You are currently viewing Matemática – Pesquisa categórica e numérica

Matemática – Pesquisa categórica e numérica

Esta proposta de atividade de matemática é destinada aos estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.


Figura 1 – Elaborada no Canva (2025).

Pesquisa categórica e numérica

Hoje vamos embarcar em uma aventura muito divertida: seremos pequenos cientistas em busca de descobertas importantes! Nosso desafio é investigar situações ao nosso redor, como nossos sabores de sorvete favoritos, quantos brinquedos temos em casa ou quantos livros lemos por mês. Para isso, vamos aprender a pesquisar usando variáveis, que nada mais são do que informações que podemos contar ou classificar.

Existem dois tipos de variáveis que vamos explorar: categóricas e numéricas. As variáveis categóricas são aquelas que nos ajudam a agrupar elementos em categorias, como cores, animais ou sabores. Já as variáveis numéricas são aquelas que podemos contar ou medir, como a altura de uma planta, a quantidade de lápis que temos ou quantos passos damos em um dia.

Depois de coletar nossas informações, precisamos organizar tudo de um jeito que fique fácil de entender. Para isso, usamos tabelas e gráficos de colunas. As tabelas mostram de forma clara todas as respostas que encontramos. Já os gráficos de colunas transformam números e categorias em barras coloridas, que ficam bem mais fáceis de comparar.

E sabe o mais legal? Podemos fazer isso com ou sem tecnologia. Às vezes usamos lápis, papel e régua; outras vezes, usamos computadores e tablets para criar gráficos digitais. O importante é observar, registrar, organizar e interpretar os dados com cuidado, para que possamos descobrir padrões e tomar decisões inteligentes.

Então, vamos começar nossa missão: coletar dados, organizar em tabelas, desenhar gráficos e contar para todo mundo o que descobrimos. Quem sabe você não encontra algo que nem imaginava? Ser cientista é divertido, criativo e faz a gente enxergar o mundo com outros olhos!

ASSISTA A VIDEOAULA SOBRE ESSE CONTEÚDO:

Matemática – Pesquisa categórica e numérica – 4º ano – Anos Iniciais – Canais: Estúdio Conexão Escola/Portal Conexão Escola – Secretaria Municipal de Educação – Goiânia/GO – Disponível em: <https://youtu.be/l7C41WifFdc>. Acesso em: 02, out. 2025.

RESPONDA ÀS QUESTÕES:

QUESTÃO 1

Variável categórica é um/uma

(A) valor que podemos medir ou contar.

(B) informação que podemos separar em grupos.

(C) recurso que usamos para fazer gráficos.

(D) elemento que organiza os dados coletados.

QUESTÃO 2

Usamos gráficos de colunas para

(A) brincar com lápis de cor durante a atividade.

(B) organizar e comparar informações de forma visual.

(C) guardar os dados em um caderno secreto.

(D) desenhar figuras geométricas planas.

QUESTÃO 3

Anote os tipos de frutas que seus colegas mais gostam.

QUESTÃO 4

Com os dados obtidos da pesquisa feita na questão anterior, monte uma tabela.

QUESTÃO 5

Crie um gráfico de colunas mostrando os dados da tabela de frutas. Não se esqueça de redigir o título e a legenda.

QUESTÃO 6

A turma fez uma pesquisa para descobrir quais animais de estimação os alunos têm. A tabela mostra os resultados:

a. Quantos alunos têm gato como animal de estimação? ____________

    b. Qual animal é o mais comum na turma? _______________________

    c. Quantos alunos têm cachorro ou pássaro juntos? ________________

      QUESTÃO 7

      O gráfico mostra quantos alunos da turma gostam de cada tipo de lanche na merenda escolar:

      a. Qual lanche foi o preferido da turma? ____________________________

        b. Quantos alunos gostam de Fruta e Suco juntos? ___________________

        c. Qual lanche teve menos votos? ________________________________


        Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges
        Formação:Graduanda em Nutrição.  

        Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

        Pós-graduada em:
        – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
        – Docência Universitária;
        – Psicopedagogia Institucional e Clínica;
        – Neuropedagogia Aplicada à Educação.
        Componente Curricular:Matemática
        Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Diferenciação entre variáveis categóricas e variáveis numéricas;
        Coleta, classificação e representação de dados de pesquisa realizada;
        Tabelas Gráficos de colunas simples ou agrupadas.
        Descritor(es) SAEB:
        Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:  
        (EF04MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais.
        Referências:BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Matriz de Referência de Matemática. Brasília: INEP, [s.d.]. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/menu_do_professor/o_que_cai_nas_provas/Matriz_de_Referencia_de_Matematica.pdf. Acesso em: 30, set. 2025.  

        CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: Acesso em: 30, set. 2025.  

        GIOVANNI JÚNIOR, José Ruy. A conquista: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.  

        GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.  

        GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 4º bimestre – 4º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno.  

        PASSOS, Célia; SILVA, Zeneide. Eu gosto mais: matemática: 4º ano: ensino fundamental. 5. ed. São Paulo: IBEP, 2022.