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Fonte: Acervo NEC - Produzido no Google Desenhos

MATEMÁTICA – PLANO CARTESIANO: LOCALIZAÇÃO E DESLOCAMENTO.

Esta proposta de atividade de Matemática, elaborada com base no DC/GO – Ampliado, é destinada aos estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.


Plano Cartesiano: localização

Localização

Quando queremos explicar onde alguma coisa está ou como chegar a um lugar, usamos a ideia de localização.

Localizar significa dizer a posição de algo ou alguém em um determinado espaço.

Fonte: Acervo NEC – produzido no canva.com

“A escola está à esquerda da padaria.”

O ponto de referência ajuda a entender onde algo está comparando com outro lugar conhecido. 

O que é plano cartesiano?

Na Matemática, uma forma mais precisa de localização é o plano cartesiano. 

O plano cartesiano é um sistema de coordenadas formado por dois eixos principais que são numerados: 

  • um horizontal (eixo x): mostra os movimentos para a direita ou para a esquerda;
  • outro vertical (eixo y): mostra os movimentos para cima ou para baixo. 

O ponto onde esses dois eixos se cruzam é chamado de origem, e tem as coordenadas (0, 0).

Fonte: Acervo NEC – produzido no Google Desenhos.

Outras linhas imaginárias horizontais e verticais dividem o plano cartesiano como uma malha quadriculada. A posição do ponto é o encontro da linha horizontal com a linha vertical. 

Como indicar a posição de um ponto no plano cartesiano?

Para indicar a posição, usamos um par de números chamado de par ordenado    (x, y), sempre nesta ordem. Esse par ordenado mostra quanto o ponto se moveu na horizontal e vertical em relação à origem.

  • O primeiro número (x) mostra o movimento horizontal, quantas unidades o ponto moveu para o lado (direita ou esquerda).
  • O segundo número (y) mostra o movimento vertical, quantas unidades o ponto subiu ou desceu.

Por exemplo:

  • A (2, 2);
  • B (4, 1);
  • C (1, 4).

Deslocamento no plano:

O ponto pode se mover no plano cartesiano tanto na horizontal (esquerda ou direita) quanto na vertical (subir ou descer). Quando o ponto se move, sua posição muda, e os números que indicam onde ele está (as coordenadas) também mudam. 

Por exemplo: 

O ponto B na imagem acima está em (4, 1). 

Se ele andar 2 unidades para esquerda (horizontal) e 2 para cima (vertical), sua nova posição será (2, 3).

Fonte: Acervo NEC – produzido no Google Desenhos.

Sua nova posição será (2, 3).  

Agora, resolva os exercícios a seguir.

QUESTÃO 1

Observe a imagem do quarto de Beto. 

Fonte: canva.com

Use o banco de palavras para completar as frases e assim localizar alguns objetos no quarto de Beto, de acordo com o ponto de referência em destaque. 

A) O violão está __________ do gaveteiro.

B) O skate está __________ da cama.

C) O gato está ___________ da bola

D) A mochila está ___________ da mesa.

QUESTÃO 2

Na imagem a seguir foi colocado um sistema de coordenadas. As colunas estão identificadas por letras e as linhas por números. 

Fonte: Acervo NEC – produzido em canva.com.

Agora, use esse sistema de coordenadas para localizar na imagem, os elementos citados abaixo. Escreva a posição deles usando um par ordenado formado por (letra, número).

A) Onde está o sol

B) Qual é a posição da bola de basquete

C) E a corda, onde está?

D) Qual é a localização da cesta de basquete

E) Qual é a localização da criança que está no colchonete?

QUESTÃO 3

A professora está organizando o mapa da sala de aula em uma planilha no computador. Ela observa onde cada aluno costuma sentar e escreve os nomes nas células da planilha.

A planilha é como uma tabela.

  • As colunas são marcadas com letras (A, B, C…).
  • As linhas são marcadas com números (1, 2, 3…).

A posição do aluno corresponde ao endereço da célula (letra da coluna e o número da linha) onde seu nome será escrito. Por exemplo:

  • A1 = Caio
  • B3 = Carlos
Fonte: Mapa de sala de aula – Acervo NEC – produzido no canva.com

Então, na célula C2 estará o nome de

(A) Léo.

(B) Júlia.

(C) Felipe.

(D) Ana. 

QUESTÃO 4

Andreia desenhou um plano cartesiano em uma malha quadriculada e marcou alguns pontos. Cada ponto tem um par de números, chamado de par ordenado (x, y).

  • O x mostra a posição do ponto na horizontal.
  • O y mostra a posição do ponto na vertical.
Fonte: Acervo NEC – produzido no Google Desenhos.

Agora responda:

A) usando par ordenado (x, y), qual é a posição do ponto A?

B) qual ponto ocupa a posição (1, 4)?

C) movendo o ponto B, 1 unidade para direita e 2 unidades para cima, qual é a sua nova posição?

D) qual ponto ocupa a posição (5,5)?

QUESTÃO 5

As afirmações abaixo se referem ao plano cartesiano. Leia cada uma delas com atenção e, depois, classifique-as em (V) verdadeira ou (F) falsa.

A) ( ) O ponto (0,0) é chamado de origem.

B) ( ) O eixo y é o eixo horizontal.

C) ( ) No plano cartesiano, usamos sempre a ordem (x, y).

D) ( ) No par ordenado (3,4), x = 3 e y = 4. 

QUESTÃO 6

Em um plano cartesiano está marcado o ponto A de coordenadas (4,2). Este ponto foi movido 2 unidades para a esquerda e 1 unidade para cima. As novas coordenadas do ponto A são

(A) (2, 4).

(B) (2, 3).

(C) (5, 2).

(D) (5, 4).

Autoria:Cristiane Soares de Souza
Formação:Matemática, licenciatura.
Componente Curricular:Matemática
Objetos de conhecimento:Noção de plano cartesiano com a malha quadriculada; localização de elementos no plano cartesiano; ideia de par ordenado; representação de ponto no plano cartesiano e deslocamentos no plano cartesiano.
Habilidade:(EF05MA14-B) Utilizar diferentes representações para a localização de objetos no plano, como mapas, células em planilhas eletrônicas e coordenadas geográficas, a fim de desenvolver as primeiras noções de coordenadas cartesianas.
Descritor:D1 – Identificar a localização / movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.
Referências:SOUZA, Joamir Roberto de. SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: Matemática, 5º ano, ensino fundamental, anos iniciais. 1ª edição / São Paulo. FTD 2021. 
SILVA, Zeneide. PASSOS, Célia. Eu gosto m@is: Matemática. 5º ano. 5ª edição. São Paulo / IBEP.
ARQUIERES, Darling Domingos. et al. Proposta de uma sequência didática com uso do “plano cartesiano manipulável”. Disponível na URL https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/download/1056/831, acessado em 10/04/25.