefa, é importante registrar a hora em que começamos e a hora em que terminamos. Isso nos ajuda a entender quanto tempo dedicamos a essa atividade. Além disso, podemos calcular a duração da tarefa subtraindo a hora de término pela hora de início.

Vamos pensar em um exemplo prático: imaginem que vocês têm uma tarefa para fazer, como arrumar o quarto. Vocês começam a arrumar às 14:00 (duas horas da tarde) e terminam às 15:30 (três e trinta da tarde). Para calcular quanto tempo vocês gastaram arrumando o quarto, precisamos subtrair a hora de término pela hora de início.

Imagem criada no Canva

Ao fazer essa subtração, descobrimos que vocês gastaram uma hora e trinta minutos arrumando o quarto. Então, podemos dizer que a duração da atividade foi de uma hora e trinta minutos.

Ao registrar o tempo dessa maneira, podemos ter um melhor controle sobre nossas tarefas diárias e podemos nos organizar melhor para aproveitar o tempo de forma mais eficiente.

Além disso, entender como medir e registrar o tempo também nos ajuda a planejar nossas atividades, cumprir prazos e ser mais responsáveis em nossas rotinas.


QUESTÃO 1

Lana começou a fazer suas atividades de casa às 09:15 e terminou às 11:40. Lana gastou com as atividades
(A) 1 hora e 25 minutos.
(B) 2 horas e 25 minutos.
(C) 2 horas e 15 minutos.
(D) 2 horas e 30 minutos.

QUESTÃO 2

Gisele tem uma consulta marcada para às 15 horas. Ela viu pelo aplicativo de trânsito que gasta da sua casa até o consultório cerca de 35 minutos e pretende chegar com 10 minutos de antecedência. Para não se atrasar, Gisele precisa sair de casa, no máximo, até às
(A) 14 horas.
(B) 14 horas e 30 minutos.
(C) 14 horas e 15 minutos.
(D) 14 horas e 45 minutos.

QUESTÃO 3

Imagine que você tem um dia inteiro para fazer as suas atividades favoritas. Como você planejaria esse dia, levando em consideração o tempo necessário para cada atividade? Descreva pelo menos três atividades que você gostaria de fazer e como você organizaria o seu tempo para aproveitar ao máximo o seu dia.

QUESTÃO 4

Você percebe que está sempre atrasado para os compromissos. Como você acha que poderia melhorar sua habilidade de gerenciar o tempo? Descreva pelo menos três estratégias que você poderia adotar para se organizar melhor e chegar pontualmente aos seus compromissos, incluindo como você usaria medidas de tempo para isso.


Autoria:Lucyana Oliveira Borba
Formação:Pedagogia
Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF04MA22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos em situações relacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração.
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CADERNO APRENDER SEMPRE – 1º Bimestre 2024 – 4º Ano/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22.