You are currently viewing Matemática- Pesquisa estatística

Matemática- Pesquisa estatística

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

A palavra estatística, tem origem no latim: status, que significa Estado. Dentro da estatística chamamos de população o conjunto de unidades ou objetos individuais. Amostra é um subconjunto da população e censo é o estudo estatístico realizado com toda uma população.

Assista a videoaula da professora Priscilla com essa temática.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Disponível em: < Apresentação Dados O Negócio – Gráfico vetorial grátis no Pixabay > Acesso em 31 de agosto de 2022.

Questão 1

Mariana deseja fazer uma pesquisa estatística com os seus colegas de classe e selecionou algumas possíveis variáveis: altura, matéria preferida, cor dos cabelos, tipo de condução para chegar na escola, quantidade de cadernos e números de livros que já leu. Faça uma tabela separando as variáveis qualitativas das variáveis quantitativas.

Questão 2

Vamos fazer uma pesquisa estatística? Siga os seguintes passos para fazer sua pesquisa:

  1. Defina um tema para seu trabalho.
  2. Crie de uma a três perguntas objetivas sobre o tema.
  3. Aplique a pesquisa fazendo as perguntas que você criou para no mínimo 20 pessoas e anotando os resultados.
  4. Organize os resultados na forma de tabela.
  5. Faça um gráfico de barras apresentando os resultados da sua pesquisa.

Questão 3

Alice obteve as seguintes notas na disciplina de matemática:

1° bimestre2° bimestre3° bimestre
7,68,49,0
  1. Qual deverá ser sua nota no 4º bimestre de modo a ter uma média final igual a 8,5?
  2. Se na escola de Alice o primeiro bimestre tivesse peso 3 e o segundo bimestre tivesse peso 2 qual seria a média ponderada das notas desses bimestres?

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-matematica-9o-ano/

Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF08MA27-A) Planejar e executar pesquisa amostral, selecionando uma técnica de amostragem adequada.
(EF08MA27-B) Escrever relatório que contenha os gráficos apropriados para representar os conjuntos de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central, a amplitude e as conclusões.
(EF09MA22-A) Escolher e construir o gráfico mais adequado, colunas, setores, linhas, com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados.
(EF09MA22-B) Determinar e analisar as medidas de tendência central, média, mediana e moda, obtidas por meio de dados de pesquisa expressos nos gráficos de colunas, setores e linhas.
(EF09MA23) Planejar e executar pesquisa amostral envolvendo tema da realidade social e comunicar os resultados por meio de relatório contendo avaliação de medidas de tendência central e da amplitude, tabelas e gráficos adequados, construídos com o apoio de planilhas eletrônicas.