Esta proposta de atividade de Matemática com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais.
Potências

O uso da potência é muito comum na Matemática. E não é um conceito novo. Como muitos outros conceitos da Matemática, as potências surgiram há alguns milhares de anos e como uma necessidade: representar números muito grandes.
A potência está associada à multiplicação de um mesmo número (chamado de base) por ele mesmo, tantas vezes quanto indica o expoente.
Por exemplo, ao contrário de escrever 4 x 4 x 4, podemos usar a notação de potência, 4³.

De modo geral, a potência é
ab = a x a x a x a… x a,
com a número real diferente de zero.
A princípio, o cálculo de potências considerava apenas expoentes naturais, como 1, 2, 3, etc. Com os avanços da Matemática, passou-se a considerar expoentes negativos, zero, fracionários ou decimais, ou seja, números reais.
Vejamos algumas potências características
A) 20 = 1, todo número elevado a expoente zero, é igual a 1.
B) 31 = 3, todo número elevado a expoente um, é igual a ele mesmo.
C) 110 = 1, o número 1 elevado a qualquer expoente é igual a ele mesmo.
D) Base, elevada a expoente negativo, inverte-se a base e troca o sinal do expoente:

E) Base, elevada a expoente fracionário, é equivalente a uma raiz com
- radicando da raiz é a base;
- índice da raiz corresponde ao denominador da fração;
- expoente da base corresponde ao numerador da fração.

Genericamente

Propriedades das potências:
A) Multiplicação de potências de bases iguais: conservar a base e somar os expoentes.

B) Divisão de potências de bases iguais: conservar a base e diminuir os expoentes.

C) Potência de potência: conserva a base e multiplica os expoentes.

D) Potência de produto: o expoente se distribui em relação à multiplicação.

E) Potência de quociente: o expoente se distribui em relação ao quociente.

As potências em contextos reais:
As potências podem ser usadas
- para representar o crescimento populacional de uma colônia de bactérias;
- no cálculo de juros compostos, em que o valor de uma dívida ou investimento aumenta de forma exponencial;
- na informática, para representar unidades de medida como kilobyte, megabyte, gigabyte, terabyte.
- no uso de notação científica para escrever números muito grandes (como a distância da Terra ao Sol) ou muito pequenos (como o tamanho de uma célula).
Reveja os conceitos apresentados acima, assistindo à videoaula “Potência: conceito e propriedades”, da professora Cristiane Souza, do Canal Estúdio Conexão Escola.
Teste o seu conhecimento resolvendo a lista de atividades a seguir.
QUESTÃO 1
Em um estudo científico, os pesquisadores observaram que uma colônia de bactérias crescia de forma constante: a cada hora, o número de bactérias dobrava.
Se, no início do estudo, a colônia tinha 200 bactérias, com 2 horas de observação, o número de bactérias era igual a
(A) 200.
(B) 400.
(C) 600.
(D) 800.
QUESTÃO 2
Para medir a capacidade de armazenamento dos computadores, a unidade básica é o byte. Nesse sistema, existem unidades maiores, como o kilobyte (KB) e o megabyte (MB).
Cada unidade é 1024 vezes maior que a anterior, e sabemos que 1024 = 210. Assim,
- 1KB (kilobyte) = 210 bytes e
- 1MB (Megabyte) = 210 KB.
Dessa forma, 1 MB corresponde a:
(A) 220 bytes.
(B) 230 bytes.
(C) 240 bytes.
(D) 250 bytes.
QUESTÃO 3
Leia com atenção as sentenças a seguir e classifique-as em (V) verdadeira ou (F) falsa.

QUESTÃO 4
Usando as propriedades da potenciação, escreva os resultados na forma de uma única potência:

QUESTÃO 5
Resolva a expressão

QUESTÃO 6
Uma atividade sobre potência propunha a resolução de (22x 3)2.
Jean apresentou a seguinte solução:
(22x 3)2 = (22)2 x 32 = 24 x 32 =16 x 9 = 144
Você concorda com a solução apresentada por Jean? Use as propriedades de potência para justificar a sua resposta.
AUTORIA | CRISTIANE SOARES DE SOUZA |
FORMAÇÃO | MATEMÁTICA – LICENCIATURA |
COMPONENTE CURRICULAR | MATEMÁTICA |
HABILIDADE(S) | (EF09MA03-C) Efetuar cálculos com números reais, inclusive potências com expoentes fracionários, em situações diversas. |
DESCRITOR(ES) | 9N1.6 Calcular o resultado de potenciação ou radiciação envolvendo números reais. 9N2.1 Resolver problemas de adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação ou radiciação envolvendo números reais, inclusive notação cientîfica D25 – Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); D26 – Resolver problema com números racionais envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação) |
OBJETOS DE CONHECIMENTO | Potenciação; propriedades das potências; potência com exponente negativo e fracionário; operações com potências. |
REFERÊNCIA | BARBOSA, Ricardo Augusto Oliveira José. Ensino de Potências e Funções Exponenciais. Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Programa Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Três Lagoas/MS. 2016. Disponível na URL https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/3058/1/Ensino%20de%20pot%C3%A Ancias%20e%20fun%C3%A7%C3%B5es%20exponenciais.pdf BATISTA, J. de M. .; SANTIAGO, R. V. A utilização de uma sequência didática para o ensino de Potências e Raízes . Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. DOI: 10.34019/2594-4673.2023.v7.41012. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/41012. Acesso em: 24 set. 2025. ARAÚJO, Weslay Vieira de. et al. Potenciação e Radiciação: as contribuições dos jogos matemáticos no processo de ensino. Revista Foco, v.17, nº 12, p.01 – 23, 2024. Disponível em https://ojs.focopublicacoes.com.br/foco/article/download/7173/5165/17330, consultado em 01/10/25. SILVEIRA, Ênio. Matemática: compreensão e prática. 5ª edição, São Paulo. Editora Moderna, 2018. |