Esta proposta de atividade de Matemática com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental – Anos Finais.
Porcentagem: acréscimos e decréscimos simples
A porcentagem aparece em muitas situações que influenciam nossas escolhas. Veja alguns exemplos:

Em todas essas situações, a porcentagem está ajudando a comparar valores e entender o que e quanto mudou em relação ao que existia antes.
Mas o que é porcentagem?
Porcentagem é uma forma de representar partes de 100 em que algo foi dividido.

O símbolo de porcentagem é % que se lê por cento.
Taxa de porcentagem
Dos 36 estudantes do 7º ano, 30 estavam presentes na aula de hoje. Qual é a porcentagem de estudantes presentes?

Acréscimo simples:
O acréscimo representa um aumento no valor original.
Exemplo 1: No primeiro trimestre do ano, foram registrados 120 casos de gastroenterite. No segundo trimestre, houve um aumento de 35%. Quantos casos foram registrados no segundo trimestre?

Exemplo 2: O pacote de 1kg de café que custava R$ 28,00, teve reajuste e passou a custar R$35,00. Qual foi o percentual de aumento?

Desconto simples
O desconto representa uma redução no valor original. Ou seja, este valor diminui.
Exemplo 3: Na loja Bom Preço, uma jaqueta que custava R$178,90 está com 20% de desconto. Qual será o novo preço da jaqueta?

Para entender melhor o que aumentos e descontos representam e como se aplicam à nossa realidade, assista à videoaula “Porcentagem: entre acréscimos e descontos”, da professora Cristiane Souza, do Canal Estúdio Conexão Escola.
Agora, aplique o que aprendeu na resolução das atividades a seguir.
QUESTÃO 1
A prefeitura de uma cidade tem um programa de descontos para incentivar a população a quitar as suas dívidas com o município. O programa oferece desconto de 75% no valor da multa. Com esse desconto, o cidadão com dívidas
(A) pagará 25% do valor da multa.
(B) pagará 75% do valor da multa.
(C) pagará 100% do valor da multa.
(D) não pagará a multa.
QUESTÃO 2
Jean está guardando dinheiro para comprar uma bicicleta que custa R$1.850,00. Ele já conseguiu guardar 45% do valor da bicicleta.
A) Quantos reais Jean já conseguiu guardar?
B) Quantos reais ainda precisa para comprar a bicicleta?
QUESTÃO 3
Fernanda guardou R$3.500,00 em um banco. O dinheiro de Fernanda rendeu 0,8% esse mês. Em reais, ela ganhou
(A) R$8,00.
(B) R$18,00.
(C) R$28,00.
(D) R$38,00.
QUESTÃO 4
Um videogame está anunciado com desconto de 35%, por R$1.800,00.

Qual é o preço do videogame sem o desconto?
QUESTÃO 5
Mércia comprou um vestido em um site, no cartão de crédito. Pagou R$125,00 pelo vestido. Este valor é 5,4% mais caro do que o preço à vista. Qual é o preço à vista desse vestido?
| AUTORIA: | Cristiane Soares de Souza |
| FORMAÇÃO: | Matemática – Licenciatura |
| COMPONENTE CURRICULAR: | Matemática |
| OBJETO(S) DE CONHECIMENTO / CONTEÚDO(S): | Conceito de porcentagem; fração centesimal; forma decimal; cálculo de porcentagem (incluindo noção de regra de três simples); acréscimos e descontos. |
| HABILIDADE(S): | (EF07MA02-B) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, no contexto de educação financeira, entre outros. |
| DESCRITOR(ES): | D28 – Resolver problema que envolva porcentagem. |
| REFERÊNCIA: | MELO, Pablo Henrique do Nascimento. et al. A construção do conceito de porcentagem nos anos iniciais. CONEDU – Congresso Nacional de Educação. Disponível em https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2024/TRABALHO_COMPLETO_ EV200_MD1_ID12366_TB4733_23102024224920.pdf, acessado em 05/11/25. SILVA, Zeneide. PASSOS, Célia. Eu gosto m@is: Matemática. 5º ano. 5ª edição. São Paulo / IBEP. |
