Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.
Possibilidades
Às vezes, coisas acontecem sem que possamos prever exatamente o que vai acontecer. Isso é chamado de evento aleatório. Pode ser algo simples, como jogar um dado ou pegar uma carta de baralho. O que acontece pode ser diferente a cada vez.
Mas, mesmo que os eventos sejam aleatórios, algumas coisas podem ser mais prováveis de acontecer do que outras. Por exemplo, quando você joga um dado, é mais provável que você consiga um número baixo, como 1 ou 2, do que um número alto, como 5 ou 6.
Podemos reconhecer essas chances olhando para as características dos resultados. Se você tem um dado com números de 1 a 6, há mais números pequenos do que grandes. Então, é mais provável obter um número pequeno.
Da mesma forma, se você tem uma caixa com bolas vermelhas e azuis, e há mais bolas vermelhas do que azuis, então é mais provável que você pegue uma bola vermelha.
Então, quando olhamos para os eventos cotidianos, como jogar um dado ou pegar bolas de uma caixa, podemos reconhecer quais resultados são mais prováveis sem precisar usar frações ou números complicados. Basta observar o que é mais comum ou o que há mais.
Isso nos ajuda a entender melhor o que pode acontecer em situações aleatórias e tomar decisões mais informadas.
Questão 1
Na escola em que Marta estuda, estão rifando uma bicicleta. A rifa tem 100 números e somente um será sorteado. Marta comprou 3 números dessa rifa, e Carlos, 4 números:
Quem tem mais chance de ser sorteado, Marta ou Carlos? Por quê? Descreva a chance que cada um deles tem
Questão 2
Raquel esqueceu a senha de sua conta bancária, que é composta de quatro dígitos. Ela lembra apenas que é formada pelos números 6, 7, 8 e 9, mas não lembra a ordem em que eles devem ser digitados.
Calcule quantas possibilidades Raquel tem de formar a senha bancária com esses quatro números
Questão 3
Se tratando de possibilidades, é mais provável
(A) encontrar uma concha na praia.
(B) ganhar na loteria.
(C) ver um unicórnio no parque.
(D) achar um diamante no quintal.
Questão 4
Das situações abaixo, identifique a que representa uma possibilidade
(A) 2 + 2 = 5.
(B) o Sol nascer no oeste.
(C) uma pedra flutuar na água.
(D) jogar uma moeda e obter cara.
Autoria: | Lucyana Oliveira Borba |
Formação: | Pedagogia |
Componente Curricular: | Matemática |
Habilidade: | (EF04MA26) Identificar, entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que têm maior chance de ocorrência, reconhecendo características de resultados mais prováveis, sem utilizar frações. |
Referências: | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.CADERNO APRENDER SEMPRE- 2º Bimestre 2022 – 4ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22.BURITI MAIS MATEMÁTICA, 4º ano, Editora Moderna, 2021. |