You are currently viewing MATEMÁTICA – PONTOS DE REFERÊNCIA: PERCEPÇÃO DO ESPAÇO

MATEMÁTICA – PONTOS DE REFERÊNCIA: PERCEPÇÃO DO ESPAÇO

ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


OLÁ CRIANÇA!!! VOCÊ SABIA QUE NÓS VIVEMOS EM UM MUNDO CHEIO DE LUGARES INCRÍVEIS?

PARA EXPLORAR E ENTENDER MELHOR ESSES LUGARES, É IMPORTANTE APRENDER SOBRE PONTOS DE REFERÊNCIA E PERCEPÇÃO DO ESPAÇO.

OS PONTOS DE REFERÊNCIA SÃO OBJETOS OU LUGARES QUE NOS AJUDAM A ENTENDER ONDE ESTAMOS E COMO NOS MOVEMOS.

ELES SÃO COMO PISTAS QUE NOS GUIAM EM NOSSA JORNADA.


VAMOS CANTAR?

CANAL: 8DSTROND https://youtu.be/csyDPq_WssE, ACESSO EM 23/06/2023 – REUTILIZAÇÃO PERMITIDA – https://www.youtube.com/t/creative_commons

VAMOS FAZER A ATIVIDADE?

QUESTÃO 1

VAMOS FAZER UM DESENHO DO PERCURSO QUE VOCÊ FAZ DE SUA CASA ATÉ A ESCOLA? E, DEPOIS, LISTE OS PONTOS DE REFERÊNCIA DESSE CAMINHO. 

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-1o-ano/


COMPONENTE CURRICULAR:MATEMÁTICA
HABILIDADES:(EF01MA12) DESCREVER A LOCALIZAÇÃO DE PESSOAS E DE OBJETOS NO ESPAÇO, SEGUNDO UM DADO PONTO DE REFERÊNCIA, COMPREENDENDO QUE, PARA A UTILIZAÇÃO DE TERMOS QUE SE REFEREM À POSIÇÃO (EM CIMA, EMBAIXO, PERTO, LONGE, À DIREITA, À ESQUERDA, AO LADO, EM FRENTE, ATRÁS, PRIMEIRO, ÚLTIMO) É NECESSÁRIO EXPLICITAR-SE O REFERENCIAL.
REFERÊNCIASGOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS.TOLEDO, M. Didática da Matemática: como dois e dois: a construção da Matemática. São Paulo: FTD, 1997
IMAGENS RETIRADAS DO SITE: CANVA