You are currently viewing MATEMÁTICA – PLANIFICAÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS
Fonte: Sólidos geométricos - produzido no canva.com

MATEMÁTICA – PLANIFICAÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS

Esta proposta de atividade de Matemática com base no DC/GO – Ampliado e é destinada aos estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Planificação de sólidos geométricos

Fonte: Embalagens – Acervo NEC produzido no canva.com

As embalagens fazem parte do nosso dia a dia: caixas de sapato, embalagens de alimentos e de medicamentos são apenas alguns exemplos de como utilizamos materiais para guardar produtos. Mas como elas são feitas?

Antes de serem dobradas e montadas, elas precisam ser desenhadas: esse desenho é a planificação da embalagem. 

Muitas das embalagens que encontramos por aí, têm a forma de sólidos geométricos. Esses sólidos são formas tridimensionais: têm largura, comprimento e altura, e podem ser planificados. Veja alguns exemplos de sólidos geométricos.

Fonte: Sólidos geométricos – Acervo NEC – produzido no canva.com

O que é uma planificação?

A planificação é como um molde de um sólido geométrico, desenhado em uma superfície plana. Ao dobrar nas linhas certas, esse molde se transforma no sólido novamente. 

Na planificação, conseguimos observar cada face do sólido, suas arestas e como os vértices se formam. 

E como planificar um sólido?

Ideal é que você analise bem o sólido antes de desenhar a sua planificação. Observe

  • quantas faces tem;
  • qual formato de cada uma das faces;
  • como essas faces se conectam umas às outras. 

Depois é só desenhar essas faces, uma ao lado da outra, seguindo a forma como elas se unem no sólido real.

Por exemplo, veja o caso de um cubo.

Fonte: Cubo – canva.com

Ele tem 6 faces, todas quadradas:

  • quatro dessas faces formam as laterais do cubo;
  • as outras duas fecham o sólido: uma na parte de cima e outra na parte de baixo. São chamadas de bases superior e inferior.

Para desenhar a planificação:

  1. Começamos com um quadrado no centro.
  2. A partir dele, desenhamos os demais quadrados, representando cada uma das faces do cubo.
Fonte: Planificação do cubo – canva.com

Veja alguns sólidos e suas planificações.

Fonte: Planificação de sólidos geométricos – Acervo NEC – produzido no canva.com

Curiosidade:
Algumas embalagens são projetadas para ocupar o menor espaço possível, facilitando o transporte e ajudando a preservar o meio ambiente.

Agora, acompanhe a videoaula da professora Cristiane Souza, “Planificação de sólidos geométricos”, do canal Estúdio Conexão Escola, e conheça algumas planificações de sólidos.

Resolva as atividades a seguir.

QUESTÃO 1

Observe atentamente os objetos e os sólidos apresentados a seguir

Objetos

Fonte: Objetos cotidianos – acervo NEC – produzido no canva.com

Sólidos

Fonte: Sólidos geométricos – acervo NEC – produzido no canva.com

Agora responda:

A) Relacione cada objeto com o sólido geométrico que ele mais se parece. 

Use a relação número letra (exemplo 4E).

B) Dê nome aos sólidos:

A: _______________________________

B: _______________________________

C: _______________________________

D: _______________________________

C) Escolha um dos sólidos e desenhe a sua planificação. 

Sólido escolhido: ____________________________

QUESTÃO 2

Observe a imagem a seguir: ela mostra duas caixas que possuem o formato de prismas. 

Fonte: Caixas – Acervo NEC – produzido no canva.com

Agora, responda:

A) Qual das duas caixas possui mais arestas?

B) Qual das duas caixas possui mais vértices?

C) Qual é o nome do prisma que cada uma dessas caixas representa?

QUESTÃO 3

Uma fábrica de brinquedos utiliza embalagens feitas de papelão, que são planificadas e depois montadas quando o funcionário coloca o brinquedo dentro da caixa.

Observando a planificação, perceba que ela possui 6 faces quadradas, todas do mesmo tamanho.

Fonte: Planificação do cubo – canva.com

O sólido geométrico que será formado é

(A) esfera.

(B) cilindro.

(C) cubo.

(D) pirâmide.

QUESTÃO 4

O prisma de base triangular é formado por 5 faces no total, sendo 2 bases na forma de triângulos e 3 faces laterais na forma de retângulos. 

Fonte: Prisma triangular – canva.com

Desenhe uma planificação possível para este prisma.

QUESTÃO 5

Durante uma atividade na escola, Jordana, Mariana e Marlon recortaram a planificação de um sólido geométrico que possui 6 faces, todas no formato de retângulos.

As planificações feitas por eles não ficaram exatamente iguais, mas, ao serem montadas, formam o mesmo sólido geométrico.

Fonte: Planificações do paralelepípedo – Acervo NEC – produzido no canva.com

Esse sólido é

(A) uma pirâmide.

(B) um cilindro.

(C) um paralelepípedo.

(D) um prisma triangular.

QUESTÃO 6

Observe atentamente as planificações a seguir.

Fonte: Planificações de sólidos – canva.com

Em seguida, leia as afirmações com atenção e classifique cada uma como (V) verdadeira ou (F) falsa:

A) ( ) As planificações 1 e 2 representam corpos redondos.
B) ( ) A planificação 2 corresponde a uma pirâmide de base quadrada.
C) ( ) As planificações 3 e 4 são pirâmides.
D) ( ) As planificações, na ordem apresentada, são: cone, cilindro, prisma hexagonal e pirâmide triangular.

AutoriaCristiane Soares de Souza
FormaçãoLicenciatura em Matemática
Componente curricularMatemática
Habilidades(EF05MA16-C) Reconhecer faces, vértices e arestas nas figuras espaciais, planificadas ou não.
(EF05MA16-D) Associar figuras espaciais a suas planificações, prismas, pirâmides, cilindros e cones, bem como analisar, nomear e comparar seus atributos, em um contexto significativo, com estímulos visuais.
DescritorD2: Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações.
Objetos de conhecimentoPlanificação de sólidos geométricos, reconhecimento de elementos dos sólidos (arestas, vértices, faces), reconhecimento de formas geométricas poligonais.
ReferencialSOUZA, Joamir Roberto de. SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: Matemática, 5º ano, ensino fundamental, anos iniciais. 1ª edição / São Paulo. FTD 2021. 
SILVA, Zeneide. PASSOS, Célia. Eu gosto m@is: Matemática. 5º ano. 5ª edição. São Paulo / IBEP.

ARQUIERES, Darling Domingos. et al. Proposta de uma sequência didática com uso do “plano cartesiano manipulável”. Disponível na URL https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/download/1056/831, acessado em 10/04/25.