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Matemática – Prismas e Pirâmides

Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.


Fonte: imagem produzida no Canva (2025)

Prismas e Pirâmides

Você já reparou como muitos elementos do nosso dia a dia têm formas parecidas com caixas, telhados ou pirâmides do Egito? Pois é! Essas formas têm nomes especiais: prismas e pirâmides. E hoje vamos aprender a desenhar, abrir e explorar essas figuras de um jeito bem divertido!

O prisma é uma figura que tem duas bases (em cima e embaixo) com a mesma forma. Por exemplo, se a base for um triângulo, chamamos de prisma triangular. Se for um quadrado, é prisma quadrado! As outras partes do prisma são as faces laterais, e elas sempre são retângulos. Já os cantinhos onde as linhas se encontram chamamos de vértices, e as linhas que ligam os vértices são as arestas.

A pirâmide é diferente. Ela tem apenas uma base, e todas as outras faces são triângulos, que se encontram lá no alto, formando uma pontinha.

Agora, imagine que você tem uma caixinha e vai desmontá-la para ver como ela seria se estivesse aberta no papel. Isso se chama planificação. Ao abrir um prisma ou uma pirâmide, conseguimos ver todas as suas partes separadas — isso ajuda a entender melhor as formas, os lados e os ângulos.

E sabe o que é mais legal? Você pode desenhar essas figuras usando régua, compasso, esquadros ou até aplicativos de computador! Que tal treinar um pouco agora?

RESPONDA ÀS QUESTÕES:

QUESTÃO 1

Um prisma é uma figura que tem

A) uma base e lados triangulares.

B) várias pontas em cima.

C) duas bases iguais e lados retangulares.

D) apenas uma face redonda.

QUESTÃO 2

Uma pirâmide com base quadrada tem

A) quatro triângulos e um quadrado.

B) cinco retângulos.

C) quatro círculos e um triângulo.

D) duas bases iguais.

QUESTÃO 3

Desenhe uma pirâmide com base quadrada. Depois, ao lado, desenhe como ela ficaria aberta, ou seja, em forma de planificação. Lembre-se de mostrar o quadrado da base e os quatro triângulos das laterais!

QUESTÃO 4

Desafio de raciocínio!

Observe a descrição da figura:

“Tem 6 vértices, 9 arestas e 5 faces.”

Fonte: elaborada por Danielle Fantini no Canva (2025).

Qual figura é essa?

a) Prisma triangular.

b) Pirâmide com base quadrada.

c) Cubo.

d) Bola.

QUESTÃO 5

Descubra a quantidade de partes de um prisma!

Um prisma pentagonal tem:

Fonte: figura elaborada por Danielle Fantini no Canva (2025).

___ vértices

___ arestas

___ faces

QUESTÃO 6

Para que serve aprender a desenhar e abrir figuras como prismas e pirâmides? Escreva com suas palavras o que você aprendeu e onde você vê essas formas na vida real (ex: caixa de leite…).

QUESTÃO 7

Observe as planificações abaixo e descubra qual é o nome da pirâmide que cada uma forma quando montada.

Fonte: figura elaborada por Danielle Fantini no Canva (2025).

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:

Matemática – Prismas e Pirâmides – 4º ano – Ensino Fundamental – Canal Portal Conexão Escola – Secretaria Municipal de Educação – Goiânia – Disponível em: <https://youtu.be/clc5UjEZYMM> Acesso em: 25, abr. 2025.

Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges Fantini
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Figuras geométricas espaciais (prismas e pirâmides): reconhecimento, representações, planificações e características
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:   (EF04MA17-A) Representar prismas e pirâmides por desenho, com recursos específicos, tais como régua, compasso, esquadros ou tecnologias digitais.

(EF04MA17-B) Representar as planificações de prismas e pirâmides, para reconhecer, nomear e comparar polígonos, considerando lados, vértices e ângulos.    
Descritor(es):D2: Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações.  
Referências:BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 24 abr. 2025.  

CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 24, abr. 2025.  

GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy. A conquista: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.  

GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.   PASSOS, Célia; SILVA, Zeneide. Eu gosto mais: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 5. ed. São Paulo: IBEP, 2022.