You are currently viewing Matemática – Propriedades da Adição e da Multiplicação

Matemática – Propriedades da Adição e da Multiplicação

Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.


Propriedades da Adição e da Multiplicação

Na Matemática, as propriedades das operações são regras que nos ajudam a resolver cálculos de forma mais rápida, inteligente e organizada. Hoje vamos estudar as principais propriedades da adição e da multiplicação que usamos sem perceber no nosso dia a dia.

➕ Propriedades da Adição:

  1. Comutativa: A ordem dos números não altera o resultado da soma.

Exemplo: 3 + 5 = 5 + 3

  1. Associativa: Podemos agrupar os números de maneiras diferentes e o resultado será o mesmo.

Exemplo: (2 + 3) + 4 = 2 + (3 + 4)

  1. Elemento Neutro: O número 0 é o neutro da adição. Somar zero a qualquer número não muda o resultado.

Exemplo: 7 + 0 = 7

  1. Fechamento: A soma de dois números naturais sempre resulta em outro número natural.

Exemplo: 8 + 2 = 10 (e 10 também é natural)

Propriedades da Multiplicação:

  1. Comutativa: Assim como na adição, mudar a ordem dos fatores não altera o produto.

Exemplo: 4 × 6 = 6 × 4

  1. Associativa: Podemos agrupar os fatores de forma diferente e o produto continuará o mesmo.

Exemplo: (2 × 3) × 4 = 2 × (3 × 4)

  1. Elemento Neutro: O número 1 é o neutro da multiplicação. Multiplicar qualquer número por 1 não altera seu valor.

Exemplo: 9 × 1 = 9

  1. Fechamento: O produto entre dois números naturais também será um número natural.

Exemplo: 5 × 3 = 15

  1. Distributiva: Relaciona a multiplicação com a adição ou subtração.

Exemplo: 2 × (3 + 4) = (2 × 3) + (2 × 4)

Compreender essas propriedades nos ajuda a resolver contas com mais agilidade e entender como os números se comportam.

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:

Matemática – Propriedades da Adição e da Multiplicação – 4º ano – Anos Iniciais – Canal Portal Conexão Escola – Secretaria Municipal de Educação – Goiânia/GO – Disponível em: <https://youtu.be/BaruWjjssLc>. Acesso em: 09, jun. 2025.

RESPONDA ÀS QUESTÕES:

QUESTÃO 1

A propriedade comutativa da adição nos mostra que a/o

(A) soma depende da ordem dos números.

(B) soma muda se mudarmos os parênteses.

(C) ordem dos números não altera o resultado.

(D) zero sempre muda o valor da soma.

QUESTÃO 2

A propriedade distributiva nos ensina que

(A) somar antes de multiplicar é sempre errado.

(B) multiplicar um número pela soma é igual a somar os produtos.

(C) multiplicar depois de somar dá outro resultado.

(D) devemos evitar multiplicar por números negativos.

QUESTÃO 3

Marque com (✔) as sentenças verdadeiras:

( ) A multiplicação é fechada entre os números naturais.

( ) O número 0 é o elemento neutro da multiplicação.

( ) A adição é associativa.

( ) A distributiva só existe na subtração.

QUESTÃO 4

Resolva usando a propriedade distributiva:

a) 3 × (5 + 2) = ______________________________________________.

b) 4 × (2 + 3) = ______________________________________________.

c) 5 × (7 − 2) = ______________________________________________.

    QUESTÃO 5

    Se 7 × 1 = 7, então o número 1 é o elemento neutro da multiplicação. Pensando nisso, resolva:

    a) 1 x 100 = _________

    b) 75 x 1 = _________

    c) 1 x 15 = _________

    d) 240 x 1 = _________

      QUESTÃO 6

      Joana foi a uma papelaria comprar lápis para a sala dela. Ela comprou 4 caixas com 6 lápis cada e depois comprou 1 caixa extra com 6 lápis.

      Ela decidiu fazer a conta de duas formas diferentes:

      Primeira forma: somando os lápis das 4 caixas e depois adicionando a última caixa:

      (4 × 6) + (1 × 6)

      Segunda forma: somando todas as caixas juntas e multiplicando:

      (4 + 1) × 6

      Pergunta: As duas formas dão o mesmo resultado? Qual propriedade da multiplicação ela usou?


      Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
      Formação:Graduanda em Nutrição.

      Graduada em Jornalismo e Pedagogia.

      Pós-graduada em:
      – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
      – Docência Universitária;
      – Psicopedagogia Institucional e Clínica;
      – Neuropedagogia Aplicada à Educação.
      Componente Curricular:Matemática
      Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Propriedades das operações para o desenvolvimento de diferentes estratégias de cálculo com números naturais: Propriedades da adição; Propriedades da multiplicação; Características da subtração.
      Descritor(es) SAEB:D17 Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.
      Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:
      (EF04MA05-A) Identificar as propriedades da adição, comutativa, associativa, elemento neutro, fechamento, e da multiplicação, comutativa, associativa, elemento neutro, fechamento e distributiva em relação à adição e subtração.
      Referências:BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 04, jun. 2025. 

      CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 04, jun. 2025.

      GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy. A conquista: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.

      GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.

      GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 2º bimestre – 4º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno.
      PASSOS, Célia; SILVA, Zeneide. Eu gosto mais: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 5. ed. São Paulo: IBEP, 2022