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Fonte: Acréscimo e desconto simples - Acervo NEC produzido no canva.com

MATEMÁTICA – PORCENTAGEM: ACRÉSCIMOS E DECRÉSCIMOS SIMPLES

Esta proposta de atividade de Matemática com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Porcentagem: acréscimos e decréscimos simples

A porcentagem aparece em muitas situações que influenciam nossas escolhas. Veja alguns exemplos:

Fonte: Porcentagem no cotidiano – Acervo NEC produzido no canva.com.

Em todas essas situações, a porcentagem está ajudando a comparar valores e entender o que e quanto mudou em relação ao que existia antes.

Mas o que é porcentagem?

Porcentagem é uma forma de representar partes de 100 em que algo foi dividido. 

Fonte: Porcentagem – partes de 100 – acervo NEC, produzido no canva.com.

O símbolo de porcentagem é % que se lê por cento.

Taxa de porcentagem

Dos 36 estudantes do 7º ano, 30 estavam presentes na aula de hoje. Qual é a porcentagem de estudantes presentes?

Acréscimo simples:

O acréscimo representa um aumento no valor original. 

Exemplo 1: No primeiro trimestre do ano, foram registrados 120 casos de gastroenterite. No segundo trimestre, houve um aumento de 35%. Quantos casos foram registrados no segundo trimestre? 

Exemplo 2: O pacote de 1kg de café que custava R$ 28,00, teve reajuste e passou a custar R$35,00. Qual foi o percentual de aumento?

Desconto simples

O desconto representa uma redução no valor original. Ou seja, este valor diminui.

Exemplo 3: Na loja Bom Preço, uma jaqueta que custava R$178,90 está com 20% de desconto. Qual será o novo preço da jaqueta?

Para entender melhor o que aumentos e descontos representam e como se aplicam à nossa realidade, assista à videoaula “Porcentagem: entre acréscimos e descontos”, da professora Cristiane Souza, do Canal Estúdio Conexão Escola.

Agora, aplique o que aprendeu na resolução das atividades a seguir.

QUESTÃO 1

A prefeitura de uma cidade tem um programa de descontos para incentivar a população a quitar as suas dívidas com o município. O programa oferece desconto de 75% no valor da multa. Com esse desconto, o cidadão com dívidas 

(A) pagará 25% do valor da multa.

(B) pagará 75% do valor da multa.

(C) pagará 100% do valor da multa.

(D) não pagará a multa.  

QUESTÃO 2

Jean está guardando dinheiro para comprar uma bicicleta que custa R$1.850,00. Ele já conseguiu guardar 45% do valor da bicicleta. 

A) Quantos reais Jean já conseguiu guardar?

B) Quantos reais ainda precisa para comprar a bicicleta?

QUESTÃO 3

Fernanda guardou R$3.500,00 em um banco. O dinheiro de Fernanda rendeu 0,8% esse mês. Em reais, ela ganhou

(A) R$8,00.

(B) R$18,00.

(C) R$28,00.

(D) R$38,00.

QUESTÃO 4

Um videogame está anunciado com desconto de 35%, por R$1.800,00. 

Fonte: Super promo Videogame – Acervo NEC produzido no canva.com.

Qual é o preço do videogame sem o desconto? 

QUESTÃO 5

Mércia comprou um vestido em um site, no cartão de crédito. Pagou R$125,00 pelo vestido. Este valor é 5,4% mais caro do que o preço à vista. Qual é o preço à vista desse vestido?

AUTORIA:Cristiane Soares de Souza
FORMAÇÃO:Matemática – Licenciatura
COMPONENTE CURRICULAR:Matemática
OBJETO(S) DE CONHECIMENTO / CONTEÚDO(S):Conceito de porcentagem; fração centesimal; forma decimal; cálculo de porcentagem (incluindo noção de regra de três simples); acréscimos e descontos.
HABILIDADE(S):(EF07MA02-B) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, no contexto de educação financeira, entre outros.
DESCRITOR(ES):D28 – Resolver problema que envolva porcentagem.
REFERÊNCIA:MELO, Pablo Henrique do Nascimento. et al. A construção do conceito de porcentagem nos anos iniciais. CONEDU – Congresso Nacional de Educação. Disponível em https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2024/TRABALHO_COMPLETO_
EV200_MD1_ID12366_TB4733_23102024224920.pdf, acessado em 05/11/25.

SILVA, Zeneide. PASSOS, Célia. Eu gosto m@is: Matemática. 5º ano. 5ª edição. São Paulo / IBEP.