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Matemática – Pirâmides

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.


Pirâmides e suas características

As pirâmides são figuras tridimensionais que combinam elementos de figuras bidimensionais (a base) com linhas e vértices que se estendem até o topo.

Uma pirâmide tem uma base que pode ser retangular, quadrada ou outra figura plana e faces triangulares conectando a base ao vértice superior. Cada face é um triângulo.

Planificar é como desdobrar uma forma tridimensional em uma superfície plana. Imagine que estamos desmontando uma caixa para ver como ela se parece quando aberta. Essa é a planificação!

Imagem criada do Canva

Vamos aprender os nomes das partes de uma pirâmide, como a base, as faces laterais e o vértice. Cada parte desempenha um papel especial na forma da pirâmide.

Arquivo profª Lucyana

Nesta aula descobrimos como as formas tridimensionais podem ser desdobradas em representações plana

Assista a videoaula abaixo:

Canal Portal Conexão Escola “Aprender Sempre – Matemática – 4º Ano – 2ºBimestre – Vídeoaula3 – Multiplicação e Características Das Pirâmides. Disponível em <https://youtu.be/PEeI5dqbxgc>

Questão 01

O processo de planificação é útil para entender a forma tridimensional da pirâmide, pois


(A) A planificação transforma a pirâmide em uma linha reta.
(B) A planificação mostra como a pirâmide se parece desdobrada.
(C) A planificação duplica o número de vértices.
(D) A planificação destaca apenas as faces laterais.

Questão 02

As faces de uma pirâmide convergem para um ponto no topo são chamadas de


(A) Vértices.
(B) Bases.
(C) Arestas.
(D) Faces laterais.

Questão 03

Descreva as principais características de uma pirâmide, destacando a importância da base, das faces laterais e do vértice. Explique como esses elementos se relacionam para formar a estrutura da pirâmide.

Questão 04

Suponha que você tenha uma pirâmide com uma base retangular. Descreva passo a passo como você poderia criar uma representação plana dessa pirâmide, enfatizando a relação entre a base e as faces laterais. Para facilitar a visualização, você pode desenhar a pirâmide e sua planificação.


Autoria:Lucyana Oliveira Borba
Formação:Pedagogia
Componente Curricular:Matemática
Habilidade:(EF04MA17-C) Associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais, em um contexto significativo, com estímulos visuais.
Referências:BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CADERNO APRENDER SEMPRE- 2º Bimestre 2022- 4ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação.
Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 26, jan. 22.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Ministério da Educação. Disponível em: <https://cutt.ly/hOsCu2n> acessado em 26, jan. 22.